A obra prevê a implantação de novas vias marginais na BR-369, o rebaixamento da pista central e a construção de duas passagens superiores conectando a Rua da Esperança acima da rodovia, no km 161.
Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) homologou a licitação para a construção do novo Viaduto da Esperança, um projeto que tem como objetivo melhorar a mobilidade e a segurança em Cambé e na região Norte do Paraná.
Conquista para a Região
O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que tem se empenhado pela implementação da obra, comemorou a homologação. Ele destacou que o viaduto é uma necessidade antiga da população e um passo significativo para a redução de acidentes e a melhoria do tráfego local.
Detalhes do Investimento
O investimento total para a obra será de R$ 25,7 milhões. O próximo passo será a assinatura do contrato com o Consórcio Viaduto da Esperança, formado pelas empresas Contersolo Construtora de Obras Ltda., Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda. e DSEng Engenharia Consultiva Ltda.
Especificações da Obra
A construção prevê a implantação de novas vias marginais na BR-369, o rebaixamento da pista central e a construção de duas passagens superiores que conectarão a Rua da Esperança acima da rodovia, no km 161. Ao todo, a extensão será de aproximadamente 1,26 quilômetro, considerando a pista rebaixada e os marginais.
Também estão planejados serviços de drenagem, construção de muros de contenção com estacas atirantadas, além de sinalização horizontal e vertical, e dispositivos de segurança viária.
Cronograma da Obra
Segundo o edital, haverá um período de quatro meses para a elaboração dos projetos básico e executivo, seguido por 12 meses de execução da obra, através de contratação integrada.
Compromisso do Deputado
O deputado Cobra Repórter afirmou que continuará monitorando todo o processo. “Estaremos vigilantes para garantir que a obra se concretize com qualidade, promovendo segurança, desenvolvimento e qualidade de vida para a população. Agradeço ao governador Ratinho Junior e ao secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, que têm se empenhado para que esse projeto se torne realidade”, afirmou.
A licitação foi baseada em um anteprojeto de engenharia doado pela Prefeitura de Cambé, e sua execução ficará a cargo do DER/PR, vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná.
