Temperaturas chegam a 32ºC nesta semana em Curitiba

O calor deve retornar a capital paranaense esta semana. Após uma semana com temperaturas baixas e muita chuva, o sol promete voltar com força em Curitiba. Segundo o Simepar, teremos mais uma semana com instabilidade climática, já comum na cidade.

Confira a previsão completa para esta semana:

Avaliando as previsões fica claro que medidas devem ser tomadas. Regata, japona, guarda-chuva e boné são indispensáveis, certo?

Curitiba definitivamente não nos poupa. E aí, preparado?

Prefeitura de Curitiba promove mutirão de recolhimento de lixo eletrônico no sábado

Prefeitura de Curitiba promove mutirão de recolhimento de lixo eletrônico no sábado

No sábado (3/12), os curitibanos têm a última oportunidade do ano de descartar corretamente os aparelhos eletrônicos e cabos fora de uso que estiverem ocupando espaço em casa. O mutirão da Prefeitura de Curitiba acontece em dez pontos diferentes da cidade, das 9h às 15h.

Veja os endereços abaixo.

Podem ser levados computadores, geladeiras, smartphones, fornos elétricos, micro-ondas, aparelhos de som, ventiladores, desumidificadores, torradeiras, batedeiras, aspiradores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, tablets, notebooks, impressoras, carregadores de celular, entre outros.

O recolhimento é feito pelas associações de reciclagem do Ecocidadão. As peças serão separadas e encaminhadas para darem origem a outros bens. O plástico presente nos aparelhos pode ser usado como matéria-prima para os novos.

A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, reforça que, levando os eletroeletrônicos aos mutirões, além de colaborar com as famílias dos catadores, e no fortalecimento da cadeia de reciclagem, elimina-se o risco de descarte incorreto. “Em aterros sanitários ou bota-fora irregulares, os compostos químicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos”, explica.

Volta em março

Os recolhimentos mensais voltam a acontecer apenas em março, em função dos meses de férias escolares de verão. Até lá, quem precisar encaminhar o lixo eletrônico pode levar diretamente a um dos Ecopontos Mistos, ou a algum dos pontos fixos das regionais Boqueirão, Tatuquara e Cajuru.

No ICI

Continua disponível o recolhimento do material, também, no  Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), no Cabral. Quem faz o recolhimento é a Associar, do Ecocidadão, todas as primeiras sextas-feiras do mês. Inicialmente, a ação foi estendida, além do material gerado no ICI, aos servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e moradores da primeira quadra da Rua São Pedro, onde fica o ICI.

Mais informações sobre o descarte correto de resíduos e os serviços disponíveis estão no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br e no site da Família Folhas.

Mutirão de recolhimento de lixo eletrônico

Data: 3/12 (sábado)

Horário: das 9h às 15h

Locais

    • Parque Barigui: acesso pela BR-277, no estacionamento em frente ao heliponto
    • Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
    • Administração Regional Cajuru: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
    • Parque São Lourenço: Rua José Brusamolin, 125 – acesso pela Rua Mateus Leme
    • Parque Tingui: acesso pela Rua José Casagrande, próximo à ponte
    • Rua da Cidadania do Pinheirinho: Avenida Winston Churchill, 2.033 (no estacionamento, em frente à UPA)
    • Largo Padre Albino Vico: na frente da Paróquia Santuário São José, com acesso pela Avenida República Argentina
    • Praça Menonitas: Rua Antônio Kosovski, 3.425, c/ Rua Major Theolindo Ferreira Ribas
    • Praça Des. Armando Carneiro: esquina das ruas Lourival Portella Natel e Levino Schier
    • Horto Municipal do Guabirotuba: Avenida Senador Salgado Filho, 947

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Com roda-gigante, Vila de Natal estreia nesta quinta em Curitiba

Com roda-gigante, Vila de Natal estreia nesta quinta em Curitiba. - Curitiba, 25/11/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Embalada pela roda-gigante luminosa, nesta quinta-feira (1/12) será inaugurada  a Vila de Natal Electrolux, na Praça Santos Andrade. Uma das atrações gratuitas mais aguardadas do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 funcionará junto com a tradicional feirinha especial e as outras ativações da Vila de Natal.

A roda-gigante de 20 metros que integra a Vila de Natal Electrolux na Praça Santos ficará aberta ao público de sexta a domingo, das 16h às 22h, até dia 23 de dezembro. A inauguração da Vila, nesta quinta-feira, às 19h30, contará com a presença do prefeito Rafael Greca.

A praça vista de cima

Com 16 gôndolas, a roda-gigante tem espaço para transportar quatro pessoas em cada uma das cabines. O brinquedo também conta com acessibilidade.

