Arquivos

Vinho com massas: Isabela ensina como harmonizar

Um dos acompanhamentos mais tradicionais para massas é um bom vinho. A escolha do rótulo está atrelada ao tipo de molho que será servido com a massa. Pensando nisso, a Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, traz dicas para ajudar na escolher do vinho ideal e ainda ensina como fazer Espaguetini dos Mares do Sul. Confira:

Molho ao sugo: para equilibrar a acidez do tomate, que é marcante no molho ao sugo, recomenda-se um tinto de médio corpo. Vinhos com aromas frutados também são bem-vindos, pois intensificam os sabores. O molho ao sugo combina com cortes diversos, como o gnocchi, espaguete e capeletti.

Molho pesto: os vinhos brancos e leves são os mais recomendados para servir com massas com molho pesto, que tem como diferencial a presença das ervas. Assim como o molho ao sugo, o pesto é versátil e combina com diversos tipos de cortes, como o espaguete, penne ou fusili.

Molho à bolonhesa: a intensidade da carne nesse tipo de molho harmoniza com vinhos tintos de sabor e aroma intensos e concentrados. O molho à bolonhesa é um dos mais queridos pelos brasileiros e combina com massas tipo lasanha, espaguete, ravioli ou conchiglione.

Molho branco: para equilibrar a gordura e a cremosidade presente no molho branco são recomendados vinhos brancos ou vinhos de taninos, que são macios e tem boa persistência. O molho branco combina com massas tipo talharim ou caneloni.

Molho com frutos do mar: recomenda-se o vinho rosé para equilibrar os sabores de um molho com frutos do mar. Outras opções são os frutados e florais, que possuem um frescor correspondente aos ingredientes. Um exemplo de receita com molho de frutos do mar é o Espaguetini dos Mares do Sul, sugestão irresistível de Isabela.

Agora, mãos na massa! Confira abaixo o modo de preparo: 

Espaguetini dos Mares do Sul

Ingredientes:

Para o molho

350 g de lagostins limpos

350 g de lulas limpas e cortadas em anéis finos Sal a gosto Pimenta-do-reino preta, moída na hora, a gosto

5 colheres (sopa) de azeite

6 dentes de alho picados

4 colheres (sopa) de cachaça

200 g de tomate-cereja cortados ao meio

Para a massa

1 colher (sopa) de sal

1 embalagem de Espaguetini Isabela (500 g)

2 colheres (chá) de erva-mate peneirada

Modo de Preparo:

 Prepare o molho

– Tempere os lagostins e a lula com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira em fogo alto, junte 1 colher (sopa) do azeite e doure metade dos lagostins, virando-os para que dourem por igual. Reserve e repita esse processo com o restante dos lagostins em mais 1 colher (sopa) do azeite.

– Retire os lagostins da frigideira, coloque mais 1 colher (sopa) do azeite e passe rapidamente as lulas para que mudem de cor. Reserve-as juntamente com os lagostins. Ainda na mesma frigideira, coloque o azeite restante, doure o alho e junte a cachaça. Acrescente os tomates e deixe que murchem levemente, até que soltem líquido. Retire do fogo, junte os lagostins, as lulas e reserve.

Prepare a massa

– Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, acrescente à frigideira com o molho e misture delicadamente para que toda a massa fique envolvida. Polvilhe a erva-mate e sirva imediatamente.

Rendimento: 10 porções

Tempo de Preparo: 40 minutos

Para mais informações sobre a Isabela, acesse www.isabela.com.br <http://www.isabela.com.br>