10 escritoras lusófonas que você precisa conhecer

Não é de hoje que as escritoras portuguesas se tornaram uma referência na literatura mundial. Nomes como Florbela Espanca e Sophia de Mello Breyner caminham ao lado de Saramago e Fernando Pessoa quando se fala na vasta obra produzida em Portugal. Mas não pense que as obras de escritoras em língua portuguesa se restringem ao país da língua-mãe. Países como Angola e Moçambique, por exemplo, têm revelado autoras incríveis, ainda pouco conhecidas no Brasil. A Amora, clube de assinatura de livros escritos por mulheres, selecionou 10 autoras que estão se destacando hoje nos países lusófonos.

1. Dulce Maria Cardoso: escolhida para a caixinha de julho da Amora, é uma das autoras contemporâneas mais respeitadas de Portugal. Escreveu obras como O Retorno e Os Meus Sentimentos, ganhou muitos prêmios e teve sua obra adaptada para o teatro e o cinema. O livro Eliete: a vida normal (Todavia) foi enviado com exclusividade para assinantes da Amora antes de chegar às livrarias brasileiras.

2. Adília Lopes: nasceu e vive em Lisboa. Provavelmente a mais importante poeta portuguesa viva. Tem muitos livros publicados. Sua última obra, ainda não lançada no Brasil, é Dias e Dias, de 2020.

3. Alexandra Lucas Coelho: jornalista, autora de 14 livros, já foi repórter correspondente no Oriente Médio e tem três títulos ambientados no Brasil: Vai, Brasil (Tinta da China), Deus-dará (Bazar do Tempo) e Cinco Voltas na Bahia e um beijo para Caetano Veloso (Bazar do Tempo).

4. Ana Teresa Pereira: tem mais de uma dezena de livros lançados, mas Karen é o único publicado no Brasil, pela Todavia. Nasceu na Ilha da Madeira.

5. Djaimilia Pereira de Almeida: nascida em Luanda, é autora de Luanda, Lisboa, Paraíso (Prêmio Oceanos 2019) e A visão das plantas (Prêmio Oceanos 2020), ambos publicados pela Todavia no Brasil.

6. Matilde Campilho: escritora e poeta portuguesa. Publicou poemas em jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo. É autora de Jóquei e Flecha, ambos da Tinta da China.

7. Paulina Chiziane: nasceu em Maputo, Moçambique, e é primeira mulher africana a ser distinguida com o Prémio Camões. Autora de Niketche, Uma História de Poligamia (Companhia de Bolso)

8. Yara Nakahanda Monteiro: poeta e ficcionista, autora de Essa dama bate bué, publicado no Brasil pela Todavia. Nasceu em Angola e vive em Portugal.

9. Isabela Figueiredo: nasceu em 1963, em Moçambique, e mudou-se para Portugal em 1975. Professora e escritora, é uma das mais destacadas vozes da literatura portuguesa contemporânea. A GORDA (Todavia) é seu primeiro romance.

10. Lídia Jorge: romancista e contista, uma das maiores autoras da língua portuguesa. Nasceu em 1946, no Algarve, e viveu os anos mais conturbados da Guerra Colonial na África. Tem vários livros publicados pela Leya, entre eles, A noite das mulheres cantoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Viagens e autoconhecimento: o grande poder de apreciar o novo

Conhecer o mundo para se conhecer. Ver de fora para entender o que tem dentro. Sair da zona de conforto e usar das viagens como uma poderosa ferramenta de autoconhecimento. Além de um episódio turístico em outro lugar, outra cultura, outro modo de enxergar a vida. Viajar também pode ser uma jornada para dentro de si mesmo.

Para percorrer o universo, é necessário abrir mão do comum para se jogar no novo. Conviver com seres humanos diferentes, culturas por vezes opostas e ambientes físicos que reconfiguram a mente. Todos os passos ofertando a chance de parar e reconsiderar o comportamento, maneiras de ver e reagir à vida. É o chamado “se conhecer para, então, se entender”.

Para a treinadora comportamental Dayana Souza, autora do livro “Vamos fugir” (Literare Books International), a mágica da viagem é permitir que as pessoas se reinventem naquele lugar novo sem o peso do que terceiros pensam ou esperam, e desse modo, as pessoas se tornam mais livres para serem quem são.

“Viajar vai além de conhecer culturas, pessoas e momentos de diversão. Conhecer o mundo é considerado uma dádiva dada pela vida, possui grandes efeitos espirituais para serem doados a todos”.

No livro, Dayana propõe seguir viagem em busca de uma vida com mais significado, dividindo com o leitor muitas histórias e lições que podem servir como inspiração.

