Arquivos

Tutores levam cães e gatos para a castração gratuita de pets promovida pela Prefeitura de Curitiba


Tutores de cães e gatos estiveram nesta quinta-feira (29/6) no estacionamento da Rua da Cidadania do Fazendinha para a castração de gratuita dos pets.

Ação é realizada pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, começou no dia 26 e vai até o dia 30 de junho.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) promove periodicamente os mutirões de castração de cães e gatos como parte da política pública de proteção animal de Curitiba.

De acordo com a veterinária Jéssica Valente, do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, podem participar das cirurgias cães e gatos de ONGs, protetores independentes e tutores elegíveis e moradores dos bairros da regional Fazendinha/Portão com animais de 5 meses a 8 anos.

Os interessados devem estar com os cadastros em dia junto à Rede de Proteção Animal e atender aos requisitos de participação.

Controle populacional e doenças

Os tutores de gatos estão sendo atendidos das 8h às 10h, enquanto os de cães das 10h às 13h.

“A castração é recomendada porque faz o controle o populacional. É preciso levar em conta que uma das principais causas de abandono de pets ocorre por causa de gestações indesejadas”, explicou Jéssica.

Além disso, o procedimento é benéfico para a saúde dos animais e influi positivamente no comportamento, reduzindo a agressividade.

“Animais castrados têm menos chance de desenvolver algumas doenças, no caso das fêmeas, o câncer de mama e infecção no útero, e no caso dos machos, o câncer de testículos e de próstata”, advertiu a veterinária.

Três de uma vez

A tutora Adriana de Fátima da Silva, 45 anos, levou logo três pets para castração: a sharpei Texana e dois filhotes, cruza de sharpei com labrador, Ozi e Luke. Os dois serão disponibilizados para adoção. “Vale a pena porque é muito importante para a saúde deles”, comentou Fátima.

Maria Eduarda de Souza, 18 anos, e o avô Abel Pedroso dos Santos, 75, levaram os gatos Peter e Amora para castração. “Além de prevenir doenças também é importante porque evita que tenham filhotes”, disse Maria Eduarda, que tem mais dois bichanos em casa.

Procedimento previne doenças

Quem já passou pela experiência traumática de perder um pet por motivo de doença sabe o quanto é importante a castração.
É o caso de Cecília Goh, 20 anos, que sofreu com a morte da sua cadela por câncer de mama no ano passado.

“Foi muito triste, ficamos traumatizados”, contou ela, que estava acompanhada da mãe, Janaína Goch, 43. Para evitar que isso se repita, elas levaram a cadela da raça american bully, chamada Theodora, para castrar.

“Não queremos cria porque já temos outros quatro cachorros e estamos pensando na saúde dela também”, disse Cecília.

Castração e implante de microchip

Além da castração, todos os animais atendidos pelo programa recebem microchip eletrônico de identificação, com código exclusivo vinculado aos dados do cidadão responsável pelo animal. 

Até agora já foram castrados 454 animais na ação realizada na Rua da Cidadania dos Fazendinha, sendo 261 cães e 193 gatos.
Para esta etapa, a Rede de Proteção Animal disponibilizou 2.500 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo site da Proteção Animal de Curitiba, na área de eventos. 

As castrações serão feitas até dia 30 de junho e depois no período de 3 a 7 de julho no estacionamento da Rua da Cidadania Fazendinha/Portão, na Rua Carlos Klemtz, 1.700. 

Procuração eletrônica

Para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o site da Rede de Proteção Animal permite indicar quem será o acompanhante do animal no dia da cirurgia, se o responsável não puder comparecer.

Animais sob os cuidados de protetores ficam com seus dados vinculados ao que levam para castração até que sejam devidamente transferidos ao novo responsável quando adotados.

Desde 2017, a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba promove, entre outras atividades, as ações de castração de animais como política pública para promoção da saúde única e evitar o abandono de crias indesejadas. Desde então, mais de 95 mil cães e gatos foram beneficiados pelo Programa Municipal de Castração Gratuita.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba