Arquivos

Sanepar alerta que rodízio mais severo não está descartado caso reservatórios baixem para 50%

Represa do Iraí na RMC

Não está descartado um rodízio mais duro caso o nível das barragens baixe para 50%. A informação foi repassada à Banda B nesta segunda-feira (26), pelo diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky. Ele explicou que o mês de abril foi duro em relação à falta de chuvas e, se em março a Sanepar anunciou um rodízio de água mais brando, com oferta de 60 horas de água para 36 horas de suspensão, agora o intervalo pode ser menor.

“Nós iniciamos com quase 61% e até a data  de ontem nós estávamos com 56,29%, ou seja, nós perdemos mais de 4 pontos percentuais neste mês (…) Nós colocamos lá atrás quando atingimos 60% e alteramos o rodízio que caso chega-se em 50% nós poderíamos alterar o padrão do rodízio. É algo que evidentemente a Sanepar não deseja, pois causa muito estresse ao sistema e ao cidadão”, afirmou.

O diretor da Sanepar disse ainda que a queda no nível dos reservatórios se deu por conta das faltas de chuvas no mês de abril.

“Primeiramente, lembrar que estamos tentando um abril mais duro que o do ano passado. Esse abril tem sido muito duro em relação às chuvas. O último item que nós tínhamos era as chuvas abaixo de 1mm, em um mês que nós deveríamos ter em média 85 mm de chuva. Então, está seno um abril muito duro e dia a dia os nossos reservatórios vêm caindo”, contou.

Mais de um ano de rodízio

O sistema de rodízio começou a ser implantado em março de 2020. “A Sanepar está trabalhando com o rodízio há cerca de um ano. Estamos fazendo obras emergenciais para ter mais águas nos nossos reservatórios. Apesar de estarmos há mais de um ano nessa discussão, mais do que nunca o apoio da população na economia é fundamental. Desde outubro, nós não chegamos na meta 20 (Todos economizarem 20%)”, conta.

Houve oscilação na economia de água desde que a Meta 20 começou. Apenas no mês de outubro a população economizou 20%. Em novembro teve queda 14, em dezembro 16%, janeiro subiu para 18%, fevereiro caiu novamente para 15%, março 14% e abril 15.

“Mantivemos uma média acima de 15%, claro que temos que reconhecer que temos o apoio da população, mas temos que chegar em 20%, pois esse 5% são muito importantes”, finalizou Gonchorosky.

Informações Banda B