Arquivos

São José dos Pinhais recebeu Prêmio Nacional pela Eliminação da Transmissão Materno-Infantil do HIV


Em solenidade realizada no auditório da Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais, foi feita a entrega ao município dos Certificados pela Eliminação da Transmissão Materno-Infantil do HIV e o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Sífilis Congênita.

São José dos Pinhais recebeu a certificação em cerimônia realizada nas dependências do Ministério da Saúde em Brasília, no dia 29 de novembro, onde o Dr. João Rodrigues Neto, que está a frente das ações que garantiram a premiação, juntamente com a equipe da Saúde, representou a cidade.

Essa certificação marca um momento significativo na luta contra a AIDS e a sífilis congênita, sendo um compromisso conjunto formado por parcerias, que conta com a participação do Departamento de Vigilância em Saúde – Divisão de Epidemiologia e ao NUTES; Departamento de Atenção à Saúde; Secretaria de Estado da Saúde (SESA), por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde – Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis; e Ministério da Saúde, através do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis – Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis – representado pela Equipe Nacional de Validação.

Os resultados das metas de impacto e processo, que garantiram a premiação nacional ao município são as seguintes:

Metas de impacto

  • Taxa de Incidência de crianças infectadas pelo HIV devido à transmissão vertical em 2021 e 2022: 0,0/1000 NV
  • Taxa de transmissão Vertical do HIV em 2021 e 2022: 0%
  • Taxa de incidência de sífilis congênita em 2021: 1,39/1000 e 2022: 2,58/1000 NV

Metas de processo

  • Cobertura mínima de quatro consultas no pré-natal: 95,6% e 95,7% respectivamente nos anos de 2021 e 2022 (SINASC)
  • Cobertura de gestantes com pelo menos um teste para HIV no pré-natal: 95,8% em 2021 e 95% em 2022 (fonte de informação própria)
  • Cobertura de gestantes infectadas com HIV em uso de terapia antirretroviral (TARV): 100% em 2021 e 100% em 2022 (SINAN)
  • Cobertura de gestantes com pelo menos um teste para sífilis no pré-natal: 97,9% em 2021 e 98% em 2022 (fonte de informação própria)
  • Cobertura de gestantes tratadas adequadamente para sífilis: 90,% e 92% respectivamente nos anos 2021 e 2022 (SINAN)

A secretária de Saúde em exercício – Julia Marianna Rodrigues Block, fez o acolhimento dos convidados na solenidade e ressaltou que essa colaboração e contribuição dos profissionais de saúde é o reflexo do compromisso com a saúde pública e a busca pela qualidade nos serviços. “Ter profissionais que trabalham tanto, uma equipe valorosa, gera grande impacto positivo na saúde do cidadão, sou grata por esse momento e agradeço a todos os envolvidos”, destacou Julia.

A diretora do Departamento de Assuntos Estratégicos da SEMS – Cintia Mazur, falou do esforço cotidiano dos profissionais envolvidos para alcançar os resultados apresentados e que foram responsáveis pela premiação. “Nossos profissionais salvaram e estão salvando vidas, e isso não tem preço”, comentou. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde – Carolina Bayestorff também enalteceu o trabalho de salvar vidas, realizado ao longo de 12 anos, “temos aqui neste momento, representantes de várias equipes da Saúde, que trabalham em sintonia para o bem da população, parabéns a todos”, finalizou.

A chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica do município – Emanuele Baurakiades, mencionou que a Certificação Ouro pela Eliminação da Transmissão Materno-Infantil do HIV é uma conquista do município e um marco histórico. “Esse prêmio reflete todo o trabalho articulado da nossa rede, bem como o comprometimento com a saúde pública, nós estamos olhando para a sociedade, e mais do que acabar com a transmissão vertical do HIV, estamos trabalhando para acabar com a estigmatização dessa doença e seus portadores”, pontuou.

O técnico da Divisão de Epidemiologia, membro da Equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento – NUTES, da Equipe Nacional de Validação do Ministério da Saúde, e Ponto Focal do município neste processo de certificação – Dr. João Rodrigues Neto, em seu discurso comentou sobre os desafios diários, tanto dos profissionais de saúde para garantir assistência, resultados e qualidade aos usuários, quanto os desafios da nossa sociedade, com diversos fatores que a adoecem em diversos níveis. Destacou ainda que o município se comprometeu com o Ministério da Saúde para realizar a erradicação da Transmissão Materno-Infantil do HIV, onde foi alcançado 95% de êxito nas ações, garantindo assim a premiação. “Ninguém faz nada sozinho, estamos fazendo um excelente trabalho, que mostra o comprometimento de toda equipe da Saúde no município, porém temos consciência de que ainda a muito para se fazer, para que não tenhamos mais famílias com a tristeza de uma criança com HIV”, finalizou.

Representando na ocasião a prefeita Nina Singer, o secretário municipal titular de Saúde – José Dalmi Dissenha, recebeu a placa e os certificados da premiação e parabenizou toda a equipe. “Eu sei o peso dessa certificação e a importância do tema, é preciso vocação para fazer um trabalho sério desses, que nos renda premiações, porém é preciso também ação, e isso temos muito. É com orgulho que recebemos essa certificação, isso é uma luta/trabalho de anos, e denota o compromisso dos nossos profissionais em prol da população, parabéns a todos e que venham novos desafios”, destacou Dalmi.

Durante a solenidade de entrega aconteceu uma apresentação musical, uma colaboração da Secretaria de Cultura (Semuc), por meio do maestro Isaac Rodrigues e seus alunos Elisa e Eduardo, com o vocal lírico da servidora da Saúde – Elaine Carvalho Correia.

O post São José dos Pinhais recebeu Prêmio Nacional pela Eliminação da Transmissão Materno-Infantil do HIV apareceu primeiro em Prefeitura de São José dos Pinhais.



Confira a matéria completa no site Prefeitura de São José dos Pinhais