No primeiro semestre de 2025, as exportações de produtos e serviços de defesa do Brasil totalizaram US$ 1,31 bilhão, representando 73,6% do recorde alcançado em 2024, quando o setor atingiu US$ 1,78 bilhão, o melhor resultado em 11 anos.
Perfil do Setor de Defesa
Atualmente, a indústria de defesa nacional opera em cerca de 140 países ao redor do mundo. Desses, 34% das exportações são de aeronaves, peças e partes relacionadas. O setor de defesa é responsável por 3,58% do PIB e gera aproximadamente 2,9 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos no Brasil.
Segundo o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, o desempenho é resultado de um setor cada vez mais competitivo, buscando autonomia e novas oportunidades comerciais no mercado externo.
“Desempenhamos um papel fundamental no auxílio às exportações de produtos de defesa, que envolve o desenvolvimento tecnológico necessário para que os produtos sejam de última geração, além de financiamentos, seguros e suporte comercial e de marketing para a nossa Base Industrial de Defesa”, afirmou Rodrigues.
Avanços Tecnológicos
Em 2026, o Brasil espera alcançar 55% de domínio em tecnologias estratégicas, como radares, satélites e foguetes, atualmente com um nível de 42%. A projeção é que, até 2033, este patamar chegue a 75%, assegurando autonomia no desenvolvimento de projetos de defesa.
As metas para os próximos anos foram apresentadas pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, durante o lançamento da Missão 6 do Programa Nova Indústria Brasil (NIB) em fevereiro deste ano. A autossuficiência tecnológica pode impulsionar as exportações, segundo Heraldo Luiz Rodrigues.
“As empresas brasileiras possuem uma capacidade instalada significativa e produtos de qualidade reconhecida mundialmente. Isso tende a aumentar a comercialização para o exterior”, comentou Rodrigues, destacando os resultados promissores do setor em 2025.
Cadastro da Base Industrial
A Base Industrial de Defesa conta atualmente com 283 empresas e 2.064 produtos registrados no Ministério da Defesa, incluindo aeronaves, embarcações, soluções cibernéticas para proteção de dados, radares, sistemas de comunicação seguros e armamento.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



