Vencedor do prestigiado Concurso Internacional Rainha Elisabeth da Bélgica em 2023, o cantor lírico sul-coreano Taehan Kim visita cinco capitais brasileiras em outubro, apresentando-se como recitalista e solista convidado de importantes formações orquestrais do país.
A turnê nacional tem direção artística de Cristina Barros Greindl e Fábio Caramuru e é apresentada pelo Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Peróxidos do Brasil, Coimpa/Umicore e BNP Paribas
O barítono abre sua turnê com um recital em Curitiba (PR), no dia 3 de outubro, quinta-feira, às 20h, no Auditório Regina Casillo, com entrada gratuita. O programa reúne as obras An Die Ferne Geliebte, op. 98, de Ludwig van Beethoven, Sechs Lieder, op. 13, de Clara Schumann e Dichterliebe, op. 48, de Robert Schumann. Na ocasião, Taehan Kim será acompanhado pelo pianista Marco Bernardo.
Taehan Kim – Jovem revelação da cena lírica internacional, Taehan Kim vem pela primeira vez ao Brasil. Aluno do Departamento de Música da Universidade Nacional de Seul, com apenas 22 anos de idade, prepara-se para ingressar no Ópera Studio Internacional da Ópera Estatal de Berlim.
O barítono sul-coreano acumula diversas conquistas em concursos internacionais de canto, incluindo o Brian Dickie Young Talent Award no Prêmio Neue Stimmen em 2022, o 2º lugar no Prêmio Gwangiu, o Prêmio Bolsa de Estudos do Concurso Internacional Riccardo Zandonai e o Prêmio Extraordinário do Concurso Tenor Viñas, no mesmo ano.
Ele também conquistou o 2º lugar na competição internacional de Joongang e foi laureado na edição 2018 do Shinhan Music Awards. Já se apresentou em produções como “The Tales of Hoffmann”, com a SNU Symphony Orchestra e em recitais com Jihyun Joy Kang para a Kumho Asiana Cultural Foundation.
Prêmio Rainha Elizabeth da Bélgica – A competição internacional existe desde 1937 e é uma das mais respeitadas do gênero, premiando pianistas, violinistas, violoncelistas, cantores e compositores (alternadamente entre um ano e outro) do mundo todo. Seu nome é uma homenagem à monarca belga, que dedicou-se ao violino como seu instrumento.
Outras apresentações no Brasil – Taehan Kim também apresenta-se no dia 5 de outubro, sábado, às 18h, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Já nos dias 10 e 11 de outubro, quinta e sexta-feira, às 20h30, o cantor será o solista convidado em dois concertos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG), sob regência do maestro Vincent de Kort.
Em seguida, no dia 13 de outubro, domingo, às 11h, Taehan apresenta-se em recital no Cultura Artística, em São Paulo (SP). Por fim, no encerramento de sua turnê pelo país, Taehan Kim volta ao palco como solista, dessa vez ao lado da Orquestra Amazonas Filarmônica, sob a batuta do maestro Luiz Fernando Malheiro, dia 17 de outubro, quinta-feira, às 20h, no Teatro Amazonas, em Manaus (AM).
SERVIÇO
3 de outubro, quinta-feira | 20h | Curitiba (PR) | Recital
Auditório Regina Casillo | Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro
Ingressos | Entrada gratuita – Estacionamento gratuito no local | Informações | (41) 3310 6803
Taehan Kim, barítono; Marco Bernardo, Piano
Programa:
Ludwig van Beethoven | An Die Ferne Geliebte, op. 98
Clara Schumann | Sechs Lieder, op. 13
Robert Schumann | Dichterliebe, op. 48
Deixe um comentário