Sebrae promove desenvolvimento de lideranças com foco na gestão pública

Líderes paranaenses participaram do encerramento do programa Liderança Estratégica na Gestão Pública Municipal, nesta segunda-feira (29) pela manhã, em Foz do Iguaçu. O encontro integrou a programação do Líderes em Movimento, maior evento de lideranças do País, promovido pelo Polo de Liderança Sebrae. 

Voltado para prefeitos, secretários e diretores municipais, a iniciativa capacitou, nos formatos presencial e online, 160 gestores municipais, entre os meses de abril e agosto. No Programa, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de lideranças transformadoras, eles representaram 50 municípios do Paraná. 

“Gostaria de dizer que vocês que participaram desse programa, estão prontos para um dos maiores desafios, que é fazer a vida das pessoas de onde moramos melhorar”, pontuou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O encerramento do Programa contou ainda com a presença de profissionais ligados ao tema. A palestra “Como maximizar a sua liderança com o pensamento do E”, realizada pelo especialista Cliff Kayser, deu início ao painel. Na sequência, foi realizado o workshop “Tempo e intencionalidade na construção do legado do líder”, com Paulo Ferreira Vieira. 

“É por meio desse trabalho que conseguimos promover o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, que são as responsáveis pela geração de emprego e renda. Seja na agricultura, indústria, comércio, infraestrutura, entre outras áreas, vemos os setores tendo impacto por conta da atuação dos líderes públicos”, afirmou o diretor-superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Roberto Tioqueta, o desenvolvimento local tem início nos municípios.

Além disso, também foi apresentada uma experiência musical, com Werner Silveira, que teve como tema “A conexão entre a arte e a ciência da liderança”. O evento foi realizado no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu. 

“Parabéns a todos por estarem aqui para concluir essa jornada de cinco meses, que estimulou, capacitou e orientou lideranças públicas. Construímos uma conexão e com vocês mais próximos, faremos um esforço conjunto para transformar os desafios para o fortalecimento do empreendedorismo e das pequenas empresas do Paraná”, completou o diretor de Operações do Sebrae Paraná, Julio Cezar Agostini.

Lideranças destacaram a ação dos líderes públicos paranaenses. Foto: Adriano Oltramari.

Prestigiaram o evento o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes; o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinoni; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Paraná, José Gava Neto; o gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae Paraná, Luiz Antonio Rolim de Moura; o gerente da Unidade de Desenvolvimento Regional do Sebrae Nacional, Derli Cunha Fialho; o gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, Cesar Rissete; e a coordenadora nacional do Polo de Lideranças Sebrae, Rosângela Angonese.

Parceria com lideranças

Para a administradora da secretaria municipal de Governo de Londrina, Liz Dayane Paludetto Rodrigues, as capacitações do programa Liderança Estratégica na Gestão Pública Municipal vieram em boa hora para agregar conhecimento e colaborar na coordenação das reuniões, com foco na implantação da política de governança pública e compliance na prefeitura.

“Essa parceria com o Sebrae é muito importante. Os conteúdos me ajudaram a aplicar os conceitos para coordenar o programa, que vai abranger cerca de dez mil servidores públicos”, afirma.

Ela lembra que, no final do ano passado, foi sancionada a Lei Municipal de Governança Pública e Compliance (Lei nº 13.310/2021) com o objetivo de proporcionar mais eficiência, transparência e economia à gestão pública municipal. Liz explica que todos os setores do governo municipal vão coordenar de forma sistemática o planejamento estratégico, criar planos de ação e indicadores de desempenho para serem monitorados.

“A governança proporciona o acesso e a divulgação das informações para a tomada de decisões e prestação de contas”, explica.

Desenvolvimento no centro do Estado

O prefeito de Turvo, região centro do Paraná, Jerônimo Gadens do Rosario, considera o Liderança Estratégica um programa completo, pois abordou desde questões estratégicas voltadas à liderança e na tomada de decisões, como também reforçou a importância dos indicadores na gestão municipal. Além disso, ele menciona como fundamental a abordagem no planejamento de médio e longo prazo. 

“A ação também propiciou a troca de experiências com os demais participantes. Sabemos que os municípios têm suas particularidades, mas algumas questões são similares”, pontua. 

Outro ponto citado pelo gestor refere-se ao comportamento e emoções.  

