“Sublime ao Entrar” une fotografia e o debate sobre o autismo em exposição no Centro Cultural Sistema FIEP

Tema de grande relevância em todos os meios sociais, o autismo ganha um novo espaço de debate em Curitiba a partir do dia 16 de julho. É a exposição Sublime ao Entrar, de Aline Provensi, que chega ao Centro Cultural Sistema FIEP, Unidade Dr. Celso Charuri, no centro da cidade.

Psicóloga, especialista em autismo, artista e também autista, foram três anos de construção até que o trabalho de Aline chegasse ao formato que será exibido ao grande público. Sublime ao Entrar surgiu a partir da vivência da artista como acompanhante terapêutica de Felipe, um menino autista acompanhado por ela dos 7 aos 9 anos, tempo no qual participou ativamente da sua rotina diária

“Sublime ao entrar é uma forma que encontrei de expressar como precisei dissolver minhas barreiras para acessar o Felipe e construir uma relação horizontal com ele. Acredito ser impossível pensar em inclusão sem dissolvermos estes padrões tradicionais de o que é inteligência, o que é normal, o que é aceitável. Há formas diferentes de comunicar, de pensar e de ser, e todas elas são versões igualmente válidas de ser. Sublime ao entrar fala um pouco sobre isso”, diz Aline.

A vivência com Felipe permitiu à artista um novo olhar sobre si mesma e a identificação crescente de semelhanças entre os dois. Alguns anos depois, aos 25 anos, Aline teve também o diagnóstico de autismo. A curadora Milena Costa explica que “Sublime ao Entrar percorre o universo de Felipe e Aline, suas percepções enquanto pessoas autistas e seus processos de encontro de si”.

Familiarizada com o desenho como forma de se expressar, Aline Provensi administra a página Tirinhas da Sara (@tirinhasdasara), que conta histórias em quadrinho da personagem principal Sara, uma menina autista, e de seus amigos, todos pessoas com algum tipo de deficiência. “A arte veio naturalmente para a minha vida. Utilizo as ilustrações e as fotografias majoritariamente como forma de expressão e de aprofundamento na minha atuação na psicologia. Meu pensamento é visual, então naturalmente eu penso em fotos. Sempre precisei desenhar para me expressar melhor ou me regular emocionalmente. A imagem é como eu vivencio o mundo, para mim esse é o cotidiano. Eu experiencio a arte como forma de me entender e entender o que está à minha volta”, conta Aline.

Sublime ao Entrar tem abertura em 16 de julho de 2022 e será uma exposição com obras interativas, inclusiva para autistas e adaptada para as demais deficiências. Acompanhe as novidades em @sublimeaoentrar.

SERVIÇO:

Sesi Cultura Paraná apresenta: Sublime ao Entrar: fotografias por Aline Provensi
Abertura: 16 de julho de 2022, a partir das 14 horas
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 18h com monitoria disponível se segunda à sexta-feira.
Local: Centro Cultural Sistema FIEP, Unidade Dr. Celso Charuri – Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco – Curitiba – PR
Informações: (41) 3271 9560 e @sublimeaoentrar
Entrada Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Show do Guns N´Roses terá ônibus de graça na volta

O show da banda Guns N´Roses, nesta quarta-feira (21/9), provocará alterações de trânsito no entorno da Pedreira Paulo Leminski e mudança de itinerário de algumas linhas de ônibus. Para evitar congestionamentos, a Urbanização de Curitiba (Urbs), a pedido dos organizadores do evento, vai colocar seis ônibus gratuitos para o transporte do público na volta do show.

O veículo vai operar entre entre 21h e meia-noite, da Pedreira Paulo Leminski até a Praça Tiradentes, linha direta sem paradas no trajeto.

Os usuários do transporte coletivo devem ficar atentos: terão alteração de trajeto as linhas 181 Mateus Leme; 979 Turismo; 020 Interbairros II (horário) e 021 Interbairros II (anti-horário).

A linha 181 Mateus Leme terá itinerário desviado para as ruas Aldo Pinheiro, Padre José Joaquim Goral e Mateus Leme. A linha 979 Turismo, para as ruas Evaldo Wendler e Nilo Peçanha.

As linhas 020 Interbairros II (horário) e 021 Interbairros II (anti-horário) terão itinerário desviado para as ruas Des. José Carlos Ribeiro Ribas e Mateus Leme.

Bloqueios de trânsito

O trânsito deve ficar mais lento nas vias de acesso à Pedreira pelos bairros São Lourenço, Abranches, Taboão, São Francisco e Pilarzinho.

Os bloqueios serão feitos nas ruas Eugênio Flor (entre Nilo Peçanha e Desembargador José Carlos Ribeiro Ribas), João Gava (entre a João Enéas de Sá e a Nilo Peçanha), Antônio Krainski (entre a Nilo Peçanha e a Benedito Correia de Freitas) e João Enéas de Sá (entre a Nilo Peçanha e a João Gava).

Moradores da região podem acessar as ruas bloqueadas mediante apresentação de credencial ou documento que comprove a moradia no perímetro.

Encontro de Mutumzeiros

A Folks & Beer recebe neste sábado 17/09, o 5º Encontro de Mutumzeiros, cerveja artesanal desenvolvida pela Cervejaria Ignorus produzida com lúpulos norte americanos, é uma cerveja que traz amargor, potência e sabor com muito equilíbrio.

A comemoração será em grande estilo, às 11h será servido uma deliciosa Feijoada, ao som de Bruno Miguel e Carine Luup, já na parte da tarde a partir das 18h é por conta do The Vedders, então se você é fã da IPA mais Famosa de Curitiba, já sabe onde encontrá-la.                                                                      

“Estamos empolgados pela oportunidade de sediar esse evento dos mutumzeiros em homenagem a essa cerveja espetacular, esperamos fazer um evento inesquecível. Convidamos a todos a comparecerem no Folks & Beer e curtir com a gente muita música boa regada de Mutum”disse Gustavo, Proprietário do Folks. No evento o copo de 400ml será vendido a preço fixo de R$15, serão realizados sorteios com brindes da marca, como bonés, camisetas, entre outros.  

“Será um dia de muita música e cerveja boa, além da Mutum, teremos vários outros estilos de cerveja no evento, escolhemos o Folks & Beer pra esse dia memorável, bem localizado e com um espaço excelente, esperamos centenas de apreciadores”, conta Gugu Beligni, organizador do evento.

Serviço

Data: 17/09/2022 – Sábado

Horário: A partir das 11h.

Local: Folks & Beer (R. Jerônimo Durski, 982 – Batel)

Entrada Gratuita