Semáforos para pedestre reforçam necessidade do uso de máscara em Curitiba

Vários semáforos para pedestres da cidade ganharam um novo visual para este período de prevenção ao avanço do novo coronavírus. O desenho do pedestre no sinaleiro agora ganhou uma máscara para reforçar ao cidadão a necessidade de se usar a proteção ao sair de casa.

São 20 cruzamentos em locais com grande circulação que, nos próximos dias, terão semáforo para pedestre de cara nova. A intervenção promovida pela Prefeitura já pode ser vista em diversos pontos, como na esquina da Avenida Affonso Camargo com a Rua Governador Agamenon Magalhães, no bairro Jardim Botânico.

Na região central, o ícone do pedestre com máscara já aparece em semáforos dos cruzamentos entre a André de Barros e Marechal Floriano Peixoto e entre a Rua XV de Novembro com Barão do Rio Branco. 

O reforço na obrigatoriedade do uso de máscara também está presente nos ícones de pedestre nas proximidades da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (esquina entre as ruas Camões e XV de Novembro), nos arredores do Terminal Guadalupe (entre as ruas João Negrão e Pedro Ivo) e perto da estação-tubo Carlos Gomes (Avenida Marechal Floriano Peixoto com a Rua Pedro Ivo).

“A intenção é que a gente possa fazer um paralelo com a campanha do Maio Amarelo, de prevenção a acidentes e mortes no trânsito, com a situação da pandemia pela qual estamos passando. A ideia é não sair de casa, mas, se precisar sair, usar a máscara”, afirma a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Uso das máscaras

A obrigatoriedade do uso da máscara está prevista em Curitiba desde o dia 17 de abril, com a entrada em vigor da resolução municipal 1/2020. Desde então, a Guarda Municipal tem orientado a população em canchas, parques, praças, eixos comerciais, nos arredores e entradas de agências bancárias, durante a retirada dos kits de alimentação em CMEIs e escolas da rede municipal e nos terminais de transporte coletivo. 

Desde o início do mês, foram cerca de 42,9 mil pessoas abordadas com informações quanto às medidas de prevenção à covid-19.

“Nesse período, os guardas foram até 1.407 locais de incidência e reincidência de aglomerações”, acrescenta o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Além de conversas sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, recomendação para que se evite aglomerações e sair de casa sem necessidade e, também, de se manter a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas, as viaturas da GM percorrem a cidade com alertas sobre medidas de prevenção ao novo coronavírus.

A Prefeitura está tomando ciência do decreto estadual 4.692/2020, publicado na segunda-feira (25/5) e que trata sobre fiscalização do uso de máscaras, de atribuição da Vigilância Sanitária – estadual e municipais. A forma de viabilizar essa fiscalização no molde proposto pelo governo estadual vai ser definida no prazo máximo de 30 dias, previsto no próprio decreto.

Cafeteria em ritmo de Copa do Mundo é o novo atrativo da Rua da Cidadania do Cajuru

Cafeteria em ritmo de Copa do Mundo é o novo atrativo da Rua da Cidadania do Cajuru

A Rua da Cidadania do Cajuru acaba de ganhar mais um atrativo. É a Cafeteria Damas, que a partir deste mês funciona no térreo do centro de serviços públicos descentralizados mantido pela Prefeitura. O novo espaço gastronômico serve a quem desce no terminal de ônibus, procura os serviços públicos ou trabalha no local.

A cafeteria funciona de segunda a sexta-feira, das 6h45 às 18h30, e oferece salgados, doces e bebidas para lanches. Entre eles estão pão de queijo, salgados assados e fritos, bolo no pote, mini pizza, sorvetes de massa e picolés, sucos, refrigerantes, água, energéticos, chocolate quente cremoso e, é claro, café.

Que venha o público

“A cafeteria é muito boa. Venho umas duas vezes por semana e recomendo. Além de tudo, facilitou a vida de quem trabalha aqui”, diz a servidora da FAS (Fundação de Ação Social) Annelise Ferreira Leite, que leva o lanche para comer na sala.

Quem não está com pressa, pode saborear os quitutes nas duas mesinhas existentes no local ou mesmo no balcão. “Temos condições de servir até dez pessoas ao mesmo tempo”, conta o comerciante Gustavo Felipe Damas, que venceu a licitação aberta pela Prefeitura para tocar o empreendimento. “Resolvi encarar o desafio e está sendo bem interessante”, completa ele, que atuava na área de informática.

Para isso, Gustavo conta com a ajuda da mãe, Jucélia Aparecida Damas. Aposentada, ela ajuda a atender os clientes e também a organizar o espaço, que está em clima de Copa do Mundo.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Pátio Batel realiza promoção especial de Natal com “compre & ganhe” e sorteio de carro zero quilômetro

A partir do dia 24 de novembro, o Pátio Batel apresenta sua promoção de Natal: a cada R$700 em compras realizadas nas lojas do shopping, os clientes ganham um kit exclusivo de chocolates da Dengo. Além disso, os participantes que acumularem o mesmo valor recebem um cupom para concorrer a uma Land Rover Discovery SE zero quilômetro, com sorteio realizado no dia 27 de dezembro.

A promoção é válida até o dia 26 de dezembro e o sorteio será realizado no dia 27 de dezembro às 15h, com resultado divulgado nas redes sociais do shopping. Enquanto o kit de chocolates está limitado a uma unidade por CPF, até durarem os estoques, os cupons para sorteio do carro são ilimitados, com uma unidade a cada 700 reais de compras.

A programação do “Natal Mais Doce do Mundo” não para por aí! Inspirada na Galeries Lafayette, uma das mais encantadoras lojas de Paris, a decoração natalina traz um cupcake gigante de 3 metros de altura, um escorregador em forma de donut, um carrossel de pirulitos e muito mais.

A árvore é um espetáculo à parte, com uma altura de 20 metros e doces flutuantes que “voam” em torno dela, enquanto é possível ouvir músicas natalinas dentro da árvore. Já na fachada, estrobos piscantes deixam claro que o Natal chegou em Curitiba, com sua araucária iluminada. Pelos corredores, mais de 2 mil enfeites deixam o empreendimento ainda mais belo. Toda a campanha de Natal foi inspirada no tema do “Natal mais doce do mundo”, com sua principal mensagem “descubra o lado doce da vida”, que transporta as pessoas a um universo mágico e doce, que poderá ser encontrado na decoração do Pátio Batel.