Arquivos

“Sublime ao Entrar” une fotografia e o debate sobre o autismo em exposição no Centro Cultural Sistema FIEP

Tema de grande relevância em todos os meios sociais, o autismo ganha um novo espaço de debate em Curitiba a partir do dia 16 de julho. É a exposição Sublime ao Entrar, de Aline Provensi, que chega ao Centro Cultural Sistema FIEP, Unidade Dr. Celso Charuri, no centro da cidade.

Psicóloga, especialista em autismo, artista e também autista, foram três anos de construção até que o trabalho de Aline chegasse ao formato que será exibido ao grande público. Sublime ao Entrar surgiu a partir da vivência da artista como acompanhante terapêutica de Felipe, um menino autista acompanhado por ela dos 7 aos 9 anos, tempo no qual participou ativamente da sua rotina diária

“Sublime ao entrar é uma forma que encontrei de expressar como precisei dissolver minhas barreiras para acessar o Felipe e construir uma relação horizontal com ele. Acredito ser impossível pensar em inclusão sem dissolvermos estes padrões tradicionais de o que é inteligência, o que é normal, o que é aceitável. Há formas diferentes de comunicar, de pensar e de ser, e todas elas são versões igualmente válidas de ser. Sublime ao entrar fala um pouco sobre isso”, diz Aline.

A vivência com Felipe permitiu à artista um novo olhar sobre si mesma e a identificação crescente de semelhanças entre os dois. Alguns anos depois, aos 25 anos, Aline teve também o diagnóstico de autismo. A curadora Milena Costa explica que “Sublime ao Entrar percorre o universo de Felipe e Aline, suas percepções enquanto pessoas autistas e seus processos de encontro de si”.

Familiarizada com o desenho como forma de se expressar, Aline Provensi administra a página Tirinhas da Sara (@tirinhasdasara), que conta histórias em quadrinho da personagem principal Sara, uma menina autista, e de seus amigos, todos pessoas com algum tipo de deficiência. “A arte veio naturalmente para a minha vida. Utilizo as ilustrações e as fotografias majoritariamente como forma de expressão e de aprofundamento na minha atuação na psicologia. Meu pensamento é visual, então naturalmente eu penso em fotos. Sempre precisei desenhar para me expressar melhor ou me regular emocionalmente. A imagem é como eu vivencio o mundo, para mim esse é o cotidiano. Eu experiencio a arte como forma de me entender e entender o que está à minha volta”, conta Aline.

Sublime ao Entrar tem abertura em 16 de julho de 2022 e será uma exposição com obras interativas, inclusiva para autistas e adaptada para as demais deficiências. Acompanhe as novidades em @sublimeaoentrar.

SERVIÇO:

Sesi Cultura Paraná apresenta: Sublime ao Entrar: fotografias por Aline Provensi
Abertura: 16 de julho de 2022, a partir das 14 horas
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 18h com monitoria disponível se segunda à sexta-feira.
Local: Centro Cultural Sistema FIEP, Unidade Dr. Celso Charuri – Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco – Curitiba – PR
Informações: (41) 3271 9560 e @sublimeaoentrar
Entrada Franca