O poço perfurado em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado, para captar água do Aquífero Guarani para o abastecimento público alcançou a profundidade de 1.080 metros. Os trabalhos foram concluídos pela Sanepar no início deste mês e, desde então, são feitos os testes operacionais de vazão e as análises das características físico-química para ter comprovada a qualidade da água, dentro dos parâmetros de potabilidade e conforme preconiza a portaria do Ministério da Saúde.
A previsão é que sejam captados 200 mil litros de água por hora, aumentando em 60% a capacidade da Sanepar na produção. A gerente-geral da Sanepar, Rita Camana, diz que esse é o resultado do esforço de toda companhia em garantir o abastecimento para a população. “A opção de captar a água do Aquífero Guarani se deu após tentativas infrutíferas de perfurações feitas no Aquífero Serra Geral e porque os rios mais próximos da cidade não têm vazão suficiente para atender a demanda. A alternativa foi buscar a água que está há mais de mil metros de profundidade”, destaca Rita.
Devido as características do Aquífero Guarani na região, a água está chegando à superfície com temperatura de 49 graus. Antes de passar pelo processo de tratamento, será necessário baixar a temperatura para até 25 graus, em torres de resfriamento.
A Sanepar já tem contratada a empresa que vai desenvolver os projetos para implantar os sistemas de tratamento, de resfriamento e de transporte da água até a distribuição. Quando os projetos estiverem concluídos será feito o processo de licitação para a implantação das obras.
Esse é o primeiro poço perfurado no Guarani nas regiões Oeste e Sudoeste para ser utilizado no abastecimento público. A perfuração iniciou em abril deste ano e ficou dentro do cronograma, outubro de 2024, e da profundidade estimada prevista de 1.060 a 1.200 metros. Pelas projeções, com esse poço, Dois Vizinhos terá garantia de abastecimento até 2040.
Deixe um comentário