A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais (SEMS) iniciou, nesta terça-feira (1º), a campanha de vacinação contra a gripe 2025 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A partir desta data, o imunizante atualizado estará disponível para os grupos prioritários, especialmente idosos, gestantes e crianças. A imunização é a principal forma de prevenir a infecção pelo vírus influenza e as possíveis complicações, reduzindo o risco de internações, agravamento de doenças pré-existentes e de morte. O objetivo do município é imunizar ao menos 90% das pessoas que fazem parte do público alvo.
Neste ano, a vacina contra a gripe aplicada no SUS (Sistema Único de Saúde) durante a campanha é trivalente. Ela protege contra três cepas diferentes do vírus, responsáveis pela maioria dos casos atualmente: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. O objetivo do Ministério da Saúde é proteger a população antes do outono e do inverno, época em que a circulação dos vírus aumenta na maior parte do país.
Postos de Vacinação
Nas Unidades Básicas de Saúde que funcionam com horário estendido – Veneza, Afonso Pena, Parque da Fonte, Martinópolis, São Marcos e Guatupê – o atendimento para imunização será das 8h30 às 18h30. Nas demais UBSs, das 8h30 às 16h30.
Dia D
O Dia D de mobilização, estratégia organizada pelo município, será em 12 de abril, das 9h às 16 horas, em todas as UBSs do município. O objetivo é facilitar o acesso ao imunizante para pessoas que não podem comparecer durante a semana.
Fazem parte dos grupos prioritários para receberem a vacina:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
– Gestantes;
– Idosos (a partir de 60 anos);
– Puérperas ( Até 45 dias após o parto);
– Indígenas;
– Quilombolas;
– Pessoas em situação de rua;
– Trabalhadores da saúde;
– Professores do Ensino Básico ao superior;
– Profissionais das forças de segurança e salvamento;
– Profissionais das forças armadas;
– Pessoal com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo;
– Trabalhadores portuários;
– Trabalhadores dos Correios;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de prevenção de liberdade;
– Pessoas com doenças crônicas;
– Outras condições clínicas especiais.
Os que irão tomar a vacina e os responsáveis pelos menores de idade devem levar documento com foto e Carteirinha de Vacinação. Para as pessoas com doenças pré-existentes, é necessário apresentar um comprovante da condição de saúde, já os grupos de trabalhadores específicos, é preciso apresentar um documento que comprove o exercício efetivo da função.
Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. As vacinas contra a gripe passam por atualizações anuais. Portanto, mesmo quem já se vacinou em 2024 ou nos anos anteriores precisa tomar o imunizante novamente neste ano, conforme orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde).
O post São José dos Pinhais inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta terça-feira (1º) apareceu primeiro em Prefeitura de São José dos Pinhais.
Confira a matéria completa no site Prefeitura de São José dos Pinhais