5 restaurantes de comida italiana em Curitiba

Na próxima segunda-feira, dia 25 de outubro, é celebrado o Dia do Macarrão. A data foi criada em Roma, no ano de 1995, durante o primeiro Congresso Mundial de Macarrão, que reuniu os principais fabricantes de todo o mundo.

Para marcar a data, listamos cinco restaurantes italianos em Curitiba, onde você pode encontrar um cardápio variante, com diversas opções de pratos com macarrão. Confira a lista:

1. Famiglia Fadanelli – Fandanelli é uma tradicional cantina italiana. O cardápio imenso traz receitas clássicas italianas, seleção de vinhos e queijos frios. O restaurante fica na Av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade.

2. Ernesto – O restaurante é comandado pelo conhecido chef Dudu Sperandio. O menu reúne massas, risotos e carnes O cardápio até ganhou prêmio na Itália. O restaurante Ernesto fica na rua Myltho Anselmo da Silva, Mercês.

3. Madalosso – Claro, que os Madalossos não poderiam ficar de fora! O restaurante é um dos maiores do mundo e faz muito sucesso  por conta de suas polentas fritas, asinhas de frango e rodízio de massas à vontade. O endereço é na Av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade.

4. Cantina do Délio – A Cantina do Délio é mais um clássico curitibano. O ambiente lembra a descontração das cantinas da Itália, que servem comida caseira. Já bastante conhecido na cidade, o restaurante fica na rua Itupava, Alto da XV.

5. Ricciardi Massas – A Ricciardi Massas é um restaurante tradicional de comida italiana, desde 1982. Conta com três lojas (Bacacheri, Água Verde e Jardim das Américas) e oferece massas caseiras, guloseimas, temperos, carnes de primeira qualidade e centenas de outras iguarias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Com música nas escolas, dentista ensina crianças a cuidar dos dentes

Com música nas escolas, dentista ensina crianças a cuidar dos dentes

O cirurgião dentista Alexandre Azuma sabe bem como convencer a criançada a abrir a boca e mostrar o sorriso: com música. Com o violão e rimas criadas por ele, o profissional faz os curitibinhas cantarem e aprenderem a importância de cuidar bem dos dentes e fugir das cáries.

Azuma e a equipe de saúde bucal da Unidade de Saúde Lotiguaçu, no Uberaba, levam a música e orientação sobre dentes saudáveis às crianças em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais da região.

Nas visitas, ele anima os pequenos com ritmo acelerado da música que conta sobre a cárie: a bactéria que fica mais forte para fazer buracos nos dentes quando a criança exagera nos doces. No repertório, também tem a balada que ensina como escovar os dentes (e a língua) e o samba sobre a mastigação.

“O trabalho educativo com música faz com que a criança aprenda de um jeito lúdico o que pode fazer para manter a saúde bucal”, explica o cirurgião dentista.

Informação e cuidado

A proposta de levar informação e cuidados com os dentes das crianças em CMEIs e escolas municipais é das equipes de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A ação integra o Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida na cidade.

Além das ações educativas com as crianças, as equipes de saúde bucal realizam a escovação com aplicação de flúor (quando recomendado). “Também capacitamos as equipes da Educação para conduzir a escovação diária das crianças e para adotarem, nas escolas e nos CMEIS, cuidados que promovam a saúde dos dentes”, explica a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Viviane Gubert.

Dente novinho

Nas visitas, também é feita a avaliação da dentição curitibinhas e, em caso de necessidade de procedimentos odontológicos, as famílias são acionadas para levarem os pequenos à Unidade de Saúde para atendimento.

Foi assim com Esther Victória, 5 anos, no CMEI Ana Proveller, no Uberaba. A avaliação mostrou que a pequena tinha algumas cáries e a família atendeu ao convite.

Depois do tratamento na Unidade de Saúde, Esther exibiu aos coleguinhas o dente restaurado e contou aos dentistas que cuida dele direitinho. “Meu dentinho agora tem uma massinha, está novinho. Escovo os dentes todos os dias”, contou a menina.

