2.304 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em Curitiba

Durante o mês de novembro, a Fundação de Ação Social – FAS Trabalho vai oferecer 2.304 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para a população. Os interessados terão 40 cursos diferentes para escolher, entre técnicos -ofertados pelo programa Liceu de Ofícios – e de desenvolvimento comportamental, promovidos em parceria com o Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE-PR).

FAS oferece 2.304 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos.
– Na imagem, Curso de Montagem e manutenção de computadores.
Foto:Ricardo Marajó/FAS

O curso de Informática Básica é que terá o maior número de vagas: 335, seguido do curso de Oratória – A Arte de Falar em Público, com 170.

O início dos cursos acontecerá em várias datas, a partir do dia 1 º de novembro. Dependendo da modalidade, eles poderão ter de 4 a 160 horas de duração.

Os cursos, técnicos e comportamentais, serão realizados em toda a cidade, nas unidades dos Liceus de Ofícios e Ruas da Cidadania, além de unidades da assistência social, como Centros de Referência da Assistência Social (Cras), unidades de acolhimento institucional e Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros Pop).

Mais informações

Informações sobre os cursos técnicos, como datas, requisitos e documentação, podem ser encontradas no site da FAS, no link http://fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=1338.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas preferencialmente no portal Aprendere (aprendere.curitiba.pr.gov.br).

Para os cursos da área de desenvolvimento comportamental, os interessados devem se inscrever acessando o site do CIEE-PR (www.cieepr.org.br).

Quem não tem acesso à internet pode se inscrever diretamente nas unidades dos Liceus de Ofícios.

 

Confira os cursos e o número de vagas

Administração do Tempo – 25 vagas

Aprenda a Vencer os Desafios do Mundo do Trabalho – 40 vagas

Aprenda a Vencer os Desafios do Mundo do Trabalho – 50 vagas

Atendente de Cobrança – 35 vagas

Atitudes Comportamentais/Empregabilidade – 40 vagas

Autoconhecimento – 20 vagas

Autoestima – Motivação – 20 vagas

Auxiliar Administrativo – 55 vagas

Auxiliar de Logística – 90 vagas

Auxiliar de Almoxarifado – 50 vagas

Calc Básico – 38 vagas

Costura – Especialização Agasalhos – 30 vagas

Costura – Especialização em Malhas de Verão – 30 vagas

Costura – Especialização em Roupas PET (cães e gatos) – 30 vagas

Costura Industrial – Especialização Enxoval (cama, mesa e banho) – 30 vagas

Dicas para Entrevista – 20 vagas

Empreendedorismo – 140 vagas

Ética nas Redes Sociais – 20 vagas

Excel – 77 vagas

Excel Avançado – 30 vagas

Finanças Pessoais – 20 vagas

Informática Básica – 335 vagas

Inovação – A Competência Chave para o Sucesso Profissional – 35 vagas

Inspetor de Qualidade – 130 vagas

Jogos e Dinâmicas Vivenciais – 20 vagas

Libras (Língua Brasileira de Sinais) – Módulo I – 90 vagas

Marketing Pessoal – A Arte de Se Relacionar Bem – 30 vagas

Oficina Aproveitamento de Retalhos – 28 vagas

Oficina de Smartphone – 30 vagas

Oratória – A Arte de Falar em Público – 170 vagas

Porteiro/Zelador de Edifícios – 160 vagas

Português – Redação Comercial – 50 vagas

Power Point – 17 vagas

Qualidade no Atendimento ao Público – 90 vagas

Relações Interpessoais – 40 vagas

Superando a Timidez, Desenvolvendo a Criatividade – 50 vagas

Técnicas de Vendas – 60 vagas

Telemarketing – 20 vagas

Trabalho em Equipe – 20 vagas

Word – 39 vagas

 

Via: Prefeitura de Curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primeira parcela do 13° salário deve ser paga até hoje

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela paga até hoje (30). A partir de amanhã (1º), o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 18 de dezembro.

Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Por causa da pandemia de covid-19, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril e 8 de maio. A segunda foi depositada de 25 de maio a 5 de junho.

Quem tem direito

Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício.

No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.

Cálculo proporcional

O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.

A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontada a gratificação se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.

Tributação

O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do décimo terceiro. Sobre o salário, incide tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, os tributos só são cobrados no pagamento da segunda parcela.

A primeira metade do salário é paga integralmente, sem descontos. A tributação do décimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Pandemia

A situação dos trabalhadores com contrato suspenso ou com jornada reduzida com diminuição proporcional dos salários só foi definida no início de novembro. Para os contratos com jornada reduzida, o décimo terceiro e as férias devem ser pagos de forma integral.

No caso de suspensão de contratos, o período não trabalhado será descontado do décimo terceiro. No entanto, para manter a harmonia com a legislação, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro e será pago.

Os critérios para da gratificação nessas situações foram definidos por nota técnica editada pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia no início de novembro. Embora a nota técnica não tenha força de lei, equivale à interpretação da norma pelo governo e será levada em conta pelos auditores fiscais do trabalho nas fiscalizações das empresas.

Informações Banda B.

PF inaugura posto de emissão de passaportes em shopping de Curitiba

A nova unidade estará localizada no Pátio Batel, onde será oferecido ao público um local mais confortável e tranquilo

A partir desta segunda-feira (30), a Polícia Federal terá um novo posto de emissão de passaportes em Curitiba.

A nova unidade está localizada no Pátio Batel, onde será oferecido ao público um local mais confortável e tranquilo, proporcionando um atendimento diferenciado e com mais qualidade, separando a emissão de documentos das demais atividades operacionais da PF.

Serviço

Inauguração do posto de emissão de passaportes – Pátio Batel

Data e horário: 30 de novembro de 2020, às 10h
Local: Pátio Batel, piso L3 | Loja 332/333 – O acesso para a entrada dos jornalistas será feito pela Rua Hermes Fontes, 213 – Batel

Informações Banda B.