Três estabelecimentos fechados e 23 vistoriados no fim de semana em Curitiba

Vinte e três estabelecimentos comerciais vistoriados, três fechados e quatro notificados. Foi esse o resultado dos dois dias de Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), promovida neste sábado e domingo (3/5), em diferentes bairros da cidade. O principal objetivo das fiscalizações foi verificar a adequação dos locais à resolução municipal nº 1/2020, que trata das medidas complementares de prevenção à covid-19.

As fiscalizações foram realizadas por equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo. Paralelamente, a Prefeitura de Curitiba promoveu fiscalizações orientativas, com a participação de fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo e Guarda Municipal, em diferentes bairros da cidade.

Nestas averiguações os responsáveis pelos estabelecimentos receberam cópias do documento e indicações de como seguir o protocolo do município.

Domingo

Na tarde de domingo, fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo expediram notificação determinando a paralisação imediata das atividades em um bar e lanchonete na Rua Deputado Leoberto Leal, no Guabirotuba.

No momento da interdição, o local funcionava com as mesas muito próximas umas das outras, ignorando a exigência de distanciamento de 1,5 metros entre os clientes, sem demarcações para fila no caixa, também para evitar aglomeração, e sem controle de entrada e saída de clientes. O estabelecimento foi notificado ainda por irregularidades no alvará de funcionamento.

No Cristo Rei, um bar localizado na rua Schiller, também foi notificado devido a irregularidades no alvará. Em outros oito estabelecimentos, vistoriados pelas equipes da AIFU e pela equipe velada da Polícia Militar não foram registradas inadequações.

No sábado, a Ação Integrada de Fiscalização Urbana vistoriou 13 estabelecimentos e um bar no bairro Água Verde e uma loja de móveis no Novo Mundo tiveram as atividades paralisadas por não atenderem as determinações para este período de pandemia. Outros três receberam notificações devido a irregularidades no alvará.

Por aglomeração e descumprimento de resolução sanitária, bar e loja de móveis são fechados

Sem aglomerações

Para coibir o agrupamento de pessoas a Prefeitura atuou fortemente nos bairros. Além do trabalho da Aifu foram realizadas fiscalizações orientativas com a participação da guarda municipal e fiscais do urbanismo em dezenas de bares, lanchonetes, distribuidoras de bebidas, lojas e em atividades coletivas em praças.

As averiguações tiveram início na noite de quinta-feira (30/4), véspera de feriado do Dia do Trabalho, quando nove comércios que haviam sido denunciados pela população por meio do 156 foram vistoriados. Seis estavam adequados às normas sanitárias, no entanto, cinco foram notificados por apresentarem irregularidades no alvará de funcionamento. Em três dos estabelecimentos não havia atividades no momento da fiscalização.

Sérgio Moro recebe carteira da OAB e abre escritório em Curitiba

Antes de começar a advogar, no entanto, Moro deverá acabar de cumprir a quarentena de seis meses determinada pela Comissão de Ética da Presidência.

O ex-juiz federal que conduziu a Lava Jato e colecionou desafetos entre alguns criminalistas vai atender sua futura clientela em um endereço de Curitiba, base e origem da maior operação já desencadeada no País contra a corrupção.

Antes de começar a advogar, no entanto, Moro deverá acabar de cumprir a quarentena de seis meses determinada pela Comissão de Ética da Presidência. Levando em consideração a data em que anunciou sua renúncia e acusou o presidente de suposta tentativa de interferência na Polícia Federal, 24 de abril, a quarentena do ex-juiz terminará no fim de outubro.

Informações Banda B.

Curitiba tem 362 novos casos e sete mortes por covid-19

Curitiba registrou nesta quarta-feira (16/9), 362 novos casos de covid-19 e sete óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde.

As novas vítimas são três homens e quatro mulheres, com idades entre 39 e 92 anos. Quatro destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. Os demais foram nos dias 9 e 14 de agosto.

Apenas um dos pacientes não apresentava fator de risco para as complicações da covid-19.  

Até agora são 1.156 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Novos casos

Com os novos casos confirmados, sobre 39.631 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 33.831 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 4.644 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

UTIs do SUS

Nesta quarta-feira (16/9), a taxa de ocupação dos 334 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 é de 87%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento restam 47 leitos livres.

Números da covid-19 em 16 de setembro

362 novos casos
7 novos óbitos

Números totais

Confirmados – 39.631
Investigação: 630
Recuperados – 33.831
Óbitos – 1.156