Santuário no Hauer recebe estátua de 4 metros em homenagem à Santa Rita de Cássia

Uma estátua de mais de 4 metros será inaugurada neste sábado (22) no Santuário Santa Rita de Cássia, no bairro Hauer em Curitiba. Com o pedestal, a imagem pode chegar a 5 metros e 40 de altura. O evento acontece por conta dos 35 anos do Santuário e 60 de paróquia. Santa Rita de Cássia é considerada pelo Vaticano a terceira santa mais popular do mundo.

A escultura da “santa das causas impossíveis” – como Rita de Cássia é conhecida – ficará posicionada bem à frente do santuário. Assim, todas as pessoas que circulam pelas ruas e praça Alfredo Hauer – em frente à igreja – poderão fazer suas orações, pedidos e agradecimentos.

“A gente queria fazer um evento por conta dos 35 anos de santuário e 60 anos de paróquia. Com a pandemia, tudo ficou atrasado, mas vamos este ano dar a benção para esta imagem de 4 metros de altura, com o pedestal dá 5 metros e 40 para ser este mar do jubileu do santuário”, disse em entrevista à Banda B na manhã desta quinta-feira (20)”.

Nesta quinta-feira acontecerá a benção à imagem. “A imagem já foi fixada no pedestal, mas hoje à noite durante a missa que nós daremos a benção. Não faremos um evento, nem missa campal, nada, pelo fato de não poder haver aglomeração, né? Mas a imagem será apresentada hoje à noite e no sábado ela poderá ficar para as pessoas verem”, contou o padre.


“Veja que a imagem, na verdade, é apenas uma lembrança daquilo que nós podemos viver na fé. Nós não adoramos, não é uma substituição de Jesus pela imagem. Mas ela é um marco que identifica o nosso santuário. Por ela estar na frente da igreja, as pessoas ao passarem pela rua, com certeza, elas saberão que ali é o Santuário de Santa Rita De Cássia”, explicou o padre.

Almoço festivo

Para evitar aglomerações, o almoço festivo que reunia multidões foi substituído. Neste ano, os devotos e visitantes podem adquirir antecipadamente o bilhete para o churrasco de filé ao preço de R$ 55,00. As encomendas devem ser feitas até o dia 21 de maio, na secretaria do santuário. No dia 23, o público deve ir ao local buscar a encomenda – a partir das 11h30 – e retornar aos lares, pois não será permitido consumo no local.

Programação

Entre os dias 13 a 21 de maio haverá novenas presenciais – com limitação de público – e transmissão pelo Facebook.com/staritactba, sempre às 19h.

Nos dias 20, 21 e 22 de maio acontece a venda de bolo com imagens em miniatura da santa. Já a missa solene campal e a chuva de pétalas de rosas – que atraiam milhares de visitantes e romeiros de várias cidades e estados do Brasil – foram suspensas para evitar aglomerações.

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, os devotos terão uma atração especial. No dia 21, após a missa das 19h, o pároco-reitor Carlos Alberto Rodrigues, scj, e o vigário Maicon Frasson, scj, inauguram um monumento de 4 metros de altura com a imagem da padroeira.

Feita em fibra de vidro e resistente às intempéries climáticas, o trabalho foi realizado pelo artista plástico Luiz Carlos Brazzale e a equipe da Pietá – uma das maiores fabricantes de artefatos e arte sacra do país – que fica em Londrina-PR e atua há 30 anos no mercado.

Religiosidade e popularidade

A festa em honra à Santa Rita de Cássia – celebrada em 22 de maio – é um dos eventos mais tradicionais do bairro Hauer, uma vez que a devoção à santa está presente desde a chegada dos pioneiros colonizadores da região, em 1863.

O santuário recebe devotos de todo o Brasil ao longo do ano. “Muitos fiéis chegam para agradecer a intercessão de Santa Rita de Cássia junto a Deus. E é por isso que a igreja também está sempre florida, especialmente às quintas-feiras, quando temos os dias devocionais e as novenas. As flores representam gratidão”, explica o vigário.

O Santuário de Santa Rita de Cássia também é conhecido por manter, todas as quintas-feiras, uma novena perpétua em honra à padroeira às 9h, 16h e 19h. As celebrações das 9h e 19h são acompanhadas de missas.

De acordo com o Vaticano, atualmente Santa Rita de Cássia é considerada como a terceira santa mais popular do mundo.

Vídeo

Confira a imagem sendo recebida na paróquia.

Informações Banda B

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Foragido da Justiça é preso na fila de vacinação do Pavilhão da Cura do Barigui

Nesta quinta-feira (22/07), um homem foragido da Justiça foi preso na fila de vacinação do Pavilhão da Cura do Parque Barigui.

Guardas municipais viram o rapaz tumultuando a fila e foram até ele, que se mostrou bastante nervoso e dizia querer se vacinar o mais rápido possível.

O homem estava sem documentos, mas depois de os guardas municipais levantarem seus dados, foi constatado que tratava-se de um foragido da Justiça com um mandado de prisão em aberto. O suspeito de 45 anos já tinha passagens por dano qualificado, roubo e injúria racial.

Foragido da Justiça é preso fila de vacinação do Pavilhão da Cura do Parque Barigui. Foto: Divulgação

Como não tinha documentos, o suspeito não recebeu a vacina e foi conduzido para a Divisão de Vigilância e Capturas, no Centro.

Starbucks anuncia novas unidades nos shoppings Palladium e Jockey Plaza

A Starbucks, em parceria com o Grupo Tleca, anunciou mais duas novas unidades em Curitiba, nos shoppings Palladium e Jockey Plaza.

“Estamos entusiasmados com a chegada da Starbucks ao Paraná e para uma cidade tão moderna e charmosa como Curitiba.  Estamos confiantes de que nossas lojas serão um ambiente acolhedor, onde nossos clientes curitibanos poderão se conectar com amigos e familiares, enquanto tomam uma xícara de café”, celebra Claudia Malaguerra, diretora geral da Starbucks no Brasil.

As obras no Shopping Palladium já foram iniciadas. Já no Jockey Plaza, o projeto arquitetônico ainda está em desenvolvimento.