CPMI do INSS Ouve Contador sobre Suspeitas de Fraude
26/11/2025 – 18:09
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Reunião da CPMI do INSS
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS convocou o contador Mauro Palombo Concílio para uma audiência que ocorre nesta quinta-feira (27), às 9h. Concílio é responsável pela contabilidade de várias empresas que, conforme apurações da CPMI, receberam milhões de reais em repasses da Amar Brasil, entidade sob suspeita de envolvimento em fraudes contra aposentados e pensionistas.
Suspeitas de Fraude e Descontos Indevidos
A Amar Brasil tinha um convênio com o INSS que permitia descontos de 2,5%, mediante autorização dos segurados. No entanto, investigações da Polícia Federal apontam que muitos desses descontos ocorreram sem o consentimento dos aposentados e pensionistas. Um dado que chamou a atenção dos parlamentares é que as empresas em questão foram criadas em dezembro de 2022, um mês após a formalização do acordo de cooperação técnica entre a Amar Brasil e o INSS.
Requerimentos em Análise
Durante a reunião, a CPMI também poderá deliberar sobre 479 requerimentos que solicitam convocações, informações e documentos de diversas instituições públicas. As solicitações envolvem órgãos como a Receita Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).
Um dos requerimentos destacados é o REQ 1492/2025, apresentado pelo senador Jorge Seif (PL-SC). Este requerimento pede à Polícia Federal a lista de senadores e deputados federais envolvidos na Operação Sem Desconto, que investiga fraudes relacionadas a descontos indevidos em benefícios previdenciários.
Detalhes da Reunião
A audiência será realizada na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado Federal.
Da Redação – RS
Com informações da Agência Senado
