Eventos consolidam a instituição como polo de formação de profissionais da área da saúde
As primeiras turmas dos cursos de Medicina e de Enfermagem da UNIFAPI iniciaram oficialmente suas vidas acadêmicas na instituição. Eles participaram da tradicional Cerimônia do Jaleco Branco, um marco para os estudantes da área da Saúde e também para a história da própria instituição.
Em dois eventos distintos, destinados a cada curso, os alunos foram prestigiados por familiares e amigos na cerimônia que simboliza o ingresso na área da Saúde. Ao receberem o jaleco branco, os graduandos são reconhecidos pelo esforço no ingresso à faculdade e também recebem informações sobre a importância e o uso correto deste que é um equipamento de proteção individual.
“Iniciamos aqui uma jornada que, ao final, teremos sucesso junto com os alunos, seus raciocínios, suas vivências, com todas as esferas que a Saúde possa nos apresentar. Certamente, todos terão a oportunidade de concluir o curso como ótimos médicos. Sejam muito bem-vindos”, disse o coordenador do curso de Medicina da UNIFAPI, dr. André Bernardi.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Giovana Fratin, destacou a importante troca que envolve a formação na área. “Nós estamos olhando por vocês porque nós confiamos em vocês. Vocês vão nos substituir e vocês vão nos cuidar. Eu falo que nós estamos envelhecendo e que é maravilhoso envelhecer. Só que a gente precisa ser cuidado. Nós estamos passando o conhecimento que nós temos, mas não estamos só ensinando. É uma troca. Cada palavra que vai é uma palavra que vem. É um aprendizado contínuo e constante”, destacou.
Para a abertura oficial dos dois cursos, as cerimônias contaram com Aulas Magnas ministradas por profissionais renomados na área. “Existe um compromisso que os senhores têm que assumir desde os primeiros dias da carreira médica, dentro da Escola Médica, o de serem médicos para homens e almas. Muitas vezes não nos necessitará mais do que aliviar o sofrimento daqueles que padecem em sua frente, uma vez que a Medicina tem esgotado todos os seus recursos. Ainda assim, o papel do médico se faz fundamental no alívio das dores do corpo e da alma”, comentou aos alunos de Medicina o professor doutor José Faria, em sua Aula Magna. A Aula Magna do curso de Enfermagem foi ministrada pela Carmen Cristina Moura, que também tem valiosa atuação na área.
Os alunos foram acolhidos por convidados especiais para a cerimônia, entre eles representantes do Governo do Paraná e de prefeituras da Grande Curitiba, secretários municipais de Pinhais, o presidente do Conselho Regional de Medicina, dr Romualdo Gama, além de representantes do SAMU e dos hospitais parceiros da UNIFAPI: Hospital IPO, Hospital Menino Deus, Hospital San Julian, Hospital São Roque e Hospital Fundação Pró Pinhais
Formação em Saúde
Além de celebrar o início dos cursos na instituição, a realização da Cerimônia do Jaleco Branco consolidou a UNIFAPI como um importante polo de formação em Saúde na Região Metropolitana de Curitiba e em todo o Paraná.
Todo o conhecimento que envolve a formação em Medicina e Enfermagem também representa mais desenvolvimento e promoção da saúde nos municípios da Grande Curitiba, uma vez que a UNIFAPI tem parcerias com hospitais e serviço público de saúde da região, promovendo a vivência prática dos alunos e acesso ao conhecimento dos docentes com vasta experiência.
“Agradeço a todos os nossos parceiros, públicos e privados, que oportunizaram que esses alunos possam ter a melhor experiência nos ambientes externos de aprendizagem seja nas Unidades Básicas de Saúde, nos hospitais municipais, estaduais ou privados”, agradeceu a diretora geral da UNIFAPI, Fabiula Schmidt.
Deixe um comentário