Foi lançado nesta quarta-feira (20) o Programa Cidade Inteligente, parceria entre o Sebrae/PR e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que tem o objetivo de preparar municípios do Paraná para ofertar soluções de inovação a serviço dos cidadãos. A assinatura do termo de cooperação foi realizada no Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro de cidades inteligentes.
O Programa será aplicado pelo Sebrae/PR e pelo PTI de forma subsidiada através de chamada pública, para até dez municípios. A chamada pública está aberta e publicada no portal do Sebrae/PR.
O processo de adesão é simples e pode ser feito até 31 de março, com contratação no mês de abril.
“O Programa une as experiências do PTI e do Sebrae/PR para promover modelos de cidades inteligentes, potencializando espaços e os serviços públicos com inovação e tecnologia, pensando nas demandas para a população”, disse Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Para Irineu Colombo, diretor-superintendente do PTI, é preciso investir em soluções de adensamento tecnológico para o bem-estar social da população.
“Precisamos entender quais são as reais necessidades dos municípios. Temos startups e empresas que têm algumas soluções, mas outras ainda precisam ser provocadas. O Sebrae e o PTI vão fomentar esse movimento, tendo dez municípios como piloto. Este Programa será um grande laboratório não somente para o Paraná, mas para o Brasil”, enfatizou.
A aplicação da metodologia prevê seis etapas: diagnóstico de maturidade; sensibilização e capacitação; planejamento; governança; implementação; e monitoramento e controle.
A iniciativa prevê a preparação de servidores, viagem de benchmarking, planejamento para inserção do município no tema de cidade inteligente e monitoramento para implantar as ações.
Smart City Expo Curitiba
O Sebrae/PR é parceiro na realização do Smart City Expo Curitiba, referência em boas práticas e tendências de cidades inteligentes. Assim como na edição passada, o Sebrae tem estande no evento, com palestras abordando temas como inovação, compras públicas e crédito para inovação, além de outros assuntos relacionados ao ambiente de negócios. O estande também oferece atividades interativas para o público, com uma equipe de atendimento ao cliente e a participação de unidades do Sebrae de outros estados, como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Deixe um comentário