Arquivos

Tango Argentino na Casa Eliseu Voronkoff

Em passagem pelo Brasil, a artista argentina, Aylen Chanquia realizará uma aula exploratória de tango no centro cultural Casa Eliseu Voronkoff, em Araucária. Aylen, que também possui um espaço cultural em seu país, o Cronopios, veio compartilhar com os paranaenses em uma aula rápida, mas consistente, um dos pilares fundamentais do tango argentino: o abraço.

Segundo Chamquia, “o tango argentino se caracteriza pelo diálogo e pela comunicação que gera com um abraço; sua necessidade de se compreender com o outro, para poder dançá-lo, alcança justamente a aceitação “daquele outro” como alguém diferente com quem se pode compartilhar. ”

Durante a aula que Aylen preparou para os brasileiros, os participantes irão desenvolver e percorrer diferentes etapas, descobrindo e distinguindo características do tango, tais como: o ritmo musical, o andar, as várias formas de abraçar, os papéis e algumas figuras coreográficas.

Aylen, que fica em Curitiba até dia 16 de fevereiro, é Bacharel em Gestão Artística e Cultural, professora de dança na Escola Integral de Teatro Roberto Arlt da Faculdade de Arte e Desenho – Universidade Provincial de Córdoba, Argentina. Construiu grande carreira na Faculdade de Danças Folclóricas Argentinas, da Escola Municipal de Artes Folclóricas, Ballet José Hernández na cidade de La Falda. Foi integrante do Ballet Esencia de mi Pueblo, dirigido por Oscar Arce. Desde 2019, faz parte da La Indómita Danza Orquesta, Elenco Prácticas Escénicas da Faculdade de Arte e Desenho da Universidade Provincial de Córdoba, dirigida por Ariana Andreoli. Atualmente está interpretando, criando e dirigindo Hermana Cerro, Folk Projection Duo. Coordena a oficina municipal de folclore argentino para idosos no Centro de Aposentados da cidade de La Falda, além de integrar a Cátedra de Folclore Latino-Americano. Faz parte também da organização e coordenação do Fórum de Dança da Cidade de La Falda.

A aula exploratória de tango argentino acontece no dia 10 de fevereiro, das 19h às 21h, na Casa Eliseu Voronkoff, que fica na Rua Julieta Vidal Ozório, 413, no Centro, de Araucária. Informações e a reserva de vagas poderão ser feitas pelo telefone 41 3031 5355 ou pelo Whatsapp 41 99850 6246. O investimento é de R$50,00 (individual) e R$80 (casal).