1º Carnaval Nerd do Brasil acontece em Curitiba

A fim de inserir a cultura pop nas tradicionais comemorações de Carnaval e suprir a necessidade deste público seleto, a empresa Familia Festas e Eventos (Shinobi Spirit, K-Pop Spirit, entre outros), em parceria com a empresa Espaço Torres, realizarão no dia 12 de fevereiro mais um evento inédito, um sonho de fã para fã: o Carnaval Nerd.

O Carnaval Nerd é um projeto que une o tradicional Carnaval Brasileiro e a Cultura Pop (Nerd/Geek/Otaku/KPopper) em um só lugar, com muita música e diversão para toda a família. Em um dos feriados mais populares do Brasil, ano após ano os amantes da cultura pop foram deixados de lado. Além das comemorações tradicionais não agradarem este tipo de público, nunca houve espaço para este nicho.

Rogerio Ramos, que há mais de 10 anos organiza eventos de Cultura Pop, é o idealizador do evento. “O carnaval nerd é um sonho antigo, não tinha previsão de quando conseguiria tirá-lo do papel, mas com ajuda dos nossos parceiros, finalmente ele poderá ver o céu de Curitiba”, diz Rogerio. Ele também é o organizador de um dos eventos mais populares no Paraná, o Shinobi Spirit. O Shinobi Spirit, que está em sua 21ª edição, acontece semestralmente em Curitiba, e abrange todas as vertentes da cultura pop, oferecendo atividades para cosplayers, nerds, geeks, otakus, kpoppers, gamers, fãs de RPG, e outros. Os eventos contam com o apoio do Espaço Torres, Copel Telecom, Rádio Jovem Pan, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Funtopia, Octopus, One Game Informática, Checkpoint VR, Acme Caricaturas, Beto Calegari Corporation, Meruru e Túnel do Rock.

Saiba mais sobre o Carnaval Nerd: https://www.facebook.com/carnavalnerd/

Serviço:

Carnaval Nerd Curitiba
Data: 12 de Fevereiro
Horário: 14:00h as 20:00h
Local: Espaço Torres
Endereço: Rua Pergentina Silva Soares, número 159, Jardim Botânico, Curitiba – PR
Ingressos: https://ticketbrasil.com.br/festa/5682-carnavalnerd-curitiba-pr/
Site: http://www.sscwb.com.br

0 Comments

  1. Sugiro repensar outra empresa de venda dos ingressos, meu cartão foi clonado quando comprei os ingressos pro Shinobi !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Oficinas gratuitas fazem parte do Festival Internacional de Videomapping 

Oficinas gratuitas de audiovisual fazem parte da programação do FIV – Festival Internacional de Videomapping de Curitiba, que acontece de 25 a 27 de agosto, no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques – Centro). Com foco na projeção mapeada, tema central do evento, os cursos e palestras vão apresentar conceitos e técnicas iniciais tanto para videomakers quanto para o público em geral.
 
A primeira oficina acontece entre 16 e 19 de agosto, no Sesc Paço da Liberdade. Manolo Fraga, o VJ Iluminous, vai apresentar a história e técnicas de videotecagem e projeção mapeada. As aulas acontecem das 13h às 18h na Sala de Cinema do Paço. São 35 vagas (inscrições devem ser feitas pelo site fivbr.com/oficinas).
 
No último dia do evento (27 de agosto), o VJ Ygor Marotta, do duo VJ Suave, vai promover para adolescentes de 12 a 14 anos um workshop de Tagtool – um aplicativo de desenho e animação colaborativo para iPad que possibilita realizar projeções na fachada de edifícios. Serão abertas quatro turmas para até 12 inscritos cada. O workshop será realizado no Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro). 
 
Outros cursos e palestras, apresentados por nomes de referência em videomapping, passarão por temas como interação entre som e imagem, uso de projeção mapeada em diferentes expressões artísticas e intervenção urbana. Haverá opções presenciais e online. A programação completa, com informações sobre requisitos para as oficinas e formulários de inscrição, será disponibilizada no site do Festival (fivbr.com). 
 
Sobre o FIV
Em sua primeira edição, o FIV – Festival Internacional de Videomapping levará uma extensa programação de projeções mapeadas ao Paço da Liberdade, no centro de Curitiba, entre os dias 25 e 27 de agosto. As projeções são inéditas e foram criadas por artistas audiovisuais de três continentes. Os melhores trabalhos – recebidos por meio de um edital de divulgação, em julho – serão premiados.
 
Além dos espetáculos visuais, o FIV oferece oficinas e masterclasses com artistas conceituados na área do videomapping. O evento tem apoio da Lacta, realização da Labirinto Produções e incentivo do Profice (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná), além de apoio cultural do Sesc Paço da Liberdade/Fecomércio e do Cine Passeio/Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac)/Fundação Cultural de Curitiba.
 
Mais informações
fivbr.com
facebook.com/fivbrasil
instagram.com/fiv_br

“Sublime ao Entrar” une fotografia e o debate sobre o autismo em exposição no Centro Cultural Sistema FIEP

Tema de grande relevância em todos os meios sociais, o autismo ganha um novo espaço de debate em Curitiba a partir do dia 16 de julho. É a exposição Sublime ao Entrar, de Aline Provensi, que chega ao Centro Cultural Sistema FIEP, Unidade Dr. Celso Charuri, no centro da cidade.

Psicóloga, especialista em autismo, artista e também autista, foram três anos de construção até que o trabalho de Aline chegasse ao formato que será exibido ao grande público. Sublime ao Entrar surgiu a partir da vivência da artista como acompanhante terapêutica de Felipe, um menino autista acompanhado por ela dos 7 aos 9 anos, tempo no qual participou ativamente da sua rotina diária

“Sublime ao entrar é uma forma que encontrei de expressar como precisei dissolver minhas barreiras para acessar o Felipe e construir uma relação horizontal com ele. Acredito ser impossível pensar em inclusão sem dissolvermos estes padrões tradicionais de o que é inteligência, o que é normal, o que é aceitável. Há formas diferentes de comunicar, de pensar e de ser, e todas elas são versões igualmente válidas de ser. Sublime ao entrar fala um pouco sobre isso”, diz Aline.

A vivência com Felipe permitiu à artista um novo olhar sobre si mesma e a identificação crescente de semelhanças entre os dois. Alguns anos depois, aos 25 anos, Aline teve também o diagnóstico de autismo. A curadora Milena Costa explica que “Sublime ao Entrar percorre o universo de Felipe e Aline, suas percepções enquanto pessoas autistas e seus processos de encontro de si”.

Familiarizada com o desenho como forma de se expressar, Aline Provensi administra a página Tirinhas da Sara (@tirinhasdasara), que conta histórias em quadrinho da personagem principal Sara, uma menina autista, e de seus amigos, todos pessoas com algum tipo de deficiência. “A arte veio naturalmente para a minha vida. Utilizo as ilustrações e as fotografias majoritariamente como forma de expressão e de aprofundamento na minha atuação na psicologia. Meu pensamento é visual, então naturalmente eu penso em fotos. Sempre precisei desenhar para me expressar melhor ou me regular emocionalmente. A imagem é como eu vivencio o mundo, para mim esse é o cotidiano. Eu experiencio a arte como forma de me entender e entender o que está à minha volta”, conta Aline.

Sublime ao Entrar tem abertura em 16 de julho de 2022 e será uma exposição com obras interativas, inclusiva para autistas e adaptada para as demais deficiências. Acompanhe as novidades em @sublimeaoentrar.

SERVIÇO:

Sesi Cultura Paraná apresenta: Sublime ao Entrar: fotografias por Aline Provensi
Abertura: 16 de julho de 2022, a partir das 14 horas
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 18h com monitoria disponível se segunda à sexta-feira.
Local: Centro Cultural Sistema FIEP, Unidade Dr. Celso Charuri – Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco – Curitiba – PR
Informações: (41) 3271 9560 e @sublimeaoentrar
Entrada Franca