O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou-se neste sábado (13) sobre as críticas que recebeu de seus apoiadores do movimento Make America Great Again (MAGA) em relação à procuradora-geral Pam Bondi. As insatisfações surgiram após a divulgação de um relatório do Departamento de Justiça, que afirma não existir uma lista de clientes associados ao criminoso sexual Jeffrey Epstein, encontrado morto em sua cela em 2019.
Relatório do Departamento de Justiça
De acordo com a investigação do Departamento de Justiça dos EUA, não foi encontrada nenhuma “lista de clientes incriminatória” ligada a Epstein, que foi acusado e preso por abusar de menores e operar uma rede de exploração sexual. O documento conclui que Epstein cometeu suicídio em sua cela no Centro Correcional Metropolitano de Nova York.


Teorias da Conspiração
A busca por uma lista de clientes famosos associados a Epstein tem alimentado diversas teorias da conspiração, especialmente entre os seguidores de Trump. Recentemente, o empresário Elon Musk insinuou que Trump estaria nessa lista, mas posteriormente apagou a postagem. O Departamento de Justiça reafirmou que não foram encontradas evidências suficientes para investigar outras pessoas não formalmente acusadas.
“Não foi encontrada evidência que justificasse investigação contra terceiros não acusados formalmente”, declarou o Departamento de Justiça.
Reação de Donald Trump
Após a conclusão do relatório, Trump criticou seus apoiadores no Truth Social, expressando seu descontentamento com as críticas direcionadas a Pam Bondi. O presidente defendeu a procuradora-geral, ressaltando seu desempenho no cargo e afirmando que as teorias e especulações sobre Epstein não deveriam desviar a atenção de questões mais relevantes.
“O que está acontecendo com meus ‘meninos’ e, em alguns casos, com minhas ‘garotas’? Estão todos atrás da Procuradora-Geral Pam Bondi, que está fazendo um trabalho fantástico!”, desabafou Trump.
Trump acusou membros da administração anterior, incluindo Barack Obama e Hillary Clinton, de terem criado arquivos ligados a Epstein e questionou por que estes não foram divulgados se realmente houvesse algo que pudesse prejudicar seu movimento.
“Vamos manter assim e não desperdiçar tempo e energia com Jeffrey Epstein, alguém com quem ninguém se importa. Obrigado pela sua atenção a este assunto!”, concluiu o presidente.
