Usar água potável para lavar calçadas em Curitiba pode passar a ser proibido por lei

Usar água potável para lavar calçadas em Curitiba pode passar a ser proibido por lei. A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) analisa, nesta terça-feira (18), o projeto de lei para proibir o uso de água potável para lavar calçadas. A capital e a região metropolitana estão, desde maio do ano passado, em situação de emergência hídrica, decretada pelo Governo Estadual devido à estiagem, e os moradores enfrentam uma rotina de rodízios do abastecimento há mais de 1 ano, em plena pandemia da Covid-19.

Segundo dados da Sanepar o nível dos reservatórios que abastecem Curitiba está em 54,78%, neste dia 17 de maio, índice considerado baixo pela empresa, e por isso ainda mantém o rodízio do abastecimento.

O autor da proposta, o vereador Dalton Borba (PDT) alerta sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos, principalmente nesse período que enfrentamos uma das maiores crises hídricas dos últimos 50 anos no Paraná.

“O projeto objetiva coibir o uso indiscriminado da água potável, recurso natural finito que é essencial para a existência tanto do ser humano quanto dos demais seres vivos. A lei tem caráter educativo pedagógico, e o cidadão pode usar água de reuso, da máquina de lavar para fazer a limpeza “ , disse Borba.

A ideia é incluir a proibição no texto da lei municipal 10.785/2003, que dispõe sobre o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações (PURAE). 

Conforme o projeto de lei, água potável é “aquela apropriada para o consumo humano”. A quem descumprir a regra, inicialmente seria feita a orientação sobre o uso racional da água. Se a infração persistir, é proposta uma advertência por escrito. 

Se mesmo assim a lei for descumprida, caberá aí a aplicação de multa de R$ 250. O valor da multa pode chegar a R$ 500, em caso de reincidência e será reajustado anualmente pelo índice de atualização monetária aplicado pelo município. Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Rafael Greca, a lei entrará em vigor 180 dias após a publicação no Diário Oficial do Município.

Informações Banda B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Raízes Culturais do Paraná é tema do Sunday Funday deste domingo no ParkShoppingBarigüi

As raízes da cultura paranaense são o tema do próximo Sunday Funday que acontece neste domingo, 21 de agosto. O evento é gratuito e aberto ao público. Pratos típicos paranaenses como Pão no Bafo e Barreado estão entre as atrações com muita música, dança, comida, bebida, feira de produtos artesanais e diversas atrações.

O ParkShoppingBarigüi será tomado pelo fogo de chão no estacionamento. Ao som de canções da cultura popular paranaense, o público vai acompanhar preparos de carnes suína, bovina, frutos do mar e outras delícias preparadas na brasa. O fogo fica por conta dos Porcadeiros e da chef Rosane Radecki, comandante do Restaurante Girassol, em Palmeira, e embaixadora gastronômica da cidade. A cultura caiçara será representada com pratos típicos com frutos do mar e apresentações artísticas de fandango. A agenda do dia ainda conta com tenda com brasagem (uma das fases de produção da cerveja) e fabricação de facas artesanais.

Com programação diversificada, o Sunday Funday oferece aulas (inscrições devem ser feitas pelo app Multi), apresentações musicais, dança, atividades esportivas, yoga, feirinha com produtos típicos e artesanais, entre outros.

Feira artesanal e gastronômica

Na feirinha, o público terá a oportunidade de conhecer e comprar outros produtos locais como erva-mate,  pães, geleias, mel, aventais, facas, tábuas e queijos.  Sardinha na brasa, sanduíche de lula, barreado, pão no bafo (unidades limitadas), ostras, bolinho de bacalhau, cafés, doces, cachaças, cervejas artesanais e pasteis são as opções presentes durante todo o dia de evento.

Aulas

A programação traz aulas durante todo o dia. Aulas-show sobre ostras, Pão no Bafo e harmonização de queijos e cerveja precisam de inscrição antecipadamente pelo app Multi, assim como a aula de yoga. Aulas de bike e skate são abertas ao público.Curiosidades

O Pão no Bafo é um prato típico feito com massa de pão cozida no vapor, carne de porco, repolho e cerveja escura e foi tombado como patrimônio cultural imaterial do Paraná. O prato típico pode ser saboreado no Restaurante Girassol, a 80 km da capital paranaense, e já é roteiro obrigatório para quem visita a cidade. Em aula especialmente elaborada para o Sunday Funday, a chef Rosane Radecki ensinará a receita. Os porcadeiros foram os equivalentes aos tropeiros, mas ao invés de levarem gados e mulas, levavam porcos. Esse movimento deu origem a várias cidades paranaenses. Atualmente, os Porcadeiros são conhecidos por entusiastas que se juntam para promover e valorizar a carne suína, especialmente a paranaense Porco Moura. São chefs de cozinha e apoiadores que se reúnem em ocasiões diversas para difundir a carne de porco.

Sunday Funday – Programação completa:

MÚSICA E DANÇA

10h – Musicalização infantil com cantigas tradicionais

12h15 – Música e dança típica caiçara

13h – Samba e MPB

15h30 – Música brasileira e paranaense

ATIVIDADES ESPORTIVAS

11h – Yoga com Yoga no Parque – inscrições antecipadas no app Multi

10h – 16h Aulas de bike

10h – 12h | 14h – 16h Aulas de skate (os participantes deverão levar skate e equipamento de proteção)

AULAS- SHOW GASTRONOMIA  – inscrições antecipadas no app Multi

11h – Tudo sobre ostras (A Ostra Bêbada):  tipos, onde comprar, como abrir ostras e como harmonizar ostras e vinhos

12h30 – Aprenda a fazer o Pão no Bafo (Chef Rosane Radeck)

15h – Harmonização de queijos e cervejas

OUTRAS ATIVIDADES

Feirinha de adoção pet – ONG Fica Comigo e Zeal Petshop

14-16H Dicas de educação pet com Meu Jeito Animal

Serviço:

Sunday Funday -21 de agosto, a partir das 10h

ParkShoppingBarigüi: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê

Entrada gratuita – em frente ao chafariz.

Inscrições para as aulas-show no app Multi.

Para saber mais sobre a programação, acesse parkshoppingbarigui.com.br ou @parkshoppingbarigui no Instagram.  #sundayfundayPkB 

Desafio de tatuagem, teste drive, shows e arrecadação de ração para uma ONG são os destaques do Encontro Two Dogs Curitiba 2022

No dia 20 de agosto Curitiba será palco do Encontro Two Dogs que vai reunir diversas atrações, teste drive de produtos, desafios, experiência 360 e, para ajudar o melhor amigo do homem, vai arrecadar ração que será encaminhada para a ONG Amigo Animal. O evento, que terá 12 horas de duração, será realizado na Vila Urbana Gastronomia e Cultura e faz parte da já conhecida campanha Mês do Cachorro Louco, momento em que a marca oferece até 47% de desconto em diversos produtos da marca na loja virtual, com frete grátis para todo o Brasil, e no showroom localizado em Curitiba, no Paraná.

O universo Two Dogs tem patinete e bicicletas elétricas, longboards, simulador de surf, hoverboards e outros produtos que reúnem mobilidade com diversão, e durante o evento haverá um stand com os produtos e também test drive para os participantes sentirem a emoção transmitida pelos equipamentos de micromobilidade. E com a Experiência 360, por meio da tecnologia de realidade aumentada, os visitantes vão vivenciar a experiência de andar em um TD-Monster, autêntico patinete off road com motor com potência de 1600W, e no Skate Elétrico Off-Road que pode atingir de até 35km/h.

Dentro do evento haverá a ação Vá de Two Dogs, que vai presentear com um kit as 20 primeiras pessoas que comprovarem que possuem um produto da marca. E tem ainda o Desafio Tatuagem Two Dogs: quem fizer a logo ou a imagem dos cachorros da marca não pagará pela tatuagem e ainda receberá  um kit Two Dogs mais um combo costela do Remis Food. E com foco na causa animal, a Ação SolidAUria Two Dogs vai arrecadar ração para a ONG Amigo Animal com direito a sorteio de muitos presentes. A cada quilo de ração doada gera um número para concorrer a prêmios como mini droid, longboard, perfuração no studio de tatuagem e mochilas recheadas de itens. E como não poderia faltar música, haverá show de samba e pop rock. Para mais informações acesse: https://www.sympla.com.br/encontro-two-dogs-curitiba-2022__1669325

Marque na agenda:

Encontro Two Dogs Curitiba 2022

Dia 20/08, das 11h00 às 23h00

Endereço: Vila Urbana Gastronomia e Cultura, rua Marechal Deodoro, nº 686, Centro, Curitiba, Paraná.

Estacionamento de bikes e patinetes

Entrada Gratuita

Sobre a Two Dogs

Empresa nacional fundada em 2008, tornou-se referência na área e é uma das maiores importadoras de produtos elétricos para diversão e micromobilidade do país. É reconhecida pela garantia dos produtos e suporte técnico exclusivos, além de investir constantemente em tecnologias para tornar o passeio e a aventura mais radical e a vida mais sustentável.