“A gente vive, enquanto gestor público, aquilo que existe de mais delicado, que é o relacionamento interpessoal. O programa foi muito completo em todos os sentidos”, considera. 

Empreendedorismo na gestão e na vida

Em janeiro de 2022, Rafaela Battisti Tomazi iniciou como secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Realeza, no sudoeste do Estado, e conta que cada encontro teve um tema diferente, como gestão de pessoas, índices, elaboração e execução de um planejamento. 

“Por meio do programa, consegui ampliar meus horizontes e reorganizar processos da secretaria, com o intuito de ganhar mais eficiência. Além disso, também passei a olhar números de forma muito mais pontual e mudei meu ponto de vista, pois vim do setor privado”, ressalta.

Perguntada sobre os reflexos do programa, Rafaela conta que é possível incluir os conceitos também em sua vida de empreendedora, em que é proprietária de uma livraria e papelaria. 

“Cada dia aprendo mais, mas, principalmente tenho a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do município que me apaixonei e escolhi para empreender. Como o curso é abrangente, também fez rever processos na minha empresa e até mesmo ganhei mais confiança na minha vida pessoal”, finaliza.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Plataforma de cursos gratuitos ProCrea 2.0 supera 15 mil inscritos

O ProCrea 2.0, plataforma de ensino online e gratuito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), completa três anos de relançamento, com mais de 15 mil inscritos. O serviço é voltado para profissionais registrados no Crea-PR, universitários que integram o CreaJr-PR, docentes e funcionários do conselho. 

A ferramenta de capacitação e aperfeiçoamento profissional registrou 5.108 inscritos em 2020, quando foram disponibilizados 13 cursos. Em 2021, foram 18 cursos, com 5.048 inscrições. Em 2022, até setembro foram oferecidos 31 cursos, com 3.700 inscritos. “Ao todo, até setembro deste ano, foram mais de 40 cursos e 15 mil inscrições. E iremos ampliar o serviço, sendo que até junho do ano que vem, serão lançadas outras 29 opções”, destaca o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes. 

Os temas abordados são atuais, a exemplo de “Microgeração de energia solar” e “Ferramentas da qualidade”, cursos que, segundo Prattes, são os campeões de procura. Em geral, são videoaulas dinâmicas de curta duração, além de conteúdo didático. Para cursar, basta acessar a plataforma e realizar inscrição nas opções abertas. 

“A ferramenta existe desde 2013, mas era utilizada para cursos internos. Há três anos, relançamos e passamos a disponibilizar capacitações gratuitas para profissionais, estudantes, colaboradores. O objetivo é complementar a formação do público, com conteúdo moderno”conta. 

Para o gerente, a plataforma cumpre seu objetivo de capilaridade, ao democratizar o desenvolvimento de competências profissionais em qualquer canto do estado. “Trata-se de um marco na história do conselho e que tem se tornado um referencial de atualização. Tem ajudado no aprimoramento de competências, de soft skills e na descoberta de novas tecnologias”, comenta Prattes. 

Quem tem aproveitado o ProCrea 2.0 é o engenheiro eletricista Marco Antônio Ferreira. Ele já realizou os cursos “Indústria 4.0”, “Máquinas térmicas”, “Microgeração de energia solar” e “Simulação numérica e eletromagnetismo”, ressaltando que a didática e o material de estudo propostos facilitam o aprendizado. “O que pude absorver das aulas me ajudou a rever conceitos, despertando interesse para novas aplicações na minha vida profissional”, diz.

Professora na graduação de Engenharia Eletrônica, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba, a engenheira eletricista Simone Crocetti, além de realizar algumas das capacitações, tem utilizado a plataforma como apoio para sua prática docente. Como tarefa final, em disciplina sobre planejamento de carreira, ela estimula os alunos a particpar do curso “Entrevista de emprego para engenharias”. No semestre passado, 16 estudantes se inscreveram, número que deve se repetir no próximo semestre. 

“Na disciplina falamos muito sobre sonhos, objetivos, ensinamos a elaborar currículos e pitches, que são apresentações de propostas. Com o curso, os alunos aprendem, de forma prática, o que motiva algumas perguntas em entrevistas de emprego, dicas sobre dresscode, entre outras. Eles passarm a fazer parte do CreaJr-PR e são incetivados a fazer este e outros cursos. O feedback tem sido positivo”, detalha Simone. 

O ProCrea 2.0 está disponível no site: moodle.crea-pr.org.br.

Caixa realiza leilão de imóveis com descontos de até 70% e lance inicial de R$ 19 mil

No próximo dia 23 de setembro, a Caixa Econômica Federal, em parceria com a Fidalgo Leilões, promove um leilão de imóveis de licitação aberta, com oportunidades para todas as regiões do país. Com descontos de até 70%, os bens imobiliários podem ser consultados por meio do site www.fidalgoleiloes.com.br, sendo que há diversas oportunidades para interessados em adquirir casas, apartamentos, terrenos, estabelecimentos comerciais, entre outros.

São 220 imóveis espalhados pelos estados de Alagoas (6), Amapá (1), Bahia (3), Ceará (7), Distrito Federal (1), Goiás (30), Maranhão (2), Mato Grosso (1), Minas Gerais (3), Pará (14), Paraíba (13), Paraná (24), Pernambuco (24), Piauí (1), Rio de Janeiro (17), Rio Grande do Sul (19), Santa Catarina (2) e São Paulo (42). É possível encontrar um empreendimento a partir de R$ 19,9 mil.

“Por ser considerado o meio mais transparente e ágil de venda de bens, é cada vez maior a quantidade de pessoas que recorrem aos leilões para a compra de imóveis. Cada imóvel possui as suas condições de pagamento, financiamento, recursos próprios (à vista), FGTS, parcelamento 20% de entrada e o restante em até 60 parcelas, devendo ser observada na descrição do imóvel”, explica Douglas José Fidalgo, leiloeiro oficial da Fidalgo Leilões.

Centro-Oeste

Em Luziânia (GO), a oportunidade é para quem deseja adquirir uma casa, que conta com 180m² de área do terreno – o preço parte de R$20,1 mil. Já em Cuiabá (MT), uma casa com 74,18 m2 de área total está disponível. Ela conta com 45,15m2 de área privativa, três quartos, banheiro, sala e cozinha, sendo que o lance inicial é de R$72,5 mil.

Nordeste

Um apartamento com 42,4m² de área privativa, dois quartos, área de serviço, banheiro, sala, cozinha e uma vaga de garagem está disponível em Maceió (AL), com lance inicial de R$53 mil. Outro destaque é um terreno de 500m² de área, localizado em Ibotirama (BA), com valor mínimo de R$30 mil. Em Fortaleza (CE), um apartamento de 57,06 m² de área privativa, com dois quartos, área de serviço, dois banheiros, sala, cozinha e uma vaga de garagem pode ser adquirido a partir de R$72 mil.

Norte

Na região Norte, uma das ofertas é de uma casa de 54,62m² de área privativa, quarto, sala, cozinha, edícula em Macapá (AP), com lance inicial de R$72,1 mil. Há também uma oportunidade para aquisição de uma casa de 48m² de área privativa, 106,1m² de área do terreno, com dois quartos, área de serviço, banheiro, sala, cozinha, duas vagas de garagem, em Canaã dos Carajás (PA), sendo que o lance mínimo é de R$24 mil.

Sudeste

Já no Sudeste, uma das ofertas é de uma casa com 52m² de área privativa, dois quartos, banheiro, sala, cozinha e uma vaga de garagem, em Pedro Leopoldo (MG), que tem lance inicial de R$85,3 mil. Outro destaque é uma casa de 45,46m² de área total, dois quartos, sala, cozinha ,banheiro e 1 vaga de garagem, em Campos dos Goytacazes (RJ).

Sul

Em Bela Vista do Paraíso (PR), uma casa de 68,59m² de área privativa, 126m² de área do terreno, dois quartos, sala, cozinha, banheiro, uma vaga de garagem e área de serviço tem lance inicial R$34,5 mil. Em São José (RS), uma das é possível adquirir um apartamento de 105m² de área privativa, dois quartos, suíte, sala, sacada, cozinha, banheira, área de serviço e uma vaga de garagem a partir de R$165 mil.

“Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar do leilão, sendo necessário efetuar cadastro no site e enviar os documentos citados no edital”, finaliza Douglas Fidalgo.

Leilão online: 23 de setembro até as 10h.

Contato: (11) 2653-0553 / (11) 2653-8583 – www.fidalgoleiloes.com.br