Arquivos

Conheça os atrativos e passeios da Estrada da Graciosa

A Estrada da Graciosa é considerada uma das mais bonitas do Brasil, e o título não é por acaso. A estrada passa por um trecho preservado de Mata Atlântica, com belíssimas paisagens naturais.

Com 40 km de extensão, a rota atravessa a Serra do Mar, interligando Curitiba às cidades de Morretes e Antonina, no Litoral do Paraná. A rodovia ainda utiliza a velha rota dos tropeiros e liga o litoral à parte alta da serra.

Como chegar à Estrada da Graciosa

O acesso a partir de Curitiba deve seguir 40 km pela BR-116, até chegar ao Portal da Graciosa. Enquanto percorre a estrada o visitante vai ver belas paisagens e muitas curvas sinuosas rodeadas por encostas floridas, cachoeiras, picos e montanhas.

História da Estrada da Graciosa

A construção da Estrada da Graciosa teve início em 1854, no ano da emancipação da Província do Paraná. Sua inauguração aconteceu anos depois, em 1873. A estrada foi a primeira via a servir para o trânsito de pessoas, veículos e animais do Paraná, sendo considerada, por muito tempo, uma das mais importantes estradas do país.

O que ver na Estrada da Graciosa

Em sua extensão, a estrada conta com mirantes, quedas d’água, lanchonetes com produtos típicos e outros pontos que são paradas obrigatórias para registrar belas fotos.

Passeio de trem

O trem parte de Curitiba e corta a Serra do Mar com destino a Morretes. Durante o passeio, os passageiros viverão uma aventura pela Ferrovia Paranaguá-Curitiba, que passa por mais de 70 km de paredões de pedra, túneis, montanhas, represas, pontes e cachoeiras. O passeio é feito pela Serra Verde Express.

Foto: Reprodução

Cachoeiras

Nos recantos da estrada há várias pequenas cachoeiras e, no fim da Serra da Graciosa, tem uma com bons lugares para banho. Ao longo do percurso há várias quedas d’água para aproveitar. Antes de visitá-las, pesquise como chegar em cada uma para não se perder nas trilhas. Todas as cachoeiras da região são gratuitas.

Portal da Graciosa

O portal fica logo na entrada da estrada, antes de descer a Serra da Graciosa, e é um dos cartões postais do local. A construção tem arquitetura característica das missões jesuítas e é ponto de parada da maioria dos visitantes.

Foto: Reprodução – Um casal e duas rodas

Caminho dos Jesuítas

O Caminho Colonial da Graciosa é mais conhecido como Caminho dos Jesuítas. A área liga o primeiro planalto do Paraná ao litoral e é o único trecho original da Estrada da Graciosa ainda preservado, mantendo sua pavimentação em pedras colocadas por escravos.

O caminho foi usado pelos indígenas desde o período pré-colonial e, mais tarde, também foi usado pelos portugueses. Uma de suas atrações é a Casa de Pedra, também conhecida como Casa do Guilherme, Casa do Rio do Corvo ou Casa do Alemão.

Além disso, há sete recantos ao longo da estrada com uma boa infraestrutura, com churrasqueiras, quiosques, lanchonetes e sanitários: Vista Lacerda, Bela Vista, Rio Cascata, Grota Funda, Curva da Ferradura, Mãe Catira e São João da Graciosa.

Mais informações acesse aqui