Corpo de Bombeiros do Paraná Realiza 2ª Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate em Cianorte
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) está promovendo a 2ª Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate, que acontece em Cianorte, no noroeste do estado. O evento, que se estenderá até esta sexta-feira (21), é organizado pela 4ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (4ª CIBM), com apoio do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST). O objetivo é certificar esses animais para atuação em ocorrências complexas, como o recente tornado em Rio Bonito do Iguaçu, onde os cães desempenharam um papel crucial na busca de vítimas.
Processo de Certificação
O evento reúne 10 binômios, diretrizes que representam a dupla composta pelo bombeiro militar e o cão, oriundos do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso. No total, o Paraná conta com sete duplas em avaliação, sendo duas de Curitiba, três de Cianorte, uma de Londrina, uma de Santo Antônio da Platina e uma de Telêmaco Borba, cuja dupla ainda está em treinamento.
A certificação é um processo regulamentado pelo Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc), parte do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom). Ela avalia a eficiência, obediência, agilidade e capacidade de resposta dos cães, garantindo qualidade e padronização no uso dessas equipes em desastres em todo o Brasil.
Requisitos para Participação
Para participar, os cães devem ter pelo menos 1 ano e 6 meses de idade, e os bombeiros que formam as duplas precisam comprovar conhecimento teórico e prático nas situações em que o faro dos animais possa ser decisivo para salvar vidas. As raças mais utilizadas incluem os pastores (malinois, alemão e border collie), além de labradores, golden retrievers e bracos alemães.
Avaliações e Provas
Os binômios são submetidos a avaliações que incluem testes de agressividade, agilidade, destreza e obediência sem guia. Um dos testes mais desafiadores simula uma situação de resgate, onde um bombeiro se posiciona dentro de uma caixa de madeira para ser localizado pelo cão.
Após as provas, que englobam busca urbana e rural, os binômios aprovados recebem uma certificação válida por dois anos em todo o território nacional. Essa certificação atesta que a dupla está apta a atuar em missões complexas, como resgates em estruturas colapsadas e em áreas de difícil acesso.
Atuação dos Cães em Missões de Busca
Além da atuação recente em Rio Bonito do Iguaçu, os cães de busca e resgate do CBMPR já participaram de operações de grande destaque nacional, incluindo o rompimento da barragem em Brumadinho (MG) e enchentesno Rio Grande do Sul. Nessas situações, a atuação dos animais foi vital tanto para localizar pessoas sobreviventes quanto aquelas que não resistiram.
O 1º Tenente Warison Cauê Padovani Pinto, chefe do canil setorial da 4ª CIBM, destaca a importância do treinamento contínuo dessas equipes. “Em situações emergenciais, a localização rápida de vítimas pode ser determinante para o sucesso da operação,” afirmou. Segundo ele, os cães possuem uma capacidade olfativa significativamente superior à dos humanos, permitindo que encontrem vítimas mais rapidamente. “Alguns estudos indicam que uma varredura, que pode levar uma hora para uma guarnição de bombeiros, pode ser realizada em cerca de 20 minutos por um cão. Isso demonstra a importância da velocidade e precisão que os cães trazem para as operações de busca,” explica.
Através da realização da 2ª Certificação, o CBMPR reafirma seu compromisso com a qualificação contínua e busca aumentar sua capacidade operacional em busca e resgate, tanto no Paraná quanto em todo o Brasil.
