Em celebração ao Dia Nacional dos Animais, técnico do Instituto Água e Terra (IAT) na regional de Pato Branco, Sudoeste do Paraná, reintroduziram à natureza uma capivara resgatada. O evento ocorreu no último sábado (14), destacando a relevância da preservação da fauna silvestre na região.
Reabilitação Após Acidente
O animal, um macho jovem com cerca de 40 quilos, foi vítima de atropelamento e passou seis dias em tratamento no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS), da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Guarapuava. A capivara foi resgatada por voluntários e bombeiros de Pato Branco na segunda-feira (9), apresentando escoriações e um corte na mandíbula.
Após uma avaliação veterinária, o animal recebeu cuidados específicos no CETRAS e, na semana passada, foi considerado apto para retornar ao seu habitat natural.
Sobre as Capivaras
A Hydrochoerus hydrochaeris é um herbívoro que se alimenta de capim, grama e vegetação aquática. O período de gestação dura cerca de cinco meses, resultando na média de cinco filhotes. Esse tipo de animal habita locais como manguezais, savanas, lagos, rios e pântanos, preferindo áreas próximas a corpos de água permanentes.
A água é fundamental para sua sobrevivência, oferecendo proteção contra predadores e servindo como local para reprodução. As capivaras possuem pequenas membranas entre os dedos, que facilitam a natação.
Como Ajudar a Fauna
Caso você aviste um animal silvestre ferido ou tenha informações sobre atividades ilegais contra a fauna, é importante entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra (IAT). Para denúncias, também é possível ligar para o Disque Denúncia 181. Forneça informações detalhadas sobre a localização e as circunstâncias do ocorrido, para facilitar a ação das equipes de atendimento.
