USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- BTC: USD --

Idosos: Estado fortalece políticas públicas em Francisco Beltrão

Nesta terça-feira (23), o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), organizou o Encontro Regional – Municípios que Cuidam em Francisco Beltrão. O evento reuniu gestores e representantes de várias cidades do Sudoeste para discutir e aprimorar as políticas públicas destinadas à população idosa.

Objetivos do Encontro

O encontro foi voltado para municípios que estão aderindo ao Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa (Papi), em fase de certificação, ou que buscam compreender e integrar a política estadual focada nesta faixa etária. A programação incluiu orientações técnicas, compartilhamento de boas práticas e debates sobre os desafios enfrentados pela crescente população idosa.

Iniciativas Estaduais

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris, enfatizou a relevância da colaboração entre Estado e municípios. “Estamos investindo em políticas públicas que assegurem qualidade de vida e participação social para as pessoas idosas. O Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa é fundamental para promover ambientes mais inclusivos e acessíveis”, disse.

Compromissos e Práticas de Sucesso

Durante a manhã, foram assinados termos de adesão e compromisso, além de um painel sobre os pilares do programa e os passos necessários para a certificação. Um representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mediou a discussão, que também apresentou experiências exitosas de municipais da região.

Francisco Beltrão em Destaque

O prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, ressaltou o trabalho do município em benefício da população idosa, destacando a importância de ser reconhecido como uma “cidade amiga da pessoa idosa”. “Isso reflete nosso empenho em promover qualidade de vida e proteção para os idosos”, afirmou.

Campanhas de Conscientização

O encontro ocorre no contexto de fortalecimento das políticas estaduais e da consolidação do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, que visa aumentar a capacidade técnica dos municípios e incentivar ações integradas para garantir um envelhecimento ativo e saudável.

Francisco Beltrão foi escolhida como sede por suas iniciativas em políticas públicas voltadas ao cuidado da população idosa, incluindo a campanha Junho Violeta, que enfrenta a violência contra essa faixa etária, um dos principais desafios na proteção social do Estado.

Visitas Técnicas

No período da tarde, a primeira-dama de Francisco Beltrão, Rose Pedron, liderou visitas a espaços públicos e iniciativas locais voltadas para a população idosa. Essas visitas permitiram aos participantes observar na prática como os programas estão sendo implementados.

Participação dos Municípios

Além de Francisco Beltrão, o evento contou com representantes de diversos municípios, incluindo Marmeleiro, Pato Branco, e Coronel Vivida, entre outros, fortalecendo a troca de experiências e o compromisso com as políticas de cuidado aos idosos na região.

Publicações recomendadas

Leia também