O Centro de Curitiba está passando por uma significativa transformação, impulsionada por iniciativas públicas e privadas que visam revitalizar a região. Um dos destaques dessa transformação é a Rua Ermelino de Leão que, nos últimos meses, se consolidou como um novo polo gastronômico da capital paranaense.
A movimentação começou em maio de 2024 com a abertura da Mercearia Avenida, restaurante da culinária portuguesa do Grupo Dudu Sperandio. Em fevereiro de 2025, Sperandio inaugurou a Funiculare Pizzaria Centro, com foco na tradição napolitana e ambiente descontraído, e, no mês seguinte, lançou a Osteria Lupita, que une influências italianas a uma proposta autoral ousada. “Acredito muito no potencial do Centro e especialmente dessa rua, que tem história, charme e agora está atraindo um novo público. Minha aposta aqui é de longo prazo”, afirma o chef.
Os três estabelecimentos se somam a iniciativas que já vinham contribuindo para a vocação gastronômica da rua, como o Manana Café e o Ostra Bêbada. “A gente percebe claramente um aumento no fluxo de pessoas. Tem muita gente redescobrindo o Centro, inclusive moradores de outros bairros que voltaram a frequentar a região por conta das novidades. É um ciclo positivo de valorização para todos”, comenta Vitor Coelho, sócio proprietário do Mananá Café.
A revitalização da Rua Ermelino de Leão dialoga com um movimento mais amplo da cidade de reocupar e requalificar o Centro. A poucos metros, outro exemplo desse movimento é a reforma do antigo Cine Lido, que, após 15 anos fechado, está sendo convertido em uma moderna casa de shows e eventos, com previsão de entrega para 2026. A iniciativa, viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e Planeta Brasil Entretenimento, é um símbolo dos esforços públicos para revitalizar o coração da cidade, promovendo segurança, mobilidade, cultura e geração de empregos.
No caso da Rua Ermelino de Leão, o protagonismo parte da gastronomia, mas os impactos já são percebidos no entorno: novas fachadas, maior circulação de pessoas mesmo à noite e um interesse crescente por parte de outras marcas em se instalar por ali. “Quando tem criatividade, investimento e um olhar afetivo sobre a cidade, dá para resgatar áreas que estavam esquecidas e criar novos pontos de encontro. Quero ajudar a transformar essa área em um polo gastronômico de verdade, com vida no almoço, na happy hour e no jantar”, complementa Dudu Sperandio.