Ecobarreira é instalada em Matinhos para conter poluição no litoral
Na manhã dessa terça-feira (16), moradores e turistas que transitavam pela Avenida Paraná, em Matinhos, curiosos, pararam para observar a instalação de uma nova estrutura metálica nas margens do canal de escoamento de águas pluviais, a 150 metros da praia de Caiobá. A obra foi realizada por dois trabalhadores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Objetivo da ecobarreira
A estrutura, conhecida como ecobarreira, tem como objetivo conter o lixo flutuante nos rios que se conectam ao canal, contribuindo para a melhoria da qualidade das águas que são destinadas ao mar. A instalação foi projetada e construída por Alexsandro da Silva e Plínio da Silva Garcia, funcionários da Sanepar em Campo Mourão.
Esta é a segunda ecobarreira desenvolvida pela equipe, que busca não apenas a preservação ambiental, mas também a conscientização dos frequentadores das praias. A primeira foi instalada no Rio do Campo, um importante manancial de abastecimento, e inspirada em uma barreira já existente no Rio Atuba, que conseguiu reter cerca de 20 toneladas de resíduos.
Novo desafio no litoral
O sucesso da primeira instalação levou a direção da Sanepar a convidar os engenheiros para um novo projeto: uma ecobarreira em um ponto estratégico do litoral. Essa iniciativa visa demonstrar o volume de lixo que é produtos descartados inadequadamente e que podem causar obstruções e enchentes.
“O objetivo é conscientizar para que não seja necessária a instalação de barreiras em cada rio”, comentou Plínio da Silva Garcia, enfatizando os benefícios para a natureza e para a população local.
Detalhes da instalação
Na última semana, a dupla finalizou a construção da nova ecobarreira, que pesa cerca de meia tonelada e apresenta 6,8 metros de extensão. A estrutura foi fixada com cabos de aço nas laterais do canal e agora entra em fase de testes.
Segundo Silva, a instalação considerou as variações de direção da água, que se desloca do continente para o mar e também sofre refluxo conforme as marés. “Ancoramos a barreira para suportar ambos os sentidos”, explicou, destacando seu papel de idealizador do projeto, enquanto Garcia se encarregou da construção, utilizando sua experiência como soldador.
Nos dias seguintes, a equipe irá monitorar o funcionamento da barreira para realizar ajustes necessários e definir a frequência de coleta do entulho acumulado.
Materiais sustentáveis utilizados
A ecobarreira foi confeccionada com metal inoxidável, evitando corrosão, e balões plásticos reciclados de obras da Sanepar. A estrutura percorreu 569 quilômetros de Campo Mourão a Matinhos, atraindo a atenção de muitos que passavam pelo local.
Valdemar Fenerich, aposentado da Sanepar, expressou sua satisfação ao observar a instalação: “É uma boa iniciativa para conter a poluição que vem canal acima”, comentou enquanto passeava com sua neta.
Apoio institucional
Wilson Bley, diretor-presidente da Sanepar, ressaltou a importância da ação, que reflete o compromisso da companhia em preservar os recursos hídricos. Ele também agradeceu à Prefeitura de Matinhos pela autorização para a instalação da barreira, destacando o caráter cidadão e ambiental da iniciativa.
