15 filósofos que todo estudante do Ensino Médio precisa conhecer

15 filósofos que todo estudante do Ensino Médio precisa conhecer

Conceitos básicos de Filosofia são importantes para Enem e vestibulares

Alguns milênios separam Sócrates, Aristóteles e Platão dos grandes nomes pop da Filosofia contemporânea, que dominam as redes sociais e arrastam multidões para palestras e cursos. Mas a raiz do pensamento humano continua sendo a mesma: questionar o mundo e a vida, de onde as pessoas vieram e para onde elas estão indo.

De acordo com o que a ciência sabe até aqui, o ser humano é o único capaz de se compreender como um ser que existe e que, eventualmente, deixará de existir. Essa percepção é a base para suas decisões e escolhas e intriga de antropólogos a psiquiatras, até os tempos contemporâneos. E estudar sobre como esse pensamento se desenvolveu ao longo da história é fundamental para quem está prestes a enfrentar o Enem, os vestibulares e, por fim, a universidade.

De acordo com o coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Robson Ghedini, “estudar os principais filósofos é fundamental para construir uma base sólida de conhecimento, seja qual for a profissão que o estudante vai seguir”. Afinal, lembra o especialista, foram esses pensadores que permitiram o avanço civilizatório que trouxe a humanidade até aqui. Ghedini aponta 15 nomes da Filosofia que todo aluno do Ensino Médio precisa conhecer.

1. Tales de Mileto

A busca pela essência do universo (physis), fez com que ele definisse a água como elemento primordial que constitui tudo aquilo que existe na natureza.

2. Heráclito

Heráclito de Éfeso (540-470 a.C.), conhecido como o Obscuro, foi um filósofo grego que desenvolveu seu pensamento tomando como base o tempo.

3. Parmênides

Contemporâneo de Heráclito, Parmênides de Eleia (530-460 a.C.) desenvolveu sua Filosofia em oposição ao pensamento do colega. Para ele, o movimento é uma ilusão causada pelos sentidos. “Na verdade, nada muda, tudo permanece”.

4. Sócrates

Embora não seja o primeiro filósofo da história, Sócrates (469-399 a.C.) é um nome tão importante que se tornou conhecido como o “pai da Filosofia”.

5. Platão

Platão foi o principal discípulo de Sócrates e seu pensamento é um dos pilares da cultura ocidental.

6. Aristóteles

Por sua vez, Aristóteles foi um discípulo crítico de Platão. Ele ficou muito conhecido no mundo antigo, tornando-se até mesmo professor do imperador Alexandre, o Grande.

7. Santo Agostinho

Agostinho de Hipona (354-430 d.C) foi um importante pensador da Filosofia cristã desenvolvida na Idade Média.

8. São Tomás de Aquino

Tomás de Aquino (1225–1274) foi o principal filósofo do período da Filosofia escolástica. Enquanto Agostinho de Hipona resgatou o pensamento de Platão e o ligou à religião cristã, Tomás de Aquino fundamentou sua Filosofia cristã no pensamento de Aristóteles.

9. Maquiavel

O filósofo Maquiavel marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Sua obra principal, o livro “O Príncipe”, é uma revolução no pensamento sobre a política.

10. Descartes

René Descartes (1596–1650) é conhecido como o “pai do pensamento moderno”. É com ele que o pensamento racional atinge o patamar de superioridade a outras formas de compreensão. É assim que Descartes inaugura a corrente do racionalismo.

11. Locke

John Locke (1632–1704) é conhecido como o “pai do liberalismo”. Foi ele quem primeiro afirmou que o direito à propriedade é um direito natural dos seres humanos.

12. Kant

Um dos principais filósofos da Idade Moderna, Immanuel Kant (1724–1804) buscou criar uma revolução do conhecimento filosófico, assim como Copérnico fez com a Física.

13. Hegel

Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770–1831) foi um filósofo idealista alemão. É considerado um marco da Filosofia moderna e uma influência para todo o pensamento que veio depois dele.

14. Nietzsche

Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um pensador alemão que se dedicou a criticar duramente a tradição filosófica e a cultura ocidental, sobretudo, a moral judaico-cristã.

15. Simone de Beauvoir

Importante pensadora do século XX, Simone de Beauvoir (1908–1986) foi uma filósofa feminista do existencialismo francês. Seu livro “O Segundo Sexo” é uma das principais obras do século passado. Nele, a filósofa desenvolve uma teoria crítica da sociedade que nega a mulher como sujeito.

