Campanha de Conscientização em Cambará: Combate ao Escorpião
Nos dias 20 e 21 de outubro, a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, em parceria com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Cambará, promoveu uma campanha de conscientização sobre a prevenção de acidentes com escorpiões. A ação visou orientar a população sobre como identificar a presença desses animais e os procedimentos de socorro adequados.
Visitas às Residências
Mais de 20 profissionais de saúde participaram da iniciativa, que alcançou cerca de 3.453 moradores em três bairros da cidade. Durante a campanha, as equipes percorreram 80 quarteirões e abordaram 1.165 residências conhecidas por ter alta incidência de escorpiões. O objetivo principal foi transmitir informações valiosas para a proteção da saúde da comunidade.
A Proliferação de Escorpiões
A presença de escorpiões se torna mais comum em áreas próximas a residências, especialmente em terrenos abandonados, sob entulhos, materiais de construção e lixo. A proliferação desses animais está presente durante todo o ano, aumentando a necessidade de conscientização e prevenção.
Responsabilidade Compartilhada
O secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as equipes estadual e municipal. “A conscientização da população é a principal arma para esse enfrentamento”, afirmou. A estratégia de visita domiciliar busca fortalecer a comunicação e a conscientização sobre o tema.
Depoimentos da Comunidade
A residente Ana Caroline Ferreira compartilhou suas iniciativas para evitar a chegada dos escorpiões em sua casa. “Fiz alguns cuidados, como arrumar minha sala e descartar o que não serve mais”, comentou.
Captura e Registro de Acidentes
Além da conscientização, as equipes de vigilância ambiental realizaram ações de captura de escorpiões. Em um dia de trabalho, foram encontrados 12 escorpiões-amarelos (Tityus serrulatus), a espécie mais comum na região. Entre janeiro e outubro, a Regional de Jacarezinho registrou 419 acidentes com escorpiões. Em comparação, no mesmo período de 2024, foram registrados 327 acidentes.
Infelizmente, a gravidade da situação foi evidenciada com dois óbitos em Cambará de crianças de 3 e 12 anos, e um acidente fatal em Jacarezinho, que envolveu uma menina de 4 anos.
