Na manhã desta terça-feira (4/2), a Guarda Municipal de Curitiba, em parceria com a Polícia Civil do Paraná, deflagrou a Operação Cabo Seguro, com o objetivo de combater o furto de cabos e fios de cobre na cidade, especialmente em semáforos e sistemas de comunicação. A operação ocorreu no Parolin, na Vila Torres (Prado Velho) e no Cajuru e teve como alvo estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis, conhecidos como sucatas e ferros-velhos.
Seis pessoas foram presas em flagrante por furto e receptação e uma grande quantidade de fios de cobre e cabos de telefonia foi apreendida. Além disso, entorpecentes prontos para comercialização também foram confiscados. Todos os detidos possuem antecedentes criminais.
Os resultados da operação foram divulgados em coletiva de imprensa, nesta terça-feira, na Delegacia de Furtos e Roubos, com a presença do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, e do delegado da Polícia Civil, Fernando Zamoner. O furto de cabos é uma prática criminosa que interrompe a prestação de serviços de diferentes setores, como energia, telecomunicações e infraestrutura.
“Nosso principal objetivo é combater o furto de cabos e fios, que prejudica o trânsito ao desativar semáforos e compromete a comunicação da população. Queremos que essa operação se torne regular, visando reduzir a ocorrência desse crime em Curitiba”, destacou Rafael Vianna.
Integração na segurança
O secretário ressaltou ainda a importância da integração entre a Guarda Municipal e outras forças de segurança na identificação de locais de receptação de materiais furtados. “Seguindo determinação do prefeito Eduardo Pimentel, iniciamos um trabalho de inteligência para mapear os principais pontos de venda desses materiais. A fiscalização será intensificada nos próximos meses até eliminarmos esse crime, que tem causado tantos danos à cidade”, completou o secretário.
O delegado Fernando Zamoner, responsável pela Delegacia de Furtos e Roubos, comentou sobre o trabalho em andamento. “O objetivo é concentrar aqui as ações coordenadas de todos os órgãos de segurança pública, tanto estaduais quanto municipais, para reduzir de forma consistente esse tipo de crime em Curitiba”, afirmou Zamoner.
Outros casos
Além dos seis presos nesta terça-feira, outros três homens já haviam sido detidos em abordagens anteriores.
Na madrugada desta segunda-feira (3/2), a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem furtando cabos de um semáforo na Rua Anne Frank, no bairro Parolin. As outras duas prisões foram feitas pela Guarda Municipal, na terça-feira da semana passada (28/2), quando dois homens foram flagrados dentro de um bueiro cortando cabos de telefonia.
Inteligência
O planejamento e a identificação dos alvos da operação Cabo Seguro foram conduzidos pelo Departamento de Inteligência (DTI) da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.
Além da participação da Guarda Municipal e da Polícia Civil, a ação também envolveu as secretarias municipais do Meio Ambiente, do Urbanismo e de Obras Públicas. Durante as fiscalizações, foram emitidas quatro notificações pela Secretaria de Urbanismo e uma pela Secretaria do Meio Ambiente.