_____________________________________________

Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação que tem quatro pilares: a educação financeira, o empreendedorismo, a família e a educação socioemocional. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 2 mil escolas de todo o Brasil utilizam a solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Universidade Positivo anuncia data de vestibular de Medicina

As inscrições para o vestibular de Medicina da Universidade Positivo (UP) estão abertas. A prova tradicional acontece no domingo, 16 de outubro. Ao todo, são oferecidas 169 vagas para o curso, que é ministrado no campus sede – Ecoville, em Curitiba, com início das aulas no primeiro semestre de 2023. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de outubro pelo site, com taxa de inscrição de R$ 300.

O vestibular é composto por uma prova objetiva, com 55 questões, além da redação. A prova é aplicada presencialmente, no campus sede Ecoville, e tem início às 13h, com fechamento dos portões às 12h50. Para ter acesso ao local de prova, o candidato deve apresentar um documento de identificação original com foto, além do cartão de ensalamento impresso ou digital. O resultado do processo seletivo será divulgado a partir de 27 de outubro.

Sobre o curso

Desde 2018, o curso de Medicina da Universidade Positivo tem parceria exclusiva com o M.A.R.C. Institute Brazil – ambiente especializado para o treinamento e estudo da anatomia humana que, por meio do Centro de Treinamento Cirúrgico da Universidade Positivo (CTC), permite que os estudantes participem de treinamentos realísticos com peças anatômicas humanas (fresh frozen specimens). Além disso, os acadêmicos também podem vivenciar situações da prática médica no Centro de Simulação Realística (Cesup), onde fazem treinamento por meio de simulações. O curso conta ainda com dois anos de internato, parceria com cinco hospitais públicos ou filantrópicos de Curitiba, além de convênio para Atenção Primária à Saúde com três municípios da Grande Curitiba, onde os alunos podem ser inseridos desde o primeiro ano no sistema de saúde.

Serviço

Vestibular Medicina Universidade Positivo

Inscrições prova tradicional: até 3 de outubro 

Vestibular: domingo, 16 de outubro de 2023

Local: Campus sede (Ecoville) – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Curitiba – PR

Resultado: a partir de 27 de outubro

Mais informações e inscrições: www.up.edu.br/processo-seletivo/graduacao-presencial/medicina

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/

SAS Plataforma de Educação lança plataforma de conteúdos e simulados gratuitos do Enem

A plataforma de educação líder nacional em aprovações no Enem, SAS Plataforma de Educação, acaba de lançar seu site oficial dedicado ao exame. Com conteúdos gratuitos, simulados e dicas para o roteiro de estudos e de outras práticas essenciais para a preparação dos alunos, o objetivo do portal é ser a principal fonte para a organização dos próximos 62 dias até o dia da prova. Confira: https://enem.saseducacao.com.br/

Os especialistas do SAS acompanham anualmente o Exame Nacional do Ensino Médio e, com base em análises aprofundadas e uma consultoria estratégica, desenvolveram um Raio-x, que indica as principais matérias cobradas e a representação delas na prova. Levando em consideração esse levantamento, os simulados disponíveis no portal do SAS estão divididos por áreas de conhecimento e auxiliarão os alunos a focar e testar seu entendimento sobre os temas mais importantes. A página reúne ainda videoaulas de professores especializados em cada disciplina, além de uma série de lives com temas de dicas de preparo físico, cuidados com a saúde mental, orientações para ir bem na redação, dentre outros conteúdos.

O professor e Coordenador de Ensino e Inovações da plataforma, Vinícius Beltrão, comenta sobre a importância destes conteúdos: “O treinamento constante por meio de simulados é muito importante e considerado a chave para a conquista de uma boa nota, não somente no Enem, mas em todos os vestibulares. O nosso objetivo é nos mantermos próximos aos alunos neste momento decisivo em relação ao que projetaram para o futuro, além de contribuirmos com a organização dos planos de ensino das escolas”.

Ao longo das próximas semanas, o SAS produzirá uma série de conteúdos em suas redes sociais e site voltados ao Enem. Para acompanhar o cronograma de ações, acesse as páginas oficiais da empresa : Portal SAS no Enem, Facebook – @SASEducacao, Instagram -@saseducacao e LinkedIn @saseducacao.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

SAS é uma Plataforma de Educação que, há 18 anos, oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país, como o Enem, e estão há 9 anos entre as oito primeiras em aprovação no SISU. 

Contato para imprensa: sas@edelman.com  

Site: https://saseducacao.com.br/ 

Facebook: facebook.com/SASEducacao/ 

Instagram: instagram.com/saseducacao/ 

Linkedin: linkedin.com/company/saseducacao