A diretora do CMEI, Melissa Vital Godoy, conta que a aproximação da Educação com a Saúde é muito positiva para as famílias. “A criança é principal beneficiada em ter o CMEI e a Unidade de Saúde dialogando, seja para tirar dúvidas ou para ações como esta, que, de forma lúdica, com música, ensina os pequenos a se cuidarem”, diz.

Cinco dicas para manter os dentes das crianças saudáveis

1.Escovar os dentes todos os dias é essencial. A escovação antes de dormir é a mais importante: a noite é o período mais longo que as bactérias têm para agir caso não forem eliminadas pela escovação;

2.Importante usar o creme dental com flúor, a quantidade para crianças de até 4 anos deve ser do tamanho de um grão de arroz e de 4 a 6 anos deve ser do tamanho de uma ervilha;

3. Beliscar entre as refeições deve ser evitado, pois prejudica a ação da saliva, que precisa de tempo para neutralizar a acidez causada pelas bactérias;

4.Evitar o uso de chupetas, elas podem interferir na formação da arcada dentária, entortando os dentes;

5. Prefira sempre o aleitamento materno, a mamadeira é causa de muitas cáries nas crianças pequenas.
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem. 

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Outubro Bruxo: mundo mágico de Hogwarts invade o Chelsea

O mundo da bruxaria invadiu o Chelsea novamente. Este ano, o cardápio do Outubro Bruxo inspirado em Harry Potter está ainda mais completo e promete uma experiência mágica para fã nenhum botar defeito.

Bebidas

No cardápio temático – com opções não alcoólicas – tem Cerveja Amanteigada, receita direto do Três Vassouras do jeito que a Hermione gosta. Outra opção para quem quer ver a mágica acontecer é a Magic Lemonade. Basta adicionar uma poção especial das fadas e com as palavras mágicas tudo irá mudar!

Direto do Beco Diagonal, o Otter’s Fizzy Orange é a bebida mágica que vai conquistar os paladares bruxos que curtem uma taça borbulhante. Para pedir junto com os amigos, as poções com água de Gilly tem três combinações: Polissuco, Felix Felicis e Amortentia. E tem ainda o Elixir Maçã do Amor, uma bebida doce e cheia de magia. Se o bruxo que a fizer tiver amor no coração algo vermelho irá se revelar.

Já quem não abre mão dos famosos milk-shakes do Chelsea, o Chocolate Frog Shake traz o sapo direto do mundo bruxo para o nosso shake (ainda bem que ele é de chocolate).

Comidas 

Para comer, os bruxos de Hogwarts podem pedir o Caldeirão Furado. Com um passe de mágica, o fogo irá revelar a delícia do cheddar com bacon na porção de fritas servida no caldeirão flamejante.

E, nem toda a magia do mundo pode explicar o amor do Chelsea por pizza.  Por isso, durante o Outubro Bruxo três novos sabores entraram para o cardápio: Pizza Relíquias da Morte (queijo e tomate), e as doces Pomo de Ouro, com queijo, Nutella e Ferrero Rocher e a Pizza Filosofal que leva queijo, chocolate, sorvete de creme, morango picado e farelo de paçoca.

Para quem não abre mão da sobremesa, o Caldeirão de Fogo vai revelar toda a doçura flamejante do mix picolé de baunilha, brownie, ganache e morango picado.

E para a magia ficar ainda mais completa, a decoração temática do Chelsea conta com uma Plataforma 9 ¾, Quadros de Hogwarts com pintura em movimento, Cachecóis da Grifinória, óculos do bruxo mais famoso de todos os tempos e muito mais. Todas as novidades ficam no cardápio por tempo limitado, até 31 de outubro.

Chelsea

Rua Marechal Hermes, 113 – Centro Cívico, Curitiba (PR)

Aberto todos os dias, das 11h30 às 22h

Mais informações: @chelseaburger.br e (41) 3328-3197

Entrada gratuita