sexta-feira, fevereiro 23, 2024
spot_img
InícioParanáStartups se cadastram no primeiro edital de inovação de Toledo | ASN...

Startups se cadastram no primeiro edital de inovação de Toledo | ASN Paraná


Oito startups se cadastraram no primeiro edital de inovação da cidade de Toledo, na região oeste do Estado. O processo, lançado em dezembro do ano anterior, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/PR e tem, como um dos principais objetivos, a abertura de espaço para que startups consigam desenvolver soluções personalizadas que atendam demandas específicas do setor público.

No âmbito desse processo, os interessados tinham até 27 de dezembro para efetuar suas inscrições e, após a seleção, foram avaliados por uma banca composta por servidores municipais e consultores do Sebrae/PR. Atualmente, o prazo para recursos das candidatas está em curso. Posteriormente, a startup escolhida receberá um aporte de até R$ 50 mil como incentivo para o desenvolvimento, sendo que, ao término do projeto, a Prefeitura, em conjunto com a startup, avaliará a viabilidade do projeto.

“Termos essas oito empresas no edital é um indicativo de que as startups estão interessadas em apresentar soluções para o governo. O setor de govtech é importante para a digitalização do Poder Público e a implementação de uma cultura de inovação”, sinaliza o secretário de Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Toledo, Diego Bonaldo.

Para o consultor do Sebrae/PR, Alan Debus, esta primeira etapa mostra o quanto a iniciativa é promissora e os próximos passos devem repercutir para além do âmbito da Prefeitura de Toledo.

“Tivemos inscritos de várias partes do Brasil, mas é claro que as representantes da região se mostraram mais interessadas. Dessa forma, podemos dizer que este primeiro resultado foi positivo. Ficamos felizes pelo nível de interesse e, também, pela qualidade das propostas de solução, conforme o problema que foi apresentado. Temos certeza de que isso vai incentivar outras prefeituras, órgãos públicos e startups, fomentando o crescimento do ecossistema local”, enfatiza o consultor do Sebrae/PR.

Sobre o edital

Essa iniciativa pioneira na Prefeitura tem como base a Lei Complementar nº 182/2021, que estabelece o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em colaboração com o Sebrae/PR, a proposta visa integrar práticas de inovação aberta à gestão pública, possibilitando a contratação de startups para solucionar desafios específicos da Prefeitura.

O problema apresentado aos candidatos no edital refere-se ao lançamento manual dos atestados pela equipe da Secretaria de Recursos Humanos, um processo que pode ser otimizado e transformado por meio da inovação proposta pelas startups, uma vez que a pesquisa de mercado revelou a inexistência de soluções disponíveis.

Durante todo o processo, o Sebrae/PR fornece suporte técnico para garantir que o edital cumpra as exigências legais do Marco Legal, e os trabalhos se estenderão além da contratação da startup.



Leia a matéria no site do Sebrae

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão