60ª edição do Festival Folclórico de Etnias do Paraná começa na próxima segunda-feira

Uma grande celebração dos povos para valorizar tradições, respeitar diferenças e enaltecer a diversidade étnica. Assim segue um dos mais longevos festivais folclóricos do país que chega a sua 60ª edição com apresentações, de 11 a 21 de julho, no grande auditório do  Teatro Guaíra. 

Realizado pela Associação Inter-Étnica do Paraná (Aintepar) com produção da ONG Unicultura, o Festival Folclórico de Etnias volta a ter sua versão presencial após dois anos, devido à pandemia de COVID19. Durante 11 dias acontecem 16 apresentações inéditas de danças típicas. Os países celebrados são Alemanha, Áustria, Bolívia, Brasil, Espanha, Grécia, Holanda, Itália, Japão, Polônia, Suíça, Ucrânia e pela primeira vez Luxemburgo (grupo convidado).

Os ingressos podem ser adquiridos com integrantes dos grupos folclóricos ou no site https://festivalfolclorico.com.br/ .

Histórico — Idealizado e organizado por grupos folclóricos, o Festival Folclórico de Etnias do Paraná acontece desde 1958. Em 1974, esses grupos formaram a Associação Inter-étnica do Paraná (Aintepar), entidade responsável por manter o evento ativo desde então, além de fomentar o trabalho dos grupos étnicos no estado. O evento fez parte do roteiro de reinauguração do Teatro Guaíra, depois do incêndio de 1970. Pela importante contribuição à cultura local, na década de 1980, o Governo do Paraná inseriu o Festival no calendário oficial do Estado.

A AINTEPAR (Associação Interétnica do Paraná) tem compromisso com a autenticidade e a essência do folclore, preservando as tradições que ajudaram a moldar a cultura e a identidade paranaenses. Atualmente, é composta por 18 grupos, que representam 13 etnias, povos de todo o mundo que se estabeleceram aqui no decorrer dos séculos XIX e XX e influenciaram diretamente o desenvolvimento do Estado, mas não deixaram de transmitir à sua descendência o amor pela terra de origem.

Serviço:
Festival Folclórico de Etnias do Paraná

Data: de 11 a 21 de agosto

Local: Teatro Guaíra

Ingressos: https://festivalfolclorico.com.br/ 

Realização: Associação Inter-Étnica do Paraná (Aintepar)

Produção: Unicultura

PROGRAMAÇÃO 2022
Segunda-feira, 11 de Julho às 20h30
Grupo Folclórico Luxemburguês Feierwon – convidado
Grupo Junak Folclore Polonês

Terça-feira, 12 de Julho às 20h30
Wisła – Grupo Folclórico Polonês do Paraná

Quarta-feira, 13 de Julho às 20h30
Centro de Tradições Brasileiras Querência Santa Mônica
Folclore Grego Neoléa do Paraná

Quinta-feira, 14 de Julho às 20h30
Folclore Ucraniano Barvinok

Sexta-feira, 15 de Julho às 20h30
Grupo Folclórico Ucraniano Poltava

Sábado, 16 de Julho às 20h30
Original Einigkeit Tanzgruppe da Sociedade Thalia
Grupo Folclórico Piccola Itália

Domingo, 17 de Julho às 19h
Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade

Segunda-feira, 18 de Julho às 20h30
Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná

Terça-feira, 19 de Julho às 20h30
Grupo Folclórico Nipo-Brasileiro Nikkei

Quarta-feira, 20 de Julho às 20h30
Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat
Grupo Folclórico Italiano Anima Dantis

Quinta-feira, 21 de Julho às 20h30
Grupo Folclórico Raízes de Bolívia
Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sábado tem música latina e gastronomia na calçada dos bares do Centro de Curitiba

Dois bares de Curitiba se unem para celebrar a boa música e a boa gastronomia. Neste sábado (06/08), a partir das 18h, o Trio Matorrales se apresenta na fachada compartilhada do Cubano e do Lupita Bistrô Bar. Equilibrando as referências das casas, o grupo toca world music, destacando as influências latinas celebradas no Cubano e de pedidas clássicas da cozinha mundial no Lupita.

Entre canções autorais e reinterpretações de sucessos, o Trio Matorrales inclui no repertório destaques da world music – uma tendência que parte do jazz de buscar influências musicais não ocidentais. Referências latinas, africanas e indianas, entre outras. Nomes como Buena Vista Social Club, Manu Chao e Orishas estão entre as versões celebradas pelo grupo. O Trio Matorrales é formado por três integrantes da banda Matorrales: por Fernando Cejas (voz e violão), Victor Hugo Pugsley (violão) e Paulo Borges (percussão).

O Trio Matorrales se apresenta neste sábado, dia 06 de agosto, a partir das 18h, em frente aos bares Cubano e Lupita Bistrô Bar. As casas ficam no Edifício Anita (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, nº 15), no Centro de Curitiba. Mais informações nos perfis oficiais das casas no Instagram: @cubanocwb e @lupitabistrobar.

3ª Vinil Fest reúne discos, música e gastronomia numa festa para toda a família

                Música, gastronomia e alto astral para toda a família. Esta é a proposta da 3ª Vinil Fest – edição especial Dia dos Pais, que acontece no sábado, dia 13 de agosto, no Jipe Bar, que fica na sede do Jeep Club de Curitiba.  Serão 11 expositores de vinil do Paraná e Santa Catarina, lojas de camisetas temáticas e ainda tatuadores para Flash Tattoo (tatuagens rápidas) e body piercing. Cerca de oito mil discos estarão à venda, com valores a partir de 10 reais. Nada menos que sete Djs irão de revezar fazendo o som do evento, com o melhor do pop e rock dos anos 70, 80 e 90. A entrada é gratuita e o evento é pet friendly.

                O Jipe Bar,  instalado na sede do Jeep Club, lançou um combo exclusivo para o evento, o Combo Vinil.  Ele terá um bem servido sanduíche Bacon Jack Honey (hambúrguer de carne bovina com blend especial, bacon, queijo cheddar, maionese artesanal, cebola crispy, molho especial de Jack Daniels Honey, servido no pão brioche) e mais um chope de 400 mil. Tudo isso por R$ 29. O cardápio normal da casa também estará disponível, com porções e petiscos da melhor comida de boteco, assinada pelo chef Maurício Fontana.

A 3ª Vinil Fest será realizada pela Curitiba Vinil , juntamente com o chef e empresário Maurício Fontana, do Jipe Bar, e tem patrocínio da Gold Food Service.  Com entrada gratuita, o evento será no Jipe Bar, que fica dentro do Jeep Club de Curitiba, na  Rua Secondo Tedeschi, 36, Ahu. E é pet friendly!

Serviço:

3ª Vinil Fest

Dia: 13 de agosto

                Horário: Das 9h às 18h.

                Local:  Jeep Club de Curitiba e Jipe Bar

                Rua Secondo Tedeschi, 36, esquina com rua Nelson de Souza Pinto, Ahú, Curitiba.

Informações: (41) 9 9154-7589 /  (41) 9 95147288

Entrada gratuita

Pet  friendly