SOBRE A AUTORA

Dayana Souza – Treinadora de inteligência emocional e autora dos livros “A mudança é você”, “Mulheres Extraordinárias” e do mais recente “Vamos fugir”. Colecionadora de experiências, ama natureza, esportes e novas aventuras pelo mundo. Criadora do Blog Seguindo Viagem, já viajou para mais de 40 países e compartilha as lições aprendidas nas viagens em seus cursos e treinamentos.

Mais informações:

Livro: Vamos fugir

Autora: Dayana Souza

Editora: Literare Books International

Formato: 14 x 21 cm – 1ª edição – 192 páginas – 2022 – Preço de capa sugerido: R$ 44,90

Categoria: Não Ficção

ISBN (físico): 9786559223169

ISBN (digital): 9786559223176

Loja Literare Books: https://bit.ly/literare-vamos-fugir

Amazon: https://amzn.to/3zohs81

E-book: https://amzn.to/3SejQHf

Página oficial: https://bit.ly/dayana-vamos-fugir

Youtube: https://bit.ly/vamos-fugir-youtube

Literare Books: https://bit.ly/literare-vamos-fugir

Instagram: @dayanasouza_

Dê livros de presente no Dia das Crianças! Confira algumas indicações de livros infantis

Você sabia que 12 de outubro, além de Dia das Crianças, também é o Dia Nacional da Leitura? Celebrar na mesma data as crianças e os livros nos faz refletir sobre a importância da leitura para a formação dos nossos pequenos. O hábito da leitura é essencial para a formação do senso crítico, além de estimular a empatia, a criatividade, a imaginação e de enriquecer o vocabulário dos pequenos.

E nada melhor que presentear uma criança com o conhecimento. Por isso, a dica da Literare Books International para quem quer dar um presente que una o útil ao agradável é apostar em livros infantis lúdicos e educativos. Confira:

Autoestima de A a Z, de Iara Mastine e Cristiane Rayes Indicado para todas as idades e para os adultos que querem se conectar com sua criança interior, fortalecer seu amor próprio, bem como ajudarem as crianças a desenvolverem esse sentimento, o livro mostra a história do duende Az, que construiu sua maneira de fortalecer a autoestima, percorrendo o alfabeto de A a Z.

Link Loja Literare Books: https://bit.ly/livro-autoestima-a-z

AnimAção, de Iara Mastine e Cristiane Rayes (livro em formato de cartas) É um livro de bolso, em formato de cartas para instruir pessoas de qualquer idade a ampliar o autoconhecimento e promover o encorajamento de forma leve e agradável. O nome dado às cartas é referente ao seu conteúdo: as analogias de características são feitas com animais – que é o fator lúdico desse aprendizado (o que possibilita o uso da ferramenta em todas as idades). O termo “ação” cabe ao auxílio dado: para incrementar suas forças e virtudes é preciso agir. O coelho, cachorro, beija-flor, hipopótamo e mais 46 animais são exemplos de instintos, hábitos e maneiras de se comportar que cabem a muitas pessoas, e cada qual com sua individualidade promoverá uma identificação.

– Link Loja Literare Books: http://bit.ly/loja-literare-animacao

Corujas em ação, de Iara Mastine e Cristiane Rayes (livro em formato de cartas) Além da diversão, traz a possibilidade de treino da atenção, desenvolvimento socioemocional, reconhecimento do bem-estar, reflexões e o favorecimento de atitudes. Possibilita diversas intervenções no contexto terapêutico, escolar e social. São 56 cartas de corujas com texto de bem-estar, 6 cartas de emoções (rosto das corujas) e 3 dados coloridos (montáveis).

Link Loja Literare Books: http://bit.ly/loja-literare-corujas <http://bit.ly/loja-literare-corujas

Diário de uma garota que não gostava de legumes, de Gisele Domenici Alguns dos desafios de educar na infância resolvidos em um só livro. Misturando a leitura lúdica com o incentivo à alimentação saudável, a neuropsicóloga Gisele Domenici ajuda papais e mamães a lidar com o tema. Quem já teve que lidar com a formação de uma criança sabe como a infância é importante e que esta também pode ser uma das fases mais complexas. É normal que elas se inspirem e vejam no cotidiano as diversas “profissões” exercidas pelos pais, professores, nutricionistas, cozinheiros e até psicólogos. Perante as crianças, que têm o seu mundinho à parte, é necessário entender bem a psicologia infantil para falar a língua delas. É nesse ponto em que a escritora traz um guia lúdico, divertido e cativante para auxiliar os papais e as mamães a entenderem os pequenos. Segundo a autora, é importante que todos aprendam a se alimentar de forma adequada e que a hora de preparo dos alimentos e das refeições seja um momento para reunir a família, nutrindo também o lado emocional. A obra tem uma linguagem leve e animada, tornando a leitura apropriada ao universo infantil e até os mais novinhos a entendem sem dificuldade.

