5 restaurantes de comida italiana em Curitiba

Na próxima segunda-feira, dia 25 de outubro, é celebrado o Dia do Macarrão. A data foi criada em Roma, no ano de 1995, durante o primeiro Congresso Mundial de Macarrão, que reuniu os principais fabricantes de todo o mundo.

Para marcar a data, listamos cinco restaurantes italianos em Curitiba, onde você pode encontrar um cardápio variante, com diversas opções de pratos com macarrão. Confira a lista:

1. Famiglia Fadanelli – Fandanelli é uma tradicional cantina italiana. O cardápio imenso traz receitas clássicas italianas, seleção de vinhos e queijos frios. O restaurante fica na Av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade.

2. Ernesto – O restaurante é comandado pelo conhecido chef Dudu Sperandio. O menu reúne massas, risotos e carnes O cardápio até ganhou prêmio na Itália. O restaurante Ernesto fica na rua Myltho Anselmo da Silva, Mercês.

3. Madalosso – Claro, que os Madalossos não poderiam ficar de fora! O restaurante é um dos maiores do mundo e faz muito sucesso  por conta de suas polentas fritas, asinhas de frango e rodízio de massas à vontade. O endereço é na Av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade.

4. Cantina do Délio – A Cantina do Délio é mais um clássico curitibano. O ambiente lembra a descontração das cantinas da Itália, que servem comida caseira. Já bastante conhecido na cidade, o restaurante fica na rua Itupava, Alto da XV.

5. Ricciardi Massas – A Ricciardi Massas é um restaurante tradicional de comida italiana, desde 1982. Conta com três lojas (Bacacheri, Água Verde e Jardim das Américas) e oferece massas caseiras, guloseimas, temperos, carnes de primeira qualidade e centenas de outras iguarias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curitiba é eleita a capital com a melhor gestão pública do Brasil

Curitiba foi eleita nesta terça-feira (23), em Brasília, a capital brasileira mais eficiente e com a melhor gestão pública pelo Prêmio Cidades Excelentes, uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila.

O objetivo da premiação é reconhecer boas práticas, contribuindo para evolução da gestão pública nos 5.570 municípios brasileiros.

O prefeito Rafael Greca foi representado no evento de premiação pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel e pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

“Fique em Curitiba imerso no Natal da Luz dos Pinhais”, disse o prefeito. “Celebro com toda alegria esse reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvimento em Curitiba.”

Para Eduardo Pimentel, “a escolha de Curitiba como a cidade com a melhor gestão pública do Brasil por um fórum tão qualificado é uma demonstração que nossa administração, liderada pelo prefeito Rafael Greca, está no caminho certo”.

“Ficamos muito felizes e honrados com mais este reconhecimento”, afirmou o vice-prefeito.

Pilares

Curitiba teve a maior pontuação média entre as capitais brasileiras nos pilares eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Destaque para a área de educação que teve a maior nota pelo instituto (80,1).

“Fizemos um grande trabalho na educação durante a pandemia para zerar a evasão escolar e garantir acesso ao ensino de qualidade para nossas crianças”, afirmou Pimentel.

Outro ponto destacado pela premiação foi a qualidade da eficiência fiscal da capital paranaense.

De acordo com a reportagem da Band TV, veiculada no evento, Curitiba em 2016 tinha o pior caixa entre todas as capitais. Com um plano fiscal audacioso, conseguiu equilibrar as finanças e se tornar a cidade mais eficiente do Brasil na área.

Reconhecimentos

O vice-prefeito destacou ainda outros prêmios que Curitiba ganhou nos últimos dias, como um dos seis projetos mais inovadores do mundo no World Smart City Awards, em Barcelona, pelo Plano de Retomada Econômica.

“Temos feito um grande trabalho para consolidar Curitiba como a cidade mais inovadora, tecnológica e sustentável do Brasil, projetando o nome da nossa cidade para todo o mundo”, afirmou.

Metodologia

A avaliação para o prêmio da Band é feita a partir da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, IGMA, que consolida resultados a partir de 41 indicadores.

Eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública estão entre os itens avaliados.

Todos os municípios foram agrupados em três categorias de acordo com o porte da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

Para a etapa nacional, duas novas categorias ganham destaque: cidades acima de 500 mil habitantes e capitais.

Curitiba ganha novo bar de rock especializado em carnes

O The Weknd, inaugurado na última sexta-feira (19), aposta em um conceito que mescla gastronomia e entretenimento

 Apreciadores de cerveja artesanal e carnes nobres já podem colocar no roteiro uma visita no novo bar curitibano, o The Weknd. A casa, inaugurada na última sexta-feira, dia 19 de novembro, oferece uma operação completa que combina o melhor da música ao vivo com a imensa variedade do universo do churrasco.

Com capacidade para 200 pessoas, o bar chegou com o objetivo de valorizar as mais variadas vertentes do ritmo musical mais famoso do planeta. “O The Weknd é o novo point dos amantes do bom rock and roll, do clássico ao independente, com bandas e DJs convidados, além de eventos temáticos ao longo da semana”, conta Fernando Borne, sócio proprietário do empreendimento. “Queremos que a nova casa seja o ponto de encontro de pessoas que gostam de música ao vivo e valorizam a gastronomia bem feita, com preparos assados na brasa”, destaca.

No cardápio do The Weknd, o público pode encontrar diversas porções de carnes preparadas na parrilha, como hambúrgueres artesanais e cortes nobres, além de carne de onça, legumes assados e pão de alho. Para beber, o bar contará com seis torneiras de chope artesanal e um vasto cardápio de drinks, combos e shots. Outro grande diferencial da casa é a área externa, que conta com um garden ao ar livre, sofás e ombrelones.

“O menu foi todo pensando para atender um público que valoriza a essência dos tradicionais preparos na brasa. Das carnes aos legumes, tudo servido com um gostinho bem especial e identidade própria. Os chopes e as demais bebidas também foram selecionados com muito carinho para proporcionar uma experiência única e divertida”, completa o empresário.

O The Weknd está localizado na Av. Nossa Senhora da Penha (nº 148), no bairro Cristo Rei, e funciona de terça a domingo, das 17h à 00h. Mais informações no perfil oficial do bar no Instagram (@thewekndcwb).