Segunda fase da vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (22/4) começa a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe destinada aos doentes crônicos. Assim como na primeira fase, a vacinação dos doentes crônicos será feita de forma escalonada em Curitiba. Serão imunizados neste primeiro momento, de quarta (22/4) a sexta-feira (24/4), apenas pessoas com diabetes, doença renal crônica, transplantados e imunossuprimidos.

A vacinação acontecerá em 21 pontos externos (lista abaixo). Para ter direito a receber a vacina, é preciso levar um documento de identificação, receita de medicação para o tratamento da doença ou declaração do médico assistente ou mensagem do aplicativo Saúde Já Curitiba – o app enviará mensagem para todos os pacientes deste grupo que já fazem acompanhamento nas unidades de saúde de Curitiba e a mensagem valerá como comprovação. 

De acordo com a superintendente de Gestão em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Flávia Quadros, as datas de vacinação para os demais doentes crônicos, assim como para os caminhoneiros, serão divulgadas na sequência. 

“Na medida em que vamos recebendo as doses do Ministério da Saúde, estamos escalonando e organizando a vacinação contra gripe para evitar aglomerações e para que possamos imunizar todos que fazem parte dos grupos vulneráveis”, afirma Flávia. 

Motoristas e cobradores de ônibus

Motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba também serão contemplados nesta primeira fase de vacinação da segunda etapa. Basta comparecer em um dos 21 pontos externos de vacinação e levar carteira de trabalho, contracheque e documento de identidade ou crachá funcional. 

Profissionais das Forças de Segurança 

Para os profissionais das Forças de Segurança – como policiais, bombeiros e guardas municipais – a vacinação será organizada diretamente pela Central de Vacinas e Distritos Sanitários e ocorrerá diretamente nos locais de trabalho definidos pelas Corporações. 

Primeira fase 

A primeira fase da campanha contra a gripe terminou no dia 17/4. Foram computadas, até o momento, a vacinação de 182.899 idosos com 60 anos ou mais, o que equivale a uma cobertura de 91,04% do público-alvo, alcançando a meta da campanha. 

Entre os profissionais de saúde, foram registradas até o momento 42.152 vacinas realizadas, o que equivale a 81,52% do público-alvo. Doses realizadas em alguns locais de trabalho e em clínicas particulares ainda serão incluídas posteriormente no levantamento.

Idosos e profissionais de saúde que ainda não tenham se vacinado podem buscar a imunização nesta segunda fase da campanha.  

Os 21 pontos externos de vacinação contra a gripe 

Regional BOA VISTA
Paróquia São Marcos – Rua Roberto Gava, 310 – Pilarzinho
Paroquia Santo Antonio – Av. Paraná, 1939

Regional BAIRRO NOVO              
Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo (Ginásio Bairro Novo). Rua Ourizona 1681 – Sítio Cercado.
Paróquia São Pedro do Umbará – Rua Nicola Pellanda 5000 – Umbará

Regional BOQUEIRÃO
Rua da Cidadania do Carmo – quadra esportiva Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430 – Boqueirão
Centro da Juventude Eucaliptos – Rua Pastor Antônio Pólito, 2200 – Alto Boqueirão

Regional CAJURU
Rua da Cidadania Cajuru – Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150 – Cajuru
Parque Peladeiro – Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510 – Cajuru

Regional CIC
Clube da Gente CIC – Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, S/N
Paróquia São João Batista – Rua Luiz Tramontin, 2570
Escola Municipal Otto Bacarense – Rua Des. Cid Campêlo, 4251

Regional SANTA FELICIDADE
Rua da Cidadania de Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Paróquia São José Trabalhador – Rua Major Heitor Guimarães, 1526 – Campina do Siqueira

Regional MATRIZ
Praça Oswaldo Cruz – Praça Oswaldo Cruz, S/n – Centro
Colégio Esperança – Rua Aquelino Orestes Baglioli, 155

Regional PINHEIRINHO
Rua da Cidadania Pinheirinho – Av. Winston Churchill, 2033 – Capão Raso
Paróquia Santuário São José do Capão Raso – Rua Albino Vico, 32 – Capão Raso

Regional PORTÃO
Rua da Cidadania Fazendinha – quadra esportiva – Rua Carlos Klemtz, 1700
Centro de Referência em Esporte e Atividade Física – Rua Augusto de Mari, 2150 – Guaíra

Regional TATUQUARA
Rua da Cidadania Tatuquara – Rua Olivardo Konorski Bueno, 100
Clube da Gente Tatuquara – Rua Evelázio Augusto Bley, 151

Regionais distribuem mudas gratuitas a partir de segunda (24/1)

Que tal começar o ano deixando Curitiba mais verde e resiliente às mudanças climáticas? A partir da próxima segunda-feira (24/1), as dez regionais da cidade começam a ser abastecidas por mudas de árvores nativas que podem ser retiradas gratuitamente pela população. (Veja o cronograma e os endereços abaixo). 

