Arquivos

Servidores da Assembleia Legislativa do Paraná participam de encontro sobre modelo de gestão de RH por competências – De olho nos deputados


Aprimoramento da gestão institucional assegurando alto nível de capacitação e desempenho do corpo gerencial e técnico da Assembleia Legislativa do Paraná. Com esse objetivo servidores da Casa de leis participaram, neste mês de maio, de um encontro promovido pela Escola do Legislativo de Minas Gerais, em Belo Horizonte, voltado para a ampliação dos conhecimentos sobre o Modelo de Gestão por Competências.

O diretor de Pessoal da Assembleia, Bruno Perozin Garofani, explicou que o Poder Legislativo estadual vem passando por um processo de modernização da gestão. “O concurso (público realizado em maio), com a convocação dos aprovados, é o coroamento de 15 anos de reformas que vem acontecendo na Assembleia”, afirmou. Ele destacou a importância da participação dos servidores no curso, bem como, do concurso público, conjunto de ações que contribuem para a valorização e o fortalecimento do quadro de efetivos, com uma maior presença de funcionários técnicos permanentes na Casa e nas assessorias das Comissões Permanentes. “Não deixa de ser uma importante renovação da Assembleia, para um novo momento”, observou.

A servidora Márcia Caroline Maguetas, coordenadora de recursos humanos da Assembleia Legislativa do Paraná, que participou do evento, destacou a importância dessa oportunidade de compartilhar conhecimentos com funcionários de várias instituições do país. Especialmente, neste momento no qual a Assembleia está se preparando para a convocação dos aprovados no concurso público realizado recentemente, o que deve acontecer no segundo semestre do ano. Na avaliação da coordenadora de RH, o evento contribuiu para a troca de experiências e apresentou as vantagens do modelo de gestão por competências utilizado pela Assembleia mineira há mais de10 anos. Igualmente, possibilitou o processo de benchmarking a fim de avaliar e desenvolver um projeto visando a implantação dessa forma de gestão, que valoriza as habilidades individuais, na Assembleia do Paraná.

Valorizando as habilidades

Segundo Garofani e Márcia, essa metodologia de gestão propõe a identificação criteriosa das necessidades de cada setor da instituição, medida aliada as análises dos perfis dos funcionários, o que irá assegurar o melhor aproveitamento das capacidades de cada um dos servidores. Isto significa a adequação dos perfis profissionais às diversas áreas de atuação, alcançando uma gestão mais moderna e qualificada para atender demandas num cenário de constantes desafios para os Poderes Legislativos do país, responsáveis pela elaboração e aprovação das leis estaduais, e a consolidação da cidadania. Agora, os esforços estão direcionados a elaboração de um plano de ação para a Assembleia do Paraná, projeto que começou a ser desenvolvido durante o evento, e deve ser apresentado aos diretores da Casa de Leis, bem como, a Comissão Executiva.

Participaram do encontro, realizado no dia 17 de maio, os servidores Nicolas Bruno Pimentel, coordenador de gestão de dados e obrigações acessórias; Priscila Beckert, coordenadora de parlamentares e servidores comissionados; Alessandra Pereira, coordenadora previdenciária; e Walkiria de Pauli, coordenadora de seleção e aperfeiçoamento de pessoal. A equipe faz parte da Associação Nacional dos Servidores Públicos em Recursos Humanos do Legislativo (ANSREHL). Representantes de várias Assembleias Legislativas do país, entre elas as de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, São Paulo, Espírito Santo, Ceará e Bahia, além de servidores do Senado Federal e da Câmara Municipal de Belo Horizonte, também marcaram presença no evento.



Leia mais informações no site da Alep