Com 8.255 microempreendedores individuais (MEI) ativos, a Sala do Empreendedor de Arapongas, localizada no prédio da Prefeitura Municipal, é a principal referência de quem tem um pequeno negócio ou deseja empreender e precisa buscar informações, sanar dúvidas, fazer pagamentos, renegociar dívidas e, principalmente, se capacitar com foco na melhoria da gestão, vendas e competitividade. Em 2023, o espaço atendeu 2.441 CNPJ únicos, 10% a mais que no ano anterior. No mesmo período, foram registrados 9.487 atendimentos.
Para a dona de um buffet de festas infantis da cidade, Izabel Pereira de Araujo, esse canal de atendimento é fundamental para o funcionamento do negócio. Ela conta que atende grandes empresas e escolas, com a oferta de café da tarde, e precisa emitir nota, mas tem dificuldade com o processo.
“As meninas sempre me atendem muito bem. O trabalho delas é excelente. Também fiz vários cursos e consultorias, a gente sempre aprende alguma coisa”, detalha a empreendedora.
As “meninas” a quem ela se refere são Fabiana Alves e Aline Rodrigues dos Santos, agentes de atendimento da Sala do Empreendedor de Arapongas. Há oito anos atendendo os MEI na cidade, Fabiana relata que a procura é alta e a dupla se esforça para atender bem a todos.
“Acredito que nosso diferencial é a dedicação, oferecer sempre o melhor possível. Tem clientes que conhecemos pelo nome, fazemos muitas amizades”, afirma.
Esse esforço foi reconhecido, recentemente, durante a premiação do Selo de Referência em Atendimento 2023 do Sebrae/PR, realizada em Curitiba, em que a Sala de Arapongas recebeu o Selo Bronze, uma certificação que atesta o trabalho de excelência desenvolvido.
A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, lembra que todos os anos a Sala é premiada pelo bom atendimento, que é oferecido de forma gratuita, em uma parceria entre Sebrae/PR e Prefeitura de Arapongas.
Na Sala, os empreendedores podem formalizar um negócio ou dar baixa na empresa, emitir boletos de pagamento, fazer a declaração anual, parcelar dívidas, tirar dúvidas sobre a gestão. Ali, também encontram uma programação de capacitações, com palestras, oficinas e consultorias voltadas para temas como finanças, marketing e planejamento.
“O bom atendimento é resultado do apoio da Semude (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda). Além disso, as atendentes são muito preparadas”, avalia Cinara.
A Sala do Empreendedor de Arapongas funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h, na Prefeitura, que fica na Rua Garças, nº 750, centro da cidade. Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone: (43) 3902-1064.
Deixe um comentário