Conheça os atrativos e passeios da Estrada da Graciosa

A Estrada da Graciosa é considerada uma das mais bonitas do Brasil, e o título não é por acaso. A estrada passa por um trecho preservado de Mata Atlântica, com belíssimas paisagens naturais.

Com 40 km de extensão, a rota atravessa a Serra do Mar, interligando Curitiba às cidades de Morretes e Antonina, no Litoral do Paraná. A rodovia ainda utiliza a velha rota dos tropeiros e liga o litoral à parte alta da serra.

Como chegar à Estrada da Graciosa

O acesso a partir de Curitiba deve seguir 40 km pela BR-116, até chegar ao Portal da Graciosa. Enquanto percorre a estrada o visitante vai ver belas paisagens e muitas curvas sinuosas rodeadas por encostas floridas, cachoeiras, picos e montanhas.

História da Estrada da Graciosa

A construção da Estrada da Graciosa teve início em 1854, no ano da emancipação da Província do Paraná. Sua inauguração aconteceu anos depois, em 1873. A estrada foi a primeira via a servir para o trânsito de pessoas, veículos e animais do Paraná, sendo considerada, por muito tempo, uma das mais importantes estradas do país.

O que ver na Estrada da Graciosa

Em sua extensão, a estrada conta com mirantes, quedas d’água, lanchonetes com produtos típicos e outros pontos que são paradas obrigatórias para registrar belas fotos.

Passeio de trem

O trem parte de Curitiba e corta a Serra do Mar com destino a Morretes. Durante o passeio, os passageiros viverão uma aventura pela Ferrovia Paranaguá-Curitiba, que passa por mais de 70 km de paredões de pedra, túneis, montanhas, represas, pontes e cachoeiras. O passeio é feito pela Serra Verde Express.

Foto: Reprodução

Cachoeiras

Nos recantos da estrada há várias pequenas cachoeiras e, no fim da Serra da Graciosa, tem uma com bons lugares para banho. Ao longo do percurso há várias quedas d’água para aproveitar. Antes de visitá-las, pesquise como chegar em cada uma para não se perder nas trilhas. Todas as cachoeiras da região são gratuitas.

Portal da Graciosa

O portal fica logo na entrada da estrada, antes de descer a Serra da Graciosa, e é um dos cartões postais do local. A construção tem arquitetura característica das missões jesuítas e é ponto de parada da maioria dos visitantes.

Foto: Reprodução – Um casal e duas rodas

Caminho dos Jesuítas

O Caminho Colonial da Graciosa é mais conhecido como Caminho dos Jesuítas. A área liga o primeiro planalto do Paraná ao litoral e é o único trecho original da Estrada da Graciosa ainda preservado, mantendo sua pavimentação em pedras colocadas por escravos.

O caminho foi usado pelos indígenas desde o período pré-colonial e, mais tarde, também foi usado pelos portugueses. Uma de suas atrações é a Casa de Pedra, também conhecida como Casa do Guilherme, Casa do Rio do Corvo ou Casa do Alemão.

Além disso, há sete recantos ao longo da estrada com uma boa infraestrutura, com churrasqueiras, quiosques, lanchonetes e sanitários: Vista Lacerda, Bela Vista, Rio Cascata, Grota Funda, Curva da Ferradura, Mãe Catira e São João da Graciosa.

Mais informações acesse aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Park Shopping Boulevard recebe evento de Buzz Lightyear no Mês das Crianças

Durante todo o mês de outubro, em uma ação inédita em Curitiba, o Park Shopping Boulevard apresenta uma novidade intergaláctica. O local recebe o evento “Lightyear”, um circuito de atividades liderado pelo patrulheiro espacial Buzz Lightyear e seus colegas do comando estelar.

Famoso personagem do filme Toy Story, lançado em 1995, Buzz Lightyear é um astronauta que faz sucesso com a criançada. Neste ano, ele ganhou seu próprio filme, lançado pelos estúdios Disney. Lightyear é um herói, patrulheiro e líder da missão espacial que viaja ao lado do fiel escudeiro, o gatinho-robô Sox. Izzi, Mo e Darby completam a equipe espacial.

Atividades estelares

Entre 1º e 30 de outubro, quem passar pelo Park Shopping Boulevard poderá conferir mais detalhes sobre as personagens e o filme, de uma forma totalmente interativa.  Na sala de descontaminação, os patrulheiros mirins recebem jatos de ar para se esterilizar antes de entrarem na sala de comando.

Já no local, eles terão uma simulação de como é uma sala de controle de missões espaciais, com óculos de realidade virtual que darão acesso a imagens do espaço sideral. Lá dentro, começa uma contagem regressiva que leva para a próxima atividade.

O evento ainda terá atividades com chuva de meteoros, em que o objetivo é escapar ileso dos corpos celestes; operação de drones; memorização na velocidade da luz e plantas carnívoras, em que o objetivo é eliminar a vegetação invasora. 

O evento vai funcionar todos os dias, das 14h às 20h, na praça central do shopping e tem entrada gratuita. A capacidade é de 15 crianças por período e cada grupo pode permanecer no espaço por cerca de vinte minutos.

Os pais ou responsáveis não estão autorizados a entrar na área de atividades, que será controlada por monitores treinados pela Disney PIXAR. Crianças entre 4 e 12 anos podem participar.

Serviço:

“Lightyear” no Park Shopping Boulevard

Data: 01 a 30 de outubro

Horário: 14h às 20h

Local: Park Shopping Boulevard

Endereço: Linha Verde, BR-116, 16303 – Xaxim

Atração gratuita 

Park Shopping Boulevard recebe Youtuber Fafá Conta no Projeto Vem Se Divertir

A contadora de histórias Fafá Conta convida crianças e adultos para uma roda de leitura interativa neste sábado (01), abrindo a programação do final de semana do projeto Vem Se Divertir no Park Shopping Boulevard.

Com mais de 270 mil inscritos no seu canal do Youtube, Fafá é sucesso por onde passa e depois de contar milhares de histórias online, agora chega com sua “antena captadora de histórias” ligada para atrair os fãs de arte, cultura e literatura infantil.

No domingo (02) a magia do circo invade o shopping, com a apresentação “Entre o céu e a terra: A história que nunca te contaram sobre o palhaço e a bailarina”. O espetáculo retrata a história de um menino que queria conhecer as nuvens e de uma menina que queria pisar na terra. Eles fazem um acordo e tudo acaba sendo uma brincadeira de criança.

As sessões do projeto Vem se Divertir acontecem às 15h e 17h, tanto no sábado quanto no domingo, e é necessário que a criança esteja acompanhada de um responsável adulto para participar das atividades. A curadoria do projeto Vem se Divertir no Park Shopping Boulevard é do portal de conteúdo infantil Muralzinho de Ideias.

Serviço:

Vem Se Divertir no Park Shopping Boulevard

Data: 01 e 02 de outubro

Local: Park Shopping Boulevard

Endereço: Linha Verde, BR-116, 16303 – Xaxim

Horários: Sábado e Domingo a partir das 15h

Valor: Atrações gratuitas