Vocabulário da Bolinha de Gude

Aí vai um post que venho pensando há algum tempo depois de uma conversa com alguns amigos e estávamos relembrando a nossa infância. Quem joga/ jogava bolinha de gude vai lembrar dessas coisas aqui e com certeza vai se identificar!

ESCAPIS:

Era quando você ia jogar a bolinha e, por uma energia sobrenatural, ela escapava dos seus dedos e você falava “ESCAAAAAAAAAPIS” e jogava novamente.

19ifxdk9j20b4z480g08kukp5

 

ANTESQUEI:

Na definição para ver quem jogava primeiro, segundo e assim por diante, era feita uma linha e os jogadores ficavam longes dela e arremessavam a bolinha pra ver quem chegava o mais próximo desta marcação, quem ultrapassasse a linha ficaria por último, mas se gritasse “ANTESQUEI” e outra pessoa passasse depois de você, esta pessoa seria a última no seu lugar. Deu pra entender? HAHAHAHHA

bola_de_gude

LIMPS:

O grito de “LIIIIIIIIIIIMPS” é apenas para limpar alguma sujeirinha que esteja no trajeto em que você vai jogar a sua bolinha. Muito bom quando você tá jogando em lugares com bastante pedras.

peteca-gude

JEITS/ AJEITS

Como o nome já fala, é um “jeito” para melhorar o lugar em que você vai jogar a sua bolinha. É muito utilizado quando sua bolinha cai em barrancos e você precisa jogar de um lugar melhor. Fala “JEITS” e mede com palmos (técnica rústica) e muda de posição de acordo com a lógica de distância.

Bola-de-gude

 

ALTS:

Quando o recurso “JEITS” e “LIMPS” não funcionam peça “ALTS” e apoie um dedo no chão enquanto a outra mão(que vai jogar a bolinha) está em cima da mão do dedo apoiado e efetue a jogada. 😉

bolinha_de_gude

 

TROKS:

É quando você vê que sua bolinha está uma merda e vai lá e troca por outra que você tem.

HarliJordean3

 

 

Deu pra lembrar um pouco da infância? Pensar que as crianças dessa geração talvez nem saibam o que é bolinha de gude. 🙁

Enfim, se você tem mais alguma palavra e queira compartilhar com a gente, envie nos comentários que a gente vai atualizando o post com dicas de vocês. VAAAAAAAAAAAALEU!

Ator Eduardo Galvão morre vítima de covid-19, no Rio

O ator Eduardo Galvão morreu na noite de ontem (8), vítima de covid-19, aos 58 anos. A informação foi divulgada pela TV Globo, emissora para a qual o artista fez vários trabalhos. Galvão estava internado na unidade de tratamento intensivo (UTI) do Hospital da Unimed, no Rio de Janeiro.

O primeiro trabalho do ator na TV foi a novela O Salvador da Pátria, de 1989. Já sua última novela foi Bom Sucesso, de 2019. Na TV Globo, também participou de novelas como A Viagem, O Clone e Paraíso Tropical, entre outras.

Fez ainda parte do elenco de produções de outras emissoras, como a série Um Menino Muito Maluquinho, coproduzida pela antiga TVE (hoje TV Brasil). Ele também participou de filmes como Um Tio Quase Perfeito (2017) e Didi, o Caçador de Tesouros (2006).

DC Comics apresenta conteúdos exclusivos do ‘DC Future State’ na CCXP Worlds

Editora terá seis painéis entre conteúdos inéditos, como a criação da primeira Mulher Maravilha brasileira, e um papo de grandes artistas nacionais, como Gustavo Duarte, Rafael Albuquerque e Gabriel Picolo

São Paulo, 3 de dezembro de 2020 – A CCXP Worlds e a DC Comics acabam de anunciar seis painéis de conteúdos exclusivos durante os três dias de festival. Criadora de alguns dos super-heróis mais famosos do mundo como Batman, Superman e Mulher Maravilha, a editora traz com exclusividade ao Brasil todo o conteúdo sobre o ‘DC Future State’ – que mostra uma nova fase do multiverso e apresenta novos nomes para os mantos já conhecidos, como a brasileira Yara Flor, que irá assumir o manto da Mulher Maravilha. As novidades serão anunciadas por grandes editores da marca e pelo artista brasileiro Rafael Albuquerque.

Os fãs da DC também podem esperar um grande encontro entre artistas nacionais de destaque no cenário mundial. No painel, Rafael Albuquerque conversa com Gustavo Duarte e Gabriel Picolo sobre a reinvenção total dos heróis e dos vilões mais icônicos das histórias em quadrinhos. A programação completa dos painéis e os assuntos estão logo abaixo. Para outras informações e o line-up já divulgado, acesse https://www.ccxp.com.br.

Sexta-feira, 4 de dezembro

• Horário: 17h26 – 17h54 GMT; 12h26 – 12h54 PT

• DC Future State: Justice League Family: Venha conferir o que Eduardo Pansica, Robson Rocha, Tim Sheridan, Robbie Thompson, Geoffrey Thorne, Ram V. e Joshua Williamson estão fazendo em janeiro e fevereiro no projeto DC Future State! Por que Robbie Thomas diz que o tema de “Future State: Suicide Squad” é “Amanda Waller Wins,” e Tim Sheridan revela quem mais (ou mais ainda) além do fato de que Red X fará o salto da animação para os quadrinhos e será apresentado no “Future State: Shazam” e o “Future State: Teen Titans”? Além disso, você poderá ver em primeira mão várias obras de arte do Future State antes que as edições cheguem às prateleiras! O painel será moderado pelo editor da DC Alex Carr.

• Horário:18h24 – 18h52 GMT; 13h24 – 13h52 PT

• DC Draws YA e Middle Grade com Gustavo Duarte e Gabriel Picolo: Os artistas brasileiros Gustavo Duarte (“Dear Justice League”, “Dear Super-Villains”) e Gabriel Picolo (“Teen Titans”) discutem a reinvenção dos super-heróis e super-vilões mais icônicos da DC com foco em um público mais jovem. O painel será moderado pelo artista da DC Rafael Albuquerque.

Sábado, 5 de dezembro

• Horário: 15h55 – 16h24 GMT; 10h55 – 11h24 PT

• DC Future State: Voices of Mulher Maravilha: Veja o que Jen Bartel, Becky Cloonan, Michael W. Conrad, Joëlle Jones, Alitha Martinez e L.L. McKinney farão em janeiro e fevereiro para o DC Future State! Painel moderado pelo editor da DC Jamie Rich.

• Horário: 16h24 – 16h57 GMT; 11h24 – 23h57 PT

• DC Future State: New Talent Showcase: Confira o que Jeremy Adams, Meghan Fitzmartin, Sean Lewis, Giannis Milonogiannis, Paula Sevenbergen e Brandon Thomas farão em janeiro e fevereiro para DC Future State! De quem Jeremy Adams está falando quando diz “A morte vem para todos nós” e observe a reação de Brandon Thomas quando Megan Fitzmartin diz “Eu quero deixar Tim Drake o mais triste possível”. Tudo isso e muito mais! Painel moderado pela editora da DC Jessica Chen.

Domingo, 6 de dezembro

• Horário: 17:12 – 17:40 GMT; 12h12 – 12h40 PT

• DC Future State: Batman: Junte-se a Emanuela Lupacchino, Stephanie Phillips, John Ridley, Mariko Tamaki e Gene Luen Yang para dar uma olhada nos bastidores do que está reservado para o Cavaleiro das Trevas e seus aliados criminosos quando o DC Future State invadir Gotham City! Painel moderado pelo editor DC Ben Abernathy.

• Horário: 18h40 – 19h08 GMT; 13h40 – 14h08 PT

• DC Future State: Superman: Venha conferir no que Marguerite Bennett, Brandon Easton, Phillip Kennedy Johnson, Mark Russell e John Timms vão trabalhar em janeiro e fevereiro para o DC Future State! Os participants do painel sobre o Superman (e a Superwoman) usam a mesma palavra para descrever o super-herói mais antigo da DC: esperança. Mas todos eles têm uma ideia muito diferente do que isso significa no DC Future State! Painel moderado pela editora associada da DC Brittany Holzherr .

Como participar da CCXP Worlds

O cadastro para a CCXP Worlds é gratuito na categoria Free, que dará direito a quase todas as áreas do evento – com exceção do Thunder Arena, que pode ter alguns conteúdos não liberados. Para ter acesso total às principais transmissões do festival, basta adquirir o pacote Digital Experience (R﹩ 35,00). Nesta modalidade, o fã ainda receberá uma credencial virtual, enviada por e-mail, além de outras funcionalidades e interações, acesso à masterclasses e pré-venda da CCXP21.

Para quem gosta de viver a experiencia completa, o plano o Home Experience (R﹩ 35,00 + RS 21,00 de frete) tem como diferencial o envio de um kit físico contendo a credencial da edição, junto com um cordão, tag de porta, pin e stickers. Já o Epic Experience (R﹩ 450,00 + RS 21,00 de frete) é feito para deixar o mundo dos fãs ainda mais especial. Ele será composto por um kit com credencial física, produtos dos estúdios e oficiais da CCXP – incluindo dois cordões, tag de porta, pin, stickers, balde de pipoca, camiseta, copo, moletom, boné e pôster. Também haverá desconto no ingresso da CCXP21 e venda exclusiva de colecionáveis Iron Studios.

Sobre CCXP Worlds: A Journey of Hope

Em 2019, a CCXP recebeu 282 mil visitantes, quebrando recorde de público e se estabelecendo mais uma vez como o maior festival de cultura pop do planeta. Este ano, a edição especial CCXP Worlds: A Journey of Hope acontece de forma totalmente virtual e, vai alcançar os lares de fãs do mundo inteiro nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. Outras informações em www.ccxp.com.br.

FREE EXPERIENCE – Sem custo, com cadastro

• Acesso à plataforma CCXP Worlds*

• Acesso ao conteúdo de todos os palcos, incluindo a Thunder Arena, Artists’ Valley, Creators Universe, Omelete Stage e Cosplay Universe**

*Alguns produtos e/ou serviços como experiência de Meet & Greet virtual podem ser cobrados separadamente.

**Não inclui acesso à Masterclasses

DIGITAL EXPERIENCE – Valor: R﹩ 35,00

• Acesso à plataforma CCXP Worlds, com interações e funcionalidades exclusivas*

• Acesso ao conteúdo de todos os palcos, incluindo o Thunder Arena, Artists’ Valley, Creators Universe, Omelete Stage e Cosplay Universe

• Acesso exclusivo à masterclasses

• Credencial digital da CCXP Worlds

• Descontos em parceiros

• Pré-venda CCXP21

*Alguns produtos e/ou serviços como experiência de Meet & Greet virtual podem ser cobrados separadamente

Opção ideal para quem mora fora do Brasil ou não deseja pagar o frete.

HOME EXPERIENCE – Valor: R﹩ 35,00 + R﹩ 21,00 de frete

• Acesso à plataforma CCXP Worlds, com interações e funcionalidades exclusivas*

• Acesso ao conteúdo de todos os palcos, incluindo o Thunder Arena, Artists’ Valley, Creators Universe, Omelete Stage e Cosplay Universe

• Acesso exclusivo à masterclasses

• Home Kit: receba em casa sua credencial física em um kit com cordão, tag de porta, pin e stickers da CCXP Worlds

• Descontos em parceiros

• Credencial digital da CCXP Worlds

• Pré-venda CCXP21

*Alguns produtos e/ou serviços como experiência de Meet & Greet virtual podem ser cobrados separadamente.

EPIC EXPERIENCE – Valor R﹩ 450,00 + R﹩ 21,00 de frete

• Acesso à plataforma CCXP Worlds, com interações e funcionalidades exclusivas*

• Acesso ao conteúdo de todos os palcos, incluindo o Thunder Arena, Artists’ Valley, Creators Universe, Omelete Stage e Cosplay Universe

• Acesso exclusivo à masterclasses

• Epic Kit: receba em casa sua credencial física e produtos oficiais CCXP Worlds, como pôster, moletom, camiseta, boné, copo, balde de pipoca, pins, stickers, dois cordões e tag de porta

• Descontos em parceiros

• Credencial digital da CCXP Worlds

• Pré-venda CCXP21

• Valor especial em ingressos da Pré-venda CCXP21

*Alguns produtos e/ou serviços como experiência de Meet & Greet virtual podem ser cobrados separadamente.