O pré-candidato ao Governo do Paraná Sandro Alex, do PSD, respondeu ao questionário da série especial do Portal Busão Curitiba com os nomes que buscam espaço na disputa pelo Palácio Iguaçu em 2026.
A proposta da série é apresentar aos leitores as ideias, prioridades e posicionamentos dos pré-candidatos sobre temas centrais para o Paraná, utilizando sempre as mesmas 10 perguntas para garantir isonomia e permitir a comparação entre as respostas.
Na entrevista, Sandro Alex defende a continuidade da gestão de Ratinho Junior, destaca investimentos em infraestrutura, habitação, saneamento e educação, além de afirmar que o Paraná vive um dos maiores ciclos de crescimento da sua história.
Por que o senhor quer ser governador do Paraná?
“O nosso time representa a continuidade da gestão de Ratinho Junior e a defesa de um Paraná dedicado ao trabalho, aos grandes investimentos e ao crescimento econômico.
Construímos grandes projetos em parceria com os municípios, sociedade civil e queremos continuar apoiando as prefeituras com obras, equipamentos e modernizações urbanas e rurais.
Esse é um modelo que deu certo.
Foram pouco mais de sete anos tirando grandes projetos do papel e preparando o Paraná para o futuro, com um planejamento muito bem definido e sem perder de vista a importância de manter as contas públicas organizadas.
Trabalhamos como um grande time e queremos continuar esse projeto transformador.
O Estado vinha de anos turbulentos e estabelecemos uma cultura de paz e prosperidade.
Não podemos perder essa conquista.”
Qual é hoje o maior problema do Paraná e como pretende resolvê-lo?
“O Paraná ainda tem alguns desafios que começamos a enfrentar na nossa gestão e queremos concluir como um grande legado.
Nós vamos concluir a pavimentação em todas as áreas urbanas das cidades com o Asfalto Novo, Vida Nova e nas ligações rodoviárias com todos os 399 municípios. Só resta um, em Guaraqueçaba, cujo projeto já contratamos pela Secretaria da Infraestrutura e Logística.
Também continuaremos com os investimentos no setor portuário para consolidar esse papel de protagonista do Paraná no comércio internacional e atrair novos dividendos, principalmente com o potencial que temos em Pontal do Paraná.
Outro foco é atrair investimentos em ferrovias e por isso já estamos discutindo a renovação da Malha Sul com um projeto de expansão da Ferroeste para atender todo o setor produtivo.
Também temos o desafio de manter o ritmo dos investimentos em saneamento básico para alcançar a meta de universalização antes de qualquer estado brasileiro.
E vamos fazer isso acontecer.”
O que o senhor faria de diferente em relação ao governo atual?
“Eu trabalhei lado a lado do governador Ratinho Junior em todos os grandes projetos e, assim como ele, tenho experiência como deputado e representante dos anseios dos municípios.
Nós sabemos da importância do diálogo e da construção de pontes.
É algo que quero levar para a nova gestão.
E, como é natural em qualquer trabalho novo, o dia a dia obviamente vai trazer novidades, até porque os desafios mudam.
Mas pretendo continuar investindo de maneira muito estratégica nos municípios, o que vai gerar novos programas e parcerias.
Essa é uma construção coletiva e que vamos apresentar com o Plano de Governo.”
Como pretende melhorar áreas como saúde, segurança e educação?
Saúde
“Na saúde, vamos manter a política de regionalização dos atendimentos e entregar os novos hospitais que foram anunciados em 2026 em todas as regiões do Paraná, como Cascavel, Matinhos, Paiçandu, Foz do Iguaçu, Nova Esperança, Assis Chateaubriand, Bituruna, entre outros.
Com essa rede vamos ampliar a cobertura de leitos e atendimentos.
O SUS estadual já é o mais bem avaliado no País e continuará a receber grandes investimentos.”
Educação
“Na educação, manter o Paraná em primeiro lugar no Ideb e apostar em novas plataformas tecnológicas que auxiliam o aprendizado.
O mundo se transforma cada vez mais rápido e é desafiador para as novas gerações.
O Estado precisa ser veloz para acompanhar as transformações educacionais.”
Segurança
“Na segurança pública, vamos continuar a investir de maneira robusta.
O governador Ratinho Junior implementou uma cultura de integração de forças que é fundamental para a continuidade da redução dos índices de criminalidade.
Também vamos descentralizar cada vez mais o atendimento com reforço das patrulhas rurais e de batalhões estratégicos, além de manter um efetivo motivado e com boas carreiras para defender os paranaenses.”
O que falta para Curitiba receber mais atenção do Governo do Estado?
“Curitiba nunca recebeu tantos recursos do Governo do Estado e eu ajudei a construir esses investimentos a fundo perdido.
Temos três importantes convênios em andamento: a nova trincheira no Jardim Botânico, o novo sistema trinário de viadutos na Marechal Floriano Peixoto e as duas trincheiras da Linha Verde.
São mais de R$ 400 milhões.
E ainda teremos a solução definitiva do Viaduto do Orleans.
