Arquivos

Sistema Regional de Inovação Norte do Paraná será lançado na próxima terça-feira (12) | ASN Paraná


Os municípios de Londrina, Cambé, Rolândia, Ibiporã e Arapongas vão formalizar, na próxima terça-feira (12), a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) Norte do Paraná. O objetivo é promover o desenvolvimento da região por meio do fomento à tecnologia e à inovação, geração de oportunidades de emprego e renda, e atração de investimentos. A oficialização do SRI ocorrerá a partir das 8h30, na Chácara Graciosa, em Londrina.

O consultor do Sebrae/PR, Sérgio Ozório, explica que as cinco cidades possuem ecossistemas de inovação com diagnóstico, planos de ação e setores estratégicos definidos e a intenção é potencializar a atuação deles dentro da temática da inovação, para que pensem em ações em conjunto e utilizem os habitats de inovação disponíveis em cada município para se desenvolverem.

As cidades somam 36,5 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB), têm 61.093 empresas, sendo 10.594 empresas com CNAE de inovação, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). São 16 instituições de ensino, com 122 cursos na área de inovação, 22 mestrados e 19 doutorados, além de 24 escolas profissionalizantes. Contam, ainda, com cerca de 300 startups, 5 fundos de investimento e 26 habitats de inovação.

“São cidades muito próximas, que interagem economicamente. Somando os ativos das cinco, o SRI se fortalece, com empresas e estruturas de inovação. Estamos desenhando um planejamento das ações que poderão ser colocadas em prática a partir desta união”, adianta.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Rolândia, Horácio Negrão, destaca a importância de unir os ativos de cada município e diz que Rolândia lançou seu ecossistema de inovação em 2022 e, atualmente, faz um trabalho inicial de criar uma cultura de inovação, com a realização de trilhas e eventos para despertar a sociedade sobre a temática.

“O grande diferencial do SRI Norte do Paraná será a proximidade territorial”, opina.

Para o diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e diretor-executivo do Estação 43, Roberto Moreira, a inovação demanda a troca de experiências e o compartilhamento daquilo que está dando certo em outras cidades, por isso, essa interação vai ajudar a alavancar os negócios no norte do Paraná.

“Entendemos que, trabalhando juntos, conseguimos ir mais longe. Londrina só ganha com a integração com as cidades vizinhas”, aponta.

Lançamento do SRI Norte do Paraná:

Data: 12/12/2023

Local: Chácara Graciosa, Rua Akira Yoshii, nº 177, Londrina

Horário: 8h30



Leia a matéria no site do Sebrae