Os seus giros duram em torno de 8 a 10 minutos, e lá de cima o público poderá observar a beleza dos contornos geométricos de uma das praças mais antigas de Curitiba, que tem no piso desenhos em petit-pavé de rosáceas paranistas e outros detalhes urbanísticos como chafariz, bancos de madeira e várias estátuas e bustos. No entorno estão prédios icônicos da cidade, como a imponente Universidade Federal do Paraná e o Teatro Guaíra.

Cursos, selfies e paradas natalinas

Além da roda-gigante, não faltarão outros bons motivos para apreciar em família a Vila Electrolux, que está recheada de atrações, como a Casa do Papai Noel e a decoração de luzes, que convida o visitante a tirar selfies.

Outro destaque da Vila de Natal será a Cozinha Electrolux, um espaço onde serão oferecidas nos fins de semana aulas de culinária ministradas por renomados chefs. As atrações interativas da Vila de Natal estarão abertas de sexta a domingo, das 16h às 22h. Aos sábados haverá parada natalina com banda e presença do Papai Noel.

Feirinha de Natal

O público que circular pela pela Vila Electrolux vai encontrar também a tradicional feirinha natalina. Com cerca de 15 barracas, os feirantes vão expor ao público souvenirs, itens de decoração natalina e também opções de gastronomia. A feira funcionará de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h30.

A programação do Natal de Curitiba desta sexta-feira (1/12) tem ainda opções de espetáculos e atrações que já estrearam, como o Carrossel e Auto de Natal no Passeio Público e mais uma apresentação do balé O Quebra-Nozes, previsto para acontecer nas Ruínas de São Francisco, perto do Largo da Ordem.

Patinação na praça Oswaldo Cruz

Ainda nesta quinta-feira (1ª/12) , às 20h, começa a série de três apresentações de patinação artística na quadra coberta da Praça Oswaldo Cruz, em frente ao Shopping Curitiba. O espetáculo apresentará coreografias campeãs de 2022 e números inéditos com temas natalinos.

A patinação artístcia será apresentada também na sexta-feira (2/12) e no domingo (4/12). O show tem participação dos atletas de competição da Associação dos Pais e Amigos dos Patinadores Artísticos de Curitiba e de alunos da Escola Curitibana de Patinação Artística.

Outras atrações que continuam em cartaz

No Água Verde o público tem ainda mais uma sessão do espetáculo musical Torque, às 20h30, que acontecerá até domingo (4/12), na Praça Afonso Botelho. O espaço também está decorado com uma imensa bola de Natal patrocinada pelo Club Athletico Paranaense.

Serviço

Vila de Natal Electrolux na Praça Santos Andrade

Abertura na quinta-feira (1/12), às 19h30

Até 23/12, de sexta a domingo, das 16h às 22h

    • Roda-gigante
    • Workshops no espaço Electrolux
    • Parada de Natal: sábados, às 16h
    • Feirinha de Natal: de segunda à sexta, das 10h às 22h, sábados e domingos

Atrações desta quinta-feira (1/12) do Natal de Curitiba 2022

    • 10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Pç. Gen. Osório, 100 – Centro)
    • 14h –  Natal Condor no Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 370 – Centro)
    • 15h – Auto de Natal da Matriz (Praça Rui Barbosa – Centro)
    • 19h – Natal da Família Moletta (Rua Nicola Pellanda, 5962 – Umbará)
    • 19h – Árvore de Natal Centro Cívico (Avenida Cândido de Abreu, 817)
    • 19h – Caminho de Luz da Ligga no Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho)
    • 19h – Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Calçadão da XV de Novembro – Centro)
    • 19h – Jardim dos Sonhos Ademicon (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350 – Jardim Botânico)
    • 19h – Decoração especial da Praça Afonso Botelho (Rua Engenheiros Rebouças, 3020 – Água Verde)
    • 19h30 – Árvore do Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, 2355 – Bigorrilho)
    • 19h30 – Árvore de Natal da Rotatória do Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, 2355 – Bigorrilho)
    • 19h30 – Auto de Natal no Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 370 – Centro)
    • *19h30 – Vila Electrolux com roda-gigante (Praça Santos Andrade – Centro)
    • *19h30 – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Centro)
    • 19h30- Auto de Natal no Largo da Ordem (Pç. Garibaldi, 7)
    • 20h – O Quebra-Nozes nas Ruínas de São Francisco (Av. Jaime Reis, 215 – São Francisco)

      20h – Patinação artística na Praça Oswaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, 2335 – Centro)

    • 20h30 – Torque (Rua Engenheiros Rebouças, 3020 – Água Verde)

*Estreias

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Marista, Uninter, Banco do Brasil, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba