UEL abre inscrições para o Vestibular 2022 na próxima segunda-feira

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre nesta segunda-feira (20), a partir das 17 horas, as inscrições para o Vestibular 2022, que será realizado, excepcionalmente, em fase única, dia 6 de março, com salas de provas distribuídas em escolas e faculdades em Londrina. Serão ofertadas 3.125 vagas em 52 cursos de graduação presenciais. As inscrições custam R$ 140,00 e podem ser feitas no portal da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) até as 23h59min do dia 3 de novembro.

Das 3.125 vagas, 2.509 são ofertadas para ingresso pelo Vestibular. As outras 616 vagas são disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). A primeira convocação dos aprovados no Vestibular 2022 será divulgada em 19 de abril, ao meio-dia. As aulas do ano letivo 2022 terão início em agosto do próximo ano.

Segundo a professora Sandra Garcia, Coordenadora da Cops, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão decidiu em julho seguir o modelo adotado no último concurso, realizado em 30 de maio deste ano. A prova será aplicada em um único dia, dividida em duas partes, sendo a primeira com 36 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais relacionados ao conteúdo do Ensino Médio; 10 testes de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa e quatro de Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês). A segunda parte será composta pela redação, uma produção textual em prosa.

Inscrições do Vestibular 2022 da UEL começam na próxima segunda-feira, dia 20 – LOndrina, 16/09/2021 – Foto: UEL

A expectativa é de mais de 27 mil inscritos, mesmo número de candidatos registrados este ano. Segundo a professora, o otimismo está relacionado ao bom desempenho da UEL nos rankings que atestam a qualidade do ensino e no trabalho realizado pela equipe de aplicação e fiscalização do último Vestibular.

Como na edição deste ano, para ter a redação corrigida os candidatos terão de alcançar pelo menos 26% da pontuação total na parte de Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e em Língua Estrangeira. A duração da prova também será de cinco horas, uma a mais do que nos anos anteriores, quando a prova era realizada em duas etapas.

PREVENÇÃO – A Coordenadora da Cops orienta que o concurso do próximo ano, mesmo com a intensificação da imunização contra a Covid-19 na população brasileira, será realizado de acordo com as regras sanitárias exigidas. Serão menos alunos nas salas de provas. Em 2021 foram utilizadas 1.439 salas em 64 locais distribuídos em Londrina – escolas públicas e privadas, faculdades e o campus da UEL.

As recomendações serão as mesmas deste ano. Os candidatos deverão portar mais de uma máscara e levar as garrafas para se abastecer de água durante a prova. Também será incentivado o uso individual de álcool para desinfecção das mãos. “Se houver qualquer alteração vamos comunicar os estudantes”, afirma a professora.

CADASTRO PRÉVIO – A COPS divulgou novo procedimento que trará mais segurança aos dados dos candidatos a partir do Vestibular 2022. Durante as inscrições, a partir desta segunda-feira, no site COPS, eles deverão fazer um cadastramento prévio, com login e senha. A medida segue a Lei de Proteção de Dados e visa proteger as informações e dados pessoais dos vestibulandos. Para o cadastro, o candidato deverá anexar uma foto da identidade (RG) e definir uma senha de acesso.

MANUAL DO CANDIDATO – Os estudantes já podem acessar o Manual do Candidato a partir desta quinta-feira (16), antes mesmo da abertura das inscrições. O documento está disponível no site da COPS – Manual do Candidato – e traz todas as informações relativas ao processo do Vestibular 2022 como cronograma de datas, peso de cada matéria, oferta de vagas por curso e recomendações para o estudante participar do Vestibular pelo processo excepcional, em fase única, com toda a segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colégio Positivo inicia ano letivo com reformas em unidades do Paraná e Santa Catarina

Quatro unidades do Colégio Positivo iniciam o ano letivo de 2023 com novidades para estudantes de todas as idades, professores e familiares de alunos. Obras de reforma e ampliação foram iniciadas ainda em novembro do ano passado para serem concluídas a tempo de receber crianças e adolescentes que voltaram às aulas em fevereiro.

Em Ponta Grossa, no Colégio Positivo – Master, o espaço destinado à Educação Infantil foi renovado e ganhou quatro novas salas de aula. Outras três salas novas devem ser utilizadas pelo 1.º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, os alunos da Educação Infantil terão à disposição uma sala de música e um ateliê de arte.

“Todas as turmas de 1.º ano foram recebidas em ambientes modernos e atrativos, de modo a estimular o desenvolvimento adequado dessa faixa etária e permitir melhor aproveitamento dos espaços de uso comum da Educação Infantil”, explica a diretora do Colégio Positivo – Master, Carla de Freitas. Segundo ela, com a mudança das turmas de 1.º ano para as novas salas da Educação Infantil, as que eram utilizadas anteriormente passarão a ser Salas Clip, onde serão dadas as aulas de Língua Inglesa dos Anos Finais, já que essas aulas são ministradas em turmas reduzidas.

Internacional

Uma das unidades em Curitiba, o Positivo International School, entrou no cronograma de reformas com diversas intervenções para que o ano letivo de 2023 seja mais produtivo para os estudantes. Entre as alterações realizadas estão um hall totalmente projetado para atender à Educação Infantil, e a abertura de visores nas salas de aula dessa faixa etária. O solário também está sendo melhorado, a área de convivência foi revitalizada e ampliada e, para completar, uma nova sala de professores.