O trabalho faz parte do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, que agora é anual. Cada regional terá 500 mudas para distribuição. Será necessário, apenas, o preenchimento de um cadastro simples, com o local e as características do plantio para que seja fornecida a muda mais adequada. 

Poderão ser plantadas espécies como os ipês amarelo, roxo e roxo anão, uvaia, pitanga, araçá vermelho, palmeira imperial, entre outras. O engenheiro ambiental responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro, lembra que em áreas privadas não há restrição de plantio, mas em via pública, além de autorização, é preciso seguir algumas regras.

“Isso porque a cidade tem normas de urbanização, fiação elétrica e outras características que precisam ser levadas em consideração, como a largura das calçadas, por exemplo”, esclarece.

Antes de acabe

Salgueiro reforça que a procura pelas mudas nas regionais é sempre grande e os estoques acabam rápido. Mas quem ficar sem, pode solicitar via Central 156 e retirar no Horto da Barreirinha (Av. Anita Garibaldi, 5550). “O critério é o mesmo, o cidadão faz um rápido cadastro e ajuda a cidade”, explica.

Além da beleza, as árvores garantem equilíbrio térmico e abrigo para a fauna silvestre.  

Onde buscar a sua muda?

A partir de segunda-feira (24/1)
Manhã – REGIONAL BAIRRO NOVO – Rua Tijucas do Sul, 1.700
Tarde – REGIONAL PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1.700 

A partir de terça-feira (25/1)
Manhã – REGIONAL PINHEIRINHO – Avenida Winston Churchill, 2.033
Tarde – REGIONAL TATUQUARA – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n 

A partir de quarta-feira (26/1)
Manhã – REGIONAL MATRIZ – Praça Rui Barbosa, 101 
Tarde – REGIONAL SANTA FELICIDADE – Rua Santa Bertilla Boscardin, 213 

A partir de quinta-feira (27/1)
Manhã – REGIONAL CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 
Tarde – REGIONAL BOQUEIRÃO – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430

A partir de sexta-feira (28/1)
Manhã – REGIONAL BOA VISTA – Avenida Paraná, 3.600 
Tarde – REGIONAL CAJURU – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150

Fim de semana será com festivais esportivos e recreação em seis parques da cidade

O segundo fim de semana do Verão Curitiba 2022 vai agitar os seis parques da cidade que recebem as atividades recreativas e esportivas preparadas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). No sábado (22/1) e domingo (23/1), os curitibinhas e suas famílias vão poder aproveitar as brincadeiras gratuitas das 14h às 18h nos parques Barigui, Bacacheri, Lago Azul, Náutico, Passaúna e Passeio Público. 

Todas as atividades seguem os cuidados e protocolos sanitários contra a covid-19. Em caso de chuvas, as atividades são suspensas. 

O Verão Curitiba 2022 tem o patrocínio da RIC TV e apoio da Megamania, MRV, Hospital de Olhos do Paraná e Jovem Pan Curitiba. Confira aqui os locais onde são feitas as atividades do Verão Curitiba 2022.

Profissionais de Educação Física da Smelj estarão nos locais para orientar os participantes e reforçar a importância dos cuidados sanitários durante a prática das atividades. Entre as atrações recreativas para as famílias estarão disponíveis orientações para a prática segura de atividade física, aulões de ginástica, jogos de tabuleiro gigantes e brincadeiras.

Festivais esportivos

Neste fim de semana os festivais esportivos da Smelj terão Caçador, Queimada e Badminton no Parque Barigui; Futebol de Areia no Parque Bacacheri; Atletismo – Arremesso no Passeio Público; Minivoleibol e Skate no Parque Náutico; Caçador – Queimada no Parque Lago Azul; e Bets e Tênis de Mesa no Parque Passaúna.

O fim de semana do Verão Curitiba 2022 vai agitar os seis parques da cidade que recebem as atividades recreativas e esportivas preparadas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Foto: Fabio Decolin/Smelj

Atividades sistemáticas em todos os parques (todo fim de semana, das 14h às 18h):

Aulões de Ginástica
Pintura no papel kraft
Circuito infantil de bicicleta
Atividades esportivas
Jogos lúdicos de tabuleiro
Xadrez gigante, ping-pong e perna de pau
Brinquedos inclusivos

Cuidados

Caso algum integrante da família apresente sintomas respiratórios leves, a orientação é que não vá participar das ações do Verão Curitiba. A pessoa deve se isolar e procurar o suporte dos serviços de Saúde da Prefeitura, prioritariamente pela Central 3350-9000.

Aqui você pode conferir todas as orientações e cuidados em caso de suspeitas de covid-19 ou gripe.