Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba Expande Campanha de Vacinação Contra a Gripe
Em uma ação voltada para aumentar a cobertura vacinal e combater a circulação de vírus respiratórios, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba irá ampliar a vacinação contra a gripe em locais estratégicos da cidade, como supermercados e quartéis do exército.
Localização das Vacinas
Neste sábado, 31 de maio, duas unidades, localizadas nos bairros Tatuquara e Sítio Cercado, contarão com equipes de saúde realizando a vacinação. Além disso, nove Unidades de Saúde estarão abertas, com a vacina disponível para todos com seis meses ou mais. A partir da primeira semana de junho, a vacinação se estenderá a quartéis e empresas.
“Já enfrentamos um aumento de atendimentos na rede municipal devido a sintomas respiratórios. A vacina é a melhor estratégia para prevenir a gravidade da gripe, especialmente para grupos vulneráveis, como idosos e crianças”, afirmou Tatiane Filipak, secretária Municipal da Saúde.
Parte do Plano de Contingência
Esse reforço na vacinação integra o plano de contingência do município para o atendimento a síndromes respiratórias. A vacina pode ser encontrada em 107 Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira. Para detalhes sobre endereços e horários, acesse o site Imuniza Já Curitiba.
Entidades religiosas e associações também foram convidadas a participar da campanha, ampliando o alcance da imunização.
Calendário de Vacinação
Disponível para todos a partir de seis meses
- Sábado – 31/05: Mercado Agrimar – Rua Enette Dubard, 281, Tatuquara – 9h às 12h
- Sábado – 31/05: Supermercado Condor – Rua Izaac Ferreira da Cruz, Sítio Cercado – 10h às 14h
- Segunda-feira – 02/06: Quartel General do Pinheirinho – Rua 31 de Março, s/n – 9h às 16h (dirigida aos militares)
- Terça-feira – 03/06: Viação Sul – Rodovia dos Minérios, 3.000, Taboão – 8h às 12h
- Quarta-feira – 04/06: Viação Sul – 13h30 às 16h30
- Quinta-feira – 05/06: 13º Batalhão da Polícia Militar – 9h às 12h
- Sexta-feira – 06/06: Secretaria de Estado do Esporte – 14h às 17h
- Sábado – 07/06: Supermercado Condor – 9h às 12h
- Sábado – 07/06: Gigante Atacadista – 9h às 12h
Avanço na Cobertura Vacinal
Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, em 1º de abril, cerca de 335 mil doses foram administradas. Até 25 de maio, a cobertura entre os grupos prioritários atingiu 39%, abaixo da meta de 90%.
“É crucial que as pessoas se vacinem o mais cedo possível. O organismo leva cerca de 15 dias para desenvolver imunidade após a aplicação da vacina”, alerta Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da SMS.
A vacina oferecida pelo SUS é trivalente, cobrindo as cepas da influenza B, H1N1 e H3N2, que são as mais relevantes para a saúde pública neste período. A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza a importância da imunização, especialmente para os grupos mais vulneráveis.
Palavras-chave relacionadas: notícias de Curitiba, previsão do tempo em Curitiba, shows em Curitiba 2025, agenda de eventos Curitiba, o que fazer em Curitiba, Curitiba hoje, clima Curitiba, eventos gratuitos em Curitiba.
Siga a gente nas rede sociais