O auditório da Rua da Cidadania Cajuru recebe, nesta sexta-feira (15/9), às 14h30, uma ação intersetorial de sensibilização com palestra educativa e momento cultural para ampliar as ações da campanha nacional de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo.
Organizado pela FAS (Fundação de Ação Social) e Fundação Cultural de Curitiba (FCC), com apoio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smelj) e Secretaria Municipal da Saúde, o evento reunirá cerca de 60 idosos, homens e mulheres atendidos pelos serviços socioassistenciais do município, sejam de acolhimento institucional ou de convivência e fortalecimento de vínculos.
Valorização da vida
Segundo Ariadne Poplade Pereira Alcântara, supervisora da FAS Cajuru, o objetivo é sensibilizar a população para o delicado tema Setembro Amarelo em uma ação articulada entre várias secretarias e a Regional Cajuru, com caráter sócioeducativo, cultural, de lazer e entretenimento oferecido, gratuitamente, à comunidade.
Palestra principal
Na ação, está programada uma palestra de abertura sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e valorização da vida com uma profissional de saúde do Caps (Centro de Atenção Psicossocial Territorial Cajuru).
“Escolhemos o Setembro Amarelo porque é um tema relevante para a sociedade e está em ampla evidência esse mês. Além disso, nós também costumamos desenvolver assuntos importantes de conscientização, esclarecimento e sensibilização com idosos, adultos e adolescentes acolhidos e atendidos pelos nossos programas sociais no município”, disse ainda Ariadne.
Momento cultural
Além da palestra educativa, a ação intersetorial também vai garantir um momento cultural à população com a dupla de artistas Thayana Barbosa e Glauco Solter.
Os músicos promovem um diálogo entre o jazz e a cultura popular, entre o autoral e a canção tradicional, ao formar um dueto que traz vasto repertório musical. A apresentação foi aprovada em edital da Lei de Incentivo à Cultura do Município.
Depois do show, está programada ainda uma rápida vivência de Dança Circular com as mulheres da UAI (Unidade de Acolhimento Institucional) Capão da Imbuia.
Grupos de acolhimento
Participam da ação intersetorial idosos dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Cajuru, mulheres e homens acolhidos nas UAIs Capão da Imbuia e Cajuru e o grupos de atividades da Smelj.
Deixe um comentário