– Link Loja Literare Books: http://bit.ly/loja-literare-diario-legumes  

Compreender e Acolher, de Deborah Kerches Neste livro, a partir de muito trabalho clínico e pesquisa, a Dra. Deborah Kerches apresenta o espectro autista a todos de uma forma lúdica, empática e com embasamento científico. Seu conteúdo é voltado a crianças, adolescentes e adultos, para que todos possam se informar e conscientizar sobre o espectro autista, possibilitando o reconhecimento dos sinais precoces e a construção de uma sociedade inclusiva. Relacionar-se requer colocar-se no lugar do outro e, por meio desta obra, os leitores passam a compreender melhor as pessoas com TEA e o quanto podem aprender com elas. Independentemente da idade, este é um livro inédito, em que diferentes públicos podem se beneficiar das lições da autora, seja pelas páginas com conteúdo escrito, seja por meio da história em quadrinhos.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/compreendereacolher

A menina que não falava, de Francilene Torraca e Natasha Ganem Conheça a história de Anna, uma menininha que não conseguia falar. A personagem é portadora de Mutismo Seletivo, uma condição que faz parte dos Transtornos de Ansiedade da criança e traz prejuízos de ordem socioemocional e acadêmica, em um período importante do desenvolvimento infantil. A recusa em falar visa amenizar uma ansiedade avassaladora com a qual a criança não sabe lidar. Então, cala-se e não consegue verbalizar uma única palavra: a boca não se move, e a infância fica sufocada, abafada e silenciada.  A obra foi escrita tendo como plataforma as principais questões ao entorno do tratamento para portadores de Mutismo Seletivo.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/meninaquenaofalava

O solzinho de todas as cores, de Cristina Martinez A obra trata da importância de sermos e respeitarmos como somos, pois, ninguém é igual a ninguém e cada um é bonito do seu jeito. Em um caminho de descobertas, o curioso solzinho irá mergulhar num mundo cheio de cores, emoções e sentimentos. A leitura é dinâmica, cativante e de fácil compreensão para as crianças. Venha você também descobrir e aprender com esta linda história com ilustração de Theo Augusto Tresolavy.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/Loja-solzinho

A festa do quadradinho, de Tatiane Mano

Educar crianças é uma tarefa desafiadora. Transmitir valores e preparar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, mais ainda. Neste livro, a autora mostra aos pequenos a importância de entender desde cedo a diversidade presente nos seres humanos, seja esta de origem étnica, crença ou de opinião. De maneira lúdica, a autora trabalha conceitos importantes e mostra às crianças como lidar com as diferenças, assim como é fundamental aceitar-se.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/loja-festa-quadradinho

Contos que curam: oficinas de educação emocional por meio de contos, coordenação editorial de Claudine Bernardes e Flávia Gama A utiliza a simplicidade da linguagem simbólica para o desenvolvimento pessoal de forma lúdica, ética e leve. Sempre que se fala de contos, seja de fadas ou em geral, há o pensamento de entreter e divertir as crianças. Porém, essas histórias são mais que um instrumento de diversão, elas são capazes de auxiliar no desenvolvimento humano e a prova disso é a obra “Contos que curam”. O livro reúne estudos, contos e oficinas de um grupo de especialistas para apresentar os significados e também as mensagens que as histórias transmitem, tanto para a mente consciente, quanto para a inconsciente. Na medida em que as narrativas se desenrolam, dão espaço para a consciência, mostrando os caminhos para satisfazer as necessidades e os desejos, de acordo com as exigências do ego e superego.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/loja-literare-contos-que-curam <https://bit.ly/loja-literare-contos-que-curam>

Omnus: atlas das competências socioemocionais, de Michele Troglio e Flávia Moraes O livro oferece ferramentas para auxiliar aos profissionais da área da educação e famílias no processo de crescimento familiar e individual. A obra provém do projeto Universo Omnus, que tem por objetivo trabalhar, de forma lúdica, com recursos individuais a sentir, pensar e agir para se relacionar consigo mesmo e com os outros.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/livro-literare-omnus <https://bit.ly/livro-literare-omnus>

Educação consciente: caderno de atividades para crianças, de Mariana Lima O caderno de atividades tem o objetivo de ajudar as crianças a identificar as emoções, assim conseguirá nomeá-las quando as estiver sentindo. É uma das abordagens da Educação Consciente, que ajuda a criança a lidar com seus sentimentos e consequentemente a controlá-los. A ideia principal é propor uma forma lúdica de aprender sobre as emoções, ensinando as crianças de hoje com autoridade e respeito, para que cresçam com autoestima, autocontrole emocional e autorresponsabilidade. Vamos ensinar brincando!

