Você sabe como surgiu o tradicional fish n’ chips? A história é tão controversa quanto a origem das partes que compõem o prato, as batatas fritas e o peixe empanado. De acordo com a história, a batata frita foi inventada na Bélgica, mas os franceses também reivindicam a autoria dessa iguaria culinária. Já o peixe empanado provém de países mais ao sul da Europa, inventado pelos povos judeus de regiões de Portugal e Espanha. A junção das duas comidas se tornou símbolo nacional da Inglaterra, mas não se sabe ao certo em qual parte do país o preparo teve origem.
Tradicionalmente, as batatas fritas são feitas no estilo rústico, ou seja, cortadas grosseiramente, mais espessas do que as americanas. O peixe comumente utilizado é de água salgada, normalmente arinca ou bacalhau, coberto por uma mistura de farinha de trigo, ou “farelo de pão”, e água, ou mais raramente cerveja, para assim ser frito empanado. De acordo com John K. Walton, especialista em história do turismo inglês, a partir da metade do século XIX o preparo se tornou fonte de alimentação rápida e barata entre a classe operária inglesa. Inicialmente, comercializado nas ruas de Londres embrulhado em papel absorvente e jornal, o peixe com fritas caiu no gosto dos britânicos, e hoje faz parte do cardápio de restaurantes de todo país. E é lógico que o preparo ganhou o mundo com sua receita tradicional e releituras.
Em Curitiba, o preparo desembarcou há pouco tempo, mas já é uma febre entre os jovens. Está no país, inclusive, a maior rede de fish n´ chips do mundo: o Sirène Fish & Chips, com origem em Curitiba (PR) e presente nas cidades de Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Brasília (DF). Fundado em 2016, pelos empresários Afonso Natal Neto,Lucas Lopes Muller, Alexandre Lopes e Raphael Umbelino, no ano passado o empreendimento comercializou mais de 80 mil porções de fish n’ chips. No Sirène, o público tem a oportunidade de saborear o fish n’ chips servido em um cone (pequeno ou grande) com peixe frito empanado e batatas fritas deliciosas, com preço a partir de R$ 15. O preparo da casa é desenvolvido com tilápia e recebe um tempero secreto que dá um sabor que se adequa com o paladar dos brasileiros. Para completar, existem várias opções de molhos especiais, entre eles tártaro, picante, barbecue e maionese da casa. Existe a possibilidade, também, de pedir um cone só com peixe frito empanado (Só Fish) ou só com batatas rústicas fritas (Só Chips).
Ficou com vontade? Confira 5 empreendimentos que oferecem fish n’ chips em Curitiba:
1 – Sirène Fish & Chips: a principal casa de fish n´chips do Brasil conta com quatro unidades na capital paranaense: Trajano Reis (nº 150), Vicente Machado (nº 632), Mercado Sal – Rua Itacolomi (n° 1515) e Pagu – Rua Conselheiro Carrão (nº 222). A rede trabalha com uma receita exclusiva no país, além de vários molhos.
2 – Bávaro: localizado na Rua 24 Horas (Rua Visconde de Nácar – sem número), um dos principais pontos turísticos de Curitiba, o empreendimento oferece um incrível fish n’ chips de 400g por apenas R$ 27,90.
3 – Go Fish: focado em frutos do mar, o empreendimento, que fica no descolado FRESH Live Market (Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1502), um dos principais polos gastronômicos de Curitiba, tem como um de seus grandes destaques o preparo britânico.
4 – The Fish & Chips English Pub: a casa, instalada no Shopping Hauer (Rua Cel. Dulcídio, 739), oferece a comida típica inglesa no bairro Batel desde 2016. Um dos destaques é a versão do preparo feita com bacalhau.
5 – Paradoja: a rede curitibana especializada em lanches rápidos oferece a receita tradicional de fish n’ chips. Em sua loja no Pátio Faivre (Rua Doutor Faivre, 229), no Centro de Curitiba, é possível comprar o preparo no cone e sair saboreando pela rua.
Deixe um comentário