Novidades em Londrina

No norte do estado, o Colégio Positivo – Londrina também tem recebido melhorias ao longo dos últimos meses. De acordo com o diretor do colégio, Julio Felis, “a construção do novo complexo esportivo cultural e a reforma do antigo são as duas intervenções que trarão grande impacto visual para estudantes, equipes pedagógicas e familiares”.

Quadra poliesportiva, salas preparadas para receber aulas de dança, luta e outras modalidades estão entre as benfeitorias, bem como uma sala multiuso. Uma mini quadra foi construída para uso exclusivo da Educação Infantil e os alunos poderão, ainda, desfrutar da modernização feita na área de convivência utilizada durante os intervalos. Por fim, novas salas de aula e a modernização do espaço utilizado para embarque e desembarque da Educação Infantil completam a lista de novidades para a volta às aulas.

Joinville

Situado em uma das maiores cidades de Santa Catarina, o Colégio Positivo – Joinville também começa o ano com novas estruturas. Na Educação Infantil o foco foi revitalizar as salas de aula e os parques e adquirir brinquedos mais novos e modernos, já o Ensino Fundamental e Médio ganham salas revitalizadas e um pátio completamente reformado. 

O prédio do Ensino Médio também está sendo todo reformado e passa a contar com salas de aula e auditório mais modernos, além de salas makers e lounges em cada um dos andares. A ideia é otimizar a convivência entre os estudantes não só nesses espaços, mas também na cantina, na entrada do colégio e nos corredores, que estão sendo igualmente reformados. “Queremos receber nossos alunos em uma escola mais moderna e com cara nova. Está prevista, ademais, a nova quadra poliesportiva, além da construção de uma nova biblioteca e sala dos professores. Tudo está sendo feito de forma a alinhar a infraestrutura à nossa proposta pedagógica inovadora e diferenciada”, destaca a diretora do Colégio Positivo – Joinville, Patrícia Menezes Barcelos Corrêa.

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo – Água Verde e o Colégio Positivo – Boa Vista atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Londrina. Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, com a aquisição da St. James’, em Londrina (PR), o Colégio Positivo passa a contar com 16 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 16 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Dicionário mais acessado do Brasil agora tem áudios para indicar pronúncias

Os usuários do dicionário online mais acessado do Brasil, o Dicio, além de conferir o significado das palavras, agora têm a possibilidade de ouvir a pronúncia correta de cada uma delas. Disponível em alguns dicionários internacionais, o recurso passa a ser usado pela primeira vez em uma ferramenta de consulta em língua portuguesa.

Indicar a pronúncia correta também é uma função dos dicionários. Para isso, no século XIX, foi criado o alfabeto fonético internacional. Como os dicionários eram impressos, esta era a única forma de tornar essa informação universal. Quando os dicionários passaram para o modelo digital, o alfabeto fonético foi junto. Com a evolução da tecnologia, hoje é possível disponibilizar a pronúncia em formato de aúdio.

Paulo Stenzel, head de comunicação da 7Graus – editora responsável pelo Dicio – explica a importância da nova ferramenta. “Ao contrário do que possa pensar o senso comum, indicar a pronúncia correta também é função dos dicionários. Em alguns vocábulos, o único traço distintivo de sentido é a pronúncia. Isto é, a alteração do modo como uma palavra é falada pode influenciar a nossa comunicação, tanto no que entendemos da fala de alguém como no que buscamos expressar através das nossas próprias palavras”, afirma.

Normalmente, aprendemos a associar letras aos sons, aos fonemas. Popularmente associamos uma letra a um fonema, ao qual chamamos de “som”. Mas nem sempre é assim. Há letras que representam mais de um “som”, e o dicionário tem o papel de indicar: “atenção: esta palavra está escrita com s, mas tem som de z”. Além disso, algumas palavras, embora tenham a mesma grafia, são pronunciadas de formas diferentes. Outras, embora não tenham acento gráfico, têm o som mais aberto ou fechado.

Stenzel lembra ainda da importância de indicar a pronúncia correta para os estrangeiros. “Pessoas de outras nacionalidades também usam o dicionário para saber o modo correto de pronunciar uma palavra. O dicionário precisa indicar estas variações todas”, explica.

Os dicionários tradicionais, impressos, traziam sempre a indicação da pronúncia por meio do alfabeto fonético internacional, como neste exemplo com a palavra ideia: ideia /iˈdɐjɐ/. Por mais de um século, supõe-se que em razão da limitação do papel, este recurso foi a única forma de indicar para as pessoas o modo correto de dizer as palavras, tendo em conta o padrão de pronúncia.

Embora muito útil e eficaz, o alfabeto fonético é pouco intuitivo e de difícil compreensão para quem usa um dicionário, restringindo o saber da pronúncia aos que conseguem decifrar seus símbolos. “Com os recursos tecnológicos atuais, o Dicio optou por substituir o sistema de transcrição fonética pela simplicidade do áudio. A intenção é democratizar este conhecimento e torná-lo mais acessível a toda a população”, completa Stenzel.

Sobre o Dicio e a 7Graus

Criado em 2009, o Dicio recebe cerca de 100 milhões de visitantes únicos por ano e é o dicionário digital mais consultado do Brasil. O glossário é um dos produtos da 7Graus, startup portuguesa que é líder em mídia na Internet especializada na criação e distribuição de conteúdos gratuitos que ajudam a vida das pessoas de diferentes maneiras. A empresa gerencia mais de 60 sites relacionados à Educação, Cultura, Carreira, Finanças e Tecnologia, incluindo os populares entre os brasileiros Pensador, Calendarr, sinonimos.com.br, todamateria.com.br e antonimos.com.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com