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/livro-educacao-consciente

Trilogia elétrico – um garotinho com TDAH, de Eduardo Ferrari Elétrico”, em 2019. “Distraído”, em 2020. “Falante”, em 2021. O capítulo final da trilogia com histórias de Bernardo, uma criança portadora de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), retrata a evolução do personagem ao longo dos anos. Com ilustrações do renomado cartunista e artista plástico Paulo Stocker, a trilogia do pequeno Bernardo é baseada nas experiências reais do autor Eduardo Ferrari, que também é portador de TDAH tardiamente diagnosticado.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/loja-trilogia-eletrico

Aventura no Monte Cigarra, de Elaine Alves dos Santos Letícia – a Lelê – faz aniversário de oito anos, mas não sabe o que pedir de presente. Seus pais não gostam de festa e o mundo passa por uma pandemia, deixando-a longe dos colegas de escola, com quem poderia festejar. Porém sua amiga Flávia tem uma surpresa para ela: um livro de aventuras que fala de uma Fonte dos Desejos. Elas, então, decidem encontrar essa fonte. Para isso, precisam passar pelo Monte Cigarra e suas cigarras! O livro ensina que elas devem levar óleo de cozinha, cordas, tênis e tapadores de ouvido para chegar à Fonte. Uma aventura de aprendizados, preservação e muito companheirismo marca a saga de Letícia, Flávia e o desejo – entre tantos – por uma festa de aniversário. Cigarras gigantes que se entendem com meninas humanas e trazem uma mensagem de preservação do planeta Terra são personagens centrais nesta história fantástica pelas matas do Rio de Janeiro.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/loja-monte-cigarra <https://bit.ly/loja-monte-cigarra

Porque o coração chora, vovó?, de Maria Amália Forte Banzato A obra estimula a identificação das emoções pelas crianças e a afetividade entre netos e avós. A partir da história de Vovó Catarina e da netinha Carolina, os pequenos leitores aprendem a lidar com os próprios sentimentos, imergindo em situações do cotidiano. Nesta linda história, Vovó Catarina revela à netinha Carolina grandes segredos do coração. Ensina a garotinha a ouvir as melodias da própria alma; aquilo que está no peito e não sabemos identificar. Mas, ao decifrarmos, prestarmos atenção, faz todo o sentido e até o coração cantar, nos momentos de felicidade. A autora desde questões familiares, desentendimentos entre os pais até as frustrações pelas quais as crianças passam durante as etapas de desenvolvimento. De forma leve e lúdica, graças às ilustrações, os pequenos leitores conseguem acompanhar o texto e assimilar conceitos básicos para se organizar, ter paciência e autocontrole emocional.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/Literare-coracao-chora-vovó

Ser diferente é legal, de Juliana James

O livro conta a história emocionante e cativante do personagem Enzo, um garoto diferente. Como todos, cheio de sonhos e apaixonado por esportes, mas que convive com a paralisia cerebral. Sempre apoiado pela família, ele descobriu formas de driblar suas dificuldades e de adaptar a vida para sua condição de cadeirante.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/Literare-diferente-e-legal <https://bit.ly/Literare-diferente-e-legal>

Princesas poderosas e suas mascotes Click e Drick, de Cláudia Danienne Marchi Ao longo de uma divertida narrativa, os pequenos leitores terão a oportunidade de conhecer as princesas do mundo moderno: Vic, Nina, Lica, Tivi, Dim e Cici. Cada qual com suas mascotes, estas, análogas aos modelos mentais que todos temos. Click evidencia boas ideias, tal qual a expressão corriqueira “deu um click no pensamento” e, a outra mascote, a Drick, remete a pensamentos confusos que, às vezes, assolam nossas mentes. Com o decorrer da história, percebe-se que as princesas poderosas são muito diferentes das princesas dos contos de fadas tradicionais e, sim, meninas do mundo real. Enquanto uma é cientista, a outra é atleta, a outra artes. A diversidade e inclusão também são causas fortes evocadas no livro, detalhadamente pensadas na composição das personagens. A obra evidencia a pluralidade de perfis e comportamentos, de modo a fomentar uma reflexão de que quanto mais plural for o relacionamento humano, equipes, interações, melhores serão as oportunidades, pois a mensagem que importa é o SER e não o ter ou aparentar – a essência e os sentimentos é que são inspiradores e não devemos rotular ou sermos superficiais.

– Link Loja Literare Books: https://bit.ly/loja-princesas-poderosas <https://bit.ly/loja-princesas-poderosas>