Arquivos

Só este ano, Prefeitura de Curitiba já fez quase quatro mil castrações gratuitas de cães e gatos

Rede de Proteção Animal promove mutirão de castração no Parque Municipal Barreirinha. Na foto, Ceres Kobylanski com sua cachorra Cacau. Curitiba, 04/02/2025. FOTO: Valquir Aureliano/SECOM

O trabalho começou a todo vapor. No mês de janeiro, a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba realizou pelo menos 3 mil e 500 castrações gratuitas de cães e gatos, no Programa Municipal de Castração Pública. O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, destaca que a  política pública de proteção animal em Curitiba tem a meta de realizar 100 mil cirurgias, nos próximos quatro anos. 

Imagem

“A castração e o controle de natalidade de animais domésticos constituem uma política pública continuada. O serviço é itinerante, percorremos os bairros da cidade com os centros cirúrgicos móveis e realizamos o atendimento nos parques, nas regionais e em espaços públicos. Nós disponibilizamos o serviço para os moradores perto da casa deles”, afirmou Evaristo.  

A enfermeira e estudante de Veterinária Gisele Vanucci é voluntária da Rede de Proteção Animal de Curitiba. Ela resgata os animais abandonados nas ruas da cidade e já levou pelo menos 600 bichinhos para fazer o procedimento nos mutirões da Prefeitura de Curitiba. “Eu sou protetora voluntária e sempre estou orientando a comunidade para trazer os animais para evitar abandono e os maus tratos. O animal traz tudo de bom pra gente, mas pode trazer doenças também, e por isso temos que cuidar deles”, destacou Vanucci.  

A autônoma Ceres Kobylanski  aproveitou o mutirão realizado no Parque Barreirinha para levar a cadela Cacau. E ficou satisfeita com o serviço oferecido pelo município. “Economizei mais de R$ 1 mil com o procedimento. Além disso, evita a reprodução sem controle, ela vai ficar mais calma e não vai mais fugir de casa”, contou.

Choquita e Sopinha

Imagem

A laboratorista Denise Sari aproveitou o mutirão para levar os dois animais de estimação da filha Letícia, de 9 anos: o gato Sopinha e a cachorrinha Choquita. “O Sopinha foi encontrado no portão da nossa casa. Ele foi abandonado e nós adotamos ele. Esse serviço é muito bom, nós economizamos e isso evita o abandono dos animais,” contou Denise. A adoção do felino emocionou a pequena Letícia. “Eu até chorei quando a minha mãe me deu o Sopinha, que foi abandonado na rua”, contou a menina. 

Controle populacional 

As cirurgias de castração feitas nos mutirões do Programa Municipal de Castração Pública de cães e gatos garantem o controle populacional dos animais. Com o objetivo de evitar o abandono, os bichinhos atendidos recebem um microchip eletrônico, que tem um código com a identificação do responsável pelo pet. O programa oferece também o suporte pós-cirúrgico, como o cone de recuperação e a roupa cirúrgica, além dos remédios para o pós-operatório. 

O benefício incentivou a gerente Valéria Rosa a levar a gatinha Lili para fazer o procedimento. “Eu ia gastar mais de R$ 1 mil reais com a cirurgia, e se tivesse que pagar não ia conseguir fazer. Além disso, a gente ganha também o medicamento”, ressaltou Rosa.    

Os próximos mutirões para castrações gratuitas de cães e gatos, da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, serão realizados no período de 11/2 a 27/2, nas regionais de Santa Felicidade e Boa Vista. Os agendamentos podem ser feitos na área de eventos do site da Rede de Proteção Animal.

Serviço

  • Regional Santa Felicidade 
  • Data: 13/2 a 16/2 – 1.250 vagas 
    Local: União São Carlos Esporte Club (Rua Domingos Agabito Budel, 322, Butiatuvinha) 
  • Data: de 25/2 a 27/2- 200 vagas 
    Local: Distrito de Manutenção Urbana Santa Felicidade (Rua João Reffo, 1.218, Santa Felicidade) 
  • Regional Boa Vista 
  • Data: 11/2 a 16/2 – 350 vagas 
    Local: Parque Histórico da Vilinha (Rua Marco Polo, 1.560, Bairro Alto). 
  • Data: 18/2 a 23/2 – 350 vagas
    Local: Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira (Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri)