Arquivos

Terceira dose contra Covid-19 começa a ser aplicada no Paraná em setembro; saiba quem vai receber

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, atende a imprensa para explicar detalhes do Decreto 7.145/2021, publicado nesta sexta-feira (19). A normativa endurece as regras de isolamento social em municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A terceira dose da vacina contra a Covid-19 começa a ser aplicada no próximo dia 15 de setembro no Paraná. A informação foi confirmada pelo secretário de estado da Saúde, Beto Preto, em coletiva de imprensa concedida nesta quinta-feira (26), durante o recebimento de mais 190.800 doses de CoronaVac.

O anúncio de aplicação da “dose de reforço” foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na quarta-feira (25). Ela será aplicada em quem tomou a segunda dose há mais de seis meses. O intuito, segundo Queiroga, é fortalecer a imunidade da faixas etárias diante do crescimento da circulação da variante delta.

Segundo Beto Preto, o Paraná deve ter no máximo até sexta-feira (27) um número estimado de pessoas que irão receber a terceira dose. “São números variáveis, porque temos cidadãos com mais de 70 anos que tomaram a Astrazeneca, então não vão entrar agora”, explicou.

Inicialmente, a terceira dose será aplicada em pessoas com 70 anos ou mais, que tenham recebido a segunda dose há mais de seis meses, além de imunossuprimidos. Segundo o Plano Estadual de Imunizações, entram no grupo dos imunossuprimidos: indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de predinisona ou equivalente >10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos em tratamento e/ou que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; e neoplasias hematológicas.

Durante a entrevista, Beto Preto ainda destacou a importância do alinhamento com o Plano Nacional de Imunizações (PNI). “Estamos em um caminho que é mundial, mas só podemos dar um passo a frente aderidos ao PNI, por isso nossa estratégia tem dado certo. Hoje os municípios estão praticamente iguais, porque há esse equilíbrio. Se nós sairmos desse pareamento, vamos ter dificuldades e consequências”, concluiu.

Entrega

O Paraná recebeu mais 190.800 doses de CoronaVac. Os imunizantes desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e foram encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde permanecerão até sexta-feira (27), quando serão enviados às 22 Regionais de Saúde.

Informações Banda B