A Travessia do Porto, em São Pedro do Paraná, já virou tradição na Costa Noroeste do Estado, como parte do Verão Maior Paraná e dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs). O evento chegou neste domingo (2) à sua terceira edição no Porto São José, com a presença de 135 competidores que aceitaram o desafio de encarar os cerca de 2,5 km de percurso no Rio Paraná. A largada foi na Ilha Mineira, com chegada na barraca de Porto São José.
Organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Pedro do Paraná, dentro do Verão Maior Paraná, a atividade é uma forma de unir esporte e diversão. Sua meta é incentivar a prática das atividades aquáticas, promover a integração e estimular o espírito esportivo nos participantes. Além disso, cada atleta teve que doar 1 kg de alimento não perecível junto com a taxa de inscrição. Os alimentos arrecadados foram encaminhados para a APAE de São Pedro do Paraná.
“O objetivo da prova é estimular a prática de natação na região e, paralelamente a isso, integrar a população local, os atletas a todo o efetivo do Corpo de Bombeiros que trabalha na na Operação Verão Maior. É uma forma de incentivar a prática da atividade física”, reforçou o 3º sargento Sandro Sorrilha Souza, da unidade de Paranavaí, um dos organizadores da atividade.
“Essa prova tem por característica a correnteza descendente do rio, que é o que gera a dificuldade, em percurso aproximadamente de 2 km a 2,5 km, variando conforme as condições do rio, se estiver mais cheio ou mais alto, em função do volume de chuvas”, relatou o sargento.
A disputa teve quatro categorias, sendo duas masculinas e duas femininas, divididas por faixas etárias: 18 a 35 anos e 36 anos ou mais. Os três primeiros colocados em cada categoria levaram para casa, além das medalhas, um troféu para recordar esse momento de superação pessoal.
Os primeiros a cumprirem o trajeto, terminando como campeões gerais, foram Cezar Henrique Dalquano (Maringá), de 45 anos, com o tempo de 29min19s, e Patrícia Ribeiro (Londrina), de 48 anos, com 31min39s. Os dois são os atuais bicampeões da prova.
A Travessia do Porto foi o terceiro evento esportivo promovido pelo Corpo de Bombeiros na Costa Noroeste em 2025. Depois do Troféu Elite, que abriu os trabalhos do ano, em uma competição que envolve diversas modalidades ligadas ao salvamento aquático, também foi organizada em São Pedro do Paraná a Travessia dos Veteranos, que visa a confraternização entre bombeiros da ativa e da reserva.
Já a Travessia Noturna, que inicialmente estava programada para 24 de janeiro, foi adiada por questões climáticas e ainda não tem uma nova data estipulada.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.
Resultados
Campeão geral masculino
Cezar Henrique Dalquano (Maringá) – 29min19s
Campeã geral feminino
Patrícia Ribeiro da Silva (Londrina) – 31min39s
Categoria até 35 anos masculino
1° André Jesus (Maringá) – 29min34s
2° Rafael Ferreira (Maringá) – 31min24s
3° Mateus Rocha (Loanda) – 31min30s
Categoria até 35 anos feminino
1° Lorena Borean (Maringá) – 35min25s
2° Moira Della Luz (Maringá) – 39min50s
3° Bruna Gregório (Maringá) – 40min36s
Categoria 36+ masculino
1° Crystian Ando (Maringá) – 30min55s
2° Carlos Alfredo (Londrina) – 30min58s
3° Cleverson da Rocha (Maringá) – 31min27s
Categoria 36+ feminino
1° Roberta Tranquilini (Maringá) – 33min34s
2° Ana Lúcia Ribeiro Borges (Maringá) – 36min59s
3° Amanda Sayuri (Maringá) – 37min26s