O Sebrae/PR entregou, na última semana, um reconhecimento aos 26 municípios e a um conselho territorial que realizaram inscrição de projetos no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). No total, foram 36 projetos das regiões Oeste e da Cantuquiriguaçu, sendo que oito passaram para a próxima etapa e são finalistas a nível estadual.
“Decidimos fazer este momento de reconhecimento porque a região foi, mais uma vez, destaque no Prêmio. Isso é fruto de muita cooperação e, também, da confiança que os gestores públicos depositam no nosso trabalho. Acreditamos que quanto mais se fortalecem as iniciativas em prol do desenvolvimento das micro e pequenas empresas, mais os municípios podem crescer e o Prêmio é a oportunidade de enaltecer isso”, indica o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein.
Projetos
Foram inscritos 36 projetos de 26 municípios e um conselho territorial da região Oeste e da Cantuquiriguaçu. Nesse sentido, foram reconhecidos os municípios de Capitão Leônidas Marques, pela inscrição nas categorias “Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo” e “Sustentabilidade & Meio Ambiente”; Cascavel, nas categorias “Cidade Empreendedora” e “Inclusão Produtiva”; Candói na categoria “Empreendedorismo Rural”; Corbélia, na categoria “Sustentabilidade & Meio Ambiente”; Entre Rios do Oeste, na categoria “Inclusão Produtiva”; Foz do Iguaçu, nas categorias “Compras Governamentais” e “Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo”; Foz do Jordão, na categoria “Sala do Empreendedor”; Guaíra, na categoria “Sala do Empreendedor”; Itaipulândia, nas categorias “Sala do Empreendedor” e “Sustentabilidade & Meio Ambiente”; Laranjeiras do Sul, na categoria “Empreendedorismo Rural”; Marechal Cândido Rondon, na categoria “Cidade Empreendedora”; Maripá, na categoria “Turismo & Identidade Territorial”; Matelândia, na categoria “Empreendedorismo na Escola”; Medianeira nas categorias “Sustentabilidade & Meio Ambiente” e “Turismo & Identidade Territorial”; Mercedes em “Inclusão Produtiva”; Nova Santa Rosa, na categoria “Empreendedorismo na Escola”; Pato Bragado em “Empreendedorismo Rural”; Quedas do Iguaçu, na categoria “Sala do Empreendedor”; Reserva do Iguaçu, nas categorias “Empreendedorismo na Escola” e “Inclusão Produtiva”; Santa Helena em “Empreendedorismo Rural”; Santa Terezinha de Itaipu em “Inclusão Produtiva” e “Sustentabilidade & Meio Ambiente”; São Miguel do Iguaçu em “Empreendedorismo na Escola” e “Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo”; Toledo em “Empreendedorismo Rural”; Três Barras do Paraná, na categoria “Sustentabilidade& Meio Ambiente”; Tupãssi em “Inclusão Produtiva”; Ubiratã em “Inclusão Produtiva” e “Sustentabilidade & Meio Ambiente” e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros na categoria “Governança Territorial”.
Sobre o PSPE
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é uma iniciativa que reconhece e premia os municípios que desenvolvem projetos e políticas públicas voltadas para o estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local. Os projetos inscritos são avaliados com base em critérios como inovação, impacto socioeconômico, sustentabilidade e eficiência na gestão pública.
“O reconhecimento aos municípios não apenas enaltece as boas práticas de gestão pública, mas também ressalta a importância do empreendedorismo como catalisador do desenvolvimento econômico e social da região. Estamos com oito finalistas do Oeste e da Cantuquiriguaçu, e a torcida é grande para que eles possam continuar levando suas práticas Brasil afora”, enaltece Augusto.
Lindeiros
O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu é um dos finalistas da etapa estadual do Prêmio, na categoria governança territorial. Evandro Grade, o Zado, presidente da entidade e prefeito de Santa Helena, conta que a classificação foi possível a partir do protagonismo nas redes de atuação. Foram inscritas a “Rede de Cooperação do Artesanato”, “Rede de Esportes dos Lindeiros”, e a renovação do Convênio Linha Ecológica: Educação, Cultura e Sustentabilidade, firmado com a Itaipu Binacional para atender 55 municípios.
“Além destas, temos outras sendo executadas, caso das redes de Educação, de Turismo, de Segurança Pública, de Infraestrutura, de Desenvolvimento Econômico e de Integração Brasil com Paraguai”, enaltece Zado.
Cascavel
Outro finalista é o município de Cascavel, na categoria Cidade Empreendedora. O reconhecimento, segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, é significativo. Isso porque, no período de 2019 a 2022, Cascavel registrou crescimento de 14,5%. E o Produto Interno Bruto (PIB) do Município, também em um comparativo, apresentou aumento de 12%.
“Devo muito disso ao Sebrae, que tem sido uma grande ferramenta para acelerar resultados e dar agilidade nas soluções. Conseguimos implantar muitas mudanças junto com o Sebrae e com o Prêmio, temos a oportunidade de levar esse testemunho aos outros prefeitos, fazendo com que eles se sintam ainda mais motivados para aproveitar o apoio oferecido e fazer uso do Sebrae como uma ferramenta de crescimento e alavancagem”, sinaliza Paranhos.
Etapa estadual
No total, 30 projetos de boas práticas de gestões públicas municipais, de 27 prefeituras paranaenses, são finalistas da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que será realizada em Curitiba, no dia 18 de abril.
Os primeiros classificados em cada umas das dez categorias irão competir na final nacional, que será realizada em junho, em Brasília. No Paraná, a iniciativa recebeu 145 inscrições.
–
Deixe um comentário