O governador é parceiro de primeira hora da Capital.
Ele trabalhou ao longo de toda a gestão ao lado de Rafael Greca e Eduardo Pimentel.
Esses investimentos envolvem também a área cultural, como o Festival de Curitiba, a inovação, como o Smart City, ou o Natal, que já é o maior do País.
E em breve a Capital também vai receber a Fábrica de Ideias, um polo de inovação para atrair cada vez mais empregos qualificados.
O time Ratinho Junior nunca deixou as solicitações da Capital sem resposta.”
Como pretende apoiar os municípios menores e o interior do Paraná?
“A gestão Ratinho Junior implementou programas que são sonhos de qualquer gestor porque têm visão municipalista.
Todas as cidades receberam maquinários agrícolas a fundo perdido e dinheiro para pavimentações rurais, algumas com projetos milionários para comunidades e distritos mais distantes.
E também temos a transformação completa das áreas centrais com as pavimentações e iluminação em LED, que vai chegar a 100% do Estado em breve, além do Casa Fácil, maior programa de habitação do País.
Muita gente não sabe, mas esse valor de entrada de R$ 15 mil ou R$ 20 mil que milhares de famílias receberam nos últimos anos é fruto de uma ideia implementada por Ratinho Junior.
Queremos continuar esses investimentos e apostar cada vez mais na atração de investimentos privados para o Interior, o que ajuda a potencializar a economia e melhorar as pequenas cidades.”
Qual é sua posição sobre pedágios, estradas e infraestrutura?
“Sou suspeito para falar, até porque participei da construção desse modelo, mas o Paraná terá a melhor infraestrutura rodoviária do Brasil daqui a alguns anos.
Nenhum outro ente da Federação conseguiu estruturar um projeto tão robusto com rodovias estaduais e federais para receber investimentos como 1,8 mil quilômetros de duplicações e centenas de viadutos, trincheiras e contornos.
As obras da duplicação integral da BR-277, por exemplo, já estão em andamento.
Tiramos o Anel da Integração das páginas policiais e do escândalo e entregamos transparência e contratos sólidos.
Além disso, com recursos do Estado, tiramos do papel centenas de obras nos últimos anos e o maior pacote de rodovias de concreto da história do Brasil, com mais de 750 quilômetros.
Fizemos a transformação completa da PRC-280, que era a pior rodovia do Estado, a duplicação da PR-445 e da Rodovia dos Minérios, as duplicações da PR-323 em Umuarama e Doutor Camargo, a duplicação de Guarapuava a Pitanga, entre centenas de outras obras em andamento.
Além disso, o Porto de Paranaguá, eleito seis vezes o melhor do Brasil, já movimenta mais de 70 milhões de toneladas e não tem mais áreas ociosas porque atraímos mais de R$ 5 bilhões em leilões na B3 que transformaram ele em um ativo ainda maior para o setor produtivo estadual.
Infraestrutura é preponderante para atrair investimentos e não podemos interromper esse ciclo.”
O senhor pretende manter o chamado “método Paraná” de Ratinho Junior ou fazer mudanças?
“Esse método fez o Paraná chegar ao posto de quarta maior economia do Brasil e na menor taxa de desemprego da história.
Há recordes em todas as áreas: qualidade de vida, investimentos públicos e segurança pública.
Mais do que um método, esse time tem um compromisso com o desenvolvimento contínuo do Paraná.
Nós apresentamos resultados concretos e queremos continuar esse trabalho.”
O que diferencia o senhor dos outros pré-candidatos ao Governo do Paraná?
“Eu sou o único candidato que tem no currículo o trabalho na melhor gestão da história.
E também trabalhei arduamente na obra mais aguardada pelos paranaenses, a Ponte de Guaratuba, um projeto que muitos tentaram e só o time Ratinho Junior tirou do papel.
Eu tenho compromisso com o Estado do Paraná: nunca me filiei em outro estado e nunca olhei para o paranaense de longe.
Eu conheço todos os municípios, suas qualidades, potencialidades e dificuldades.
Tenho uma história de vida ligada ao Paraná.
E eu também tenho um currículo coerente.
Defendo a vida, a família, a propriedade privada e os valores da sociedade brasileira.
Trabalhei no Congresso Federal no combate à corrupção e sempre pautei minha vida pública pelo respeito e dignidade.”
Como o senhor imagina o Paraná daqui a dez anos?
“O time Ratinho Junior preparou o Paraná para o futuro.
E esse futuro será próspero.
Com todas as obras das novas concessões entregues, além dos investimentos que idealizamos e concretizaremos, podemos chegar perto do posto de terceira maior economia do Brasil.
O Paraná vive um ciclo sem precedentes de investimentos públicos e privados e esses resultados ainda serão colhidos a médio e longo prazo.
Nós mostramos que o trabalho e o respeito aos paranaenses apresentam resultados concretos.”
Para conhecer mais sobre o pré-candidato, siga ele no Instagram: https://www.instagram.com/dep_sandro_alex/
Leia também as